Jogador ruim, se contunde até dormindo

O que vou lhes contar aqui, a partir de agora, vai parecer crônica de anedotário popular. Mas, não é. É verdade verdadeira.
Muitos lembram do botafoguense Sandro Moreyra e de como ele gostava de contar causos envolvendo o folclórico (mas um dos melhores do mundo – e o melhor do Botafogo até hoje) goleiro Manga, a quem chamava de “Manguinha”.
Pois, nos anos 60, jogava como titular da zaga do Fortaleza, o não menos folclórico zagueiro Sapenha. Formava dupla com Ninoso, depois com Renato e mais tarde com Zé Paulo. Mas já havia jogado também com Sanatiel.
Sapenha dizia que a massagem dele antes do jogo tinha que ser com banha de galinha derretida ou óleo de rícino. Esses dois produtos, pelo mau cheiro que exalava, garantia que os atacantes jogassem bem longe dele, Sapenha.
Pois esse Sapenha costumava dizer que, “quando o atacante perde o chamado gol feito, diz que trupicou na bola”. E era ele mesmo quem dizia, também que, “quando se aproxima o clássico (Fortaleza x Ceará), com medo, tem jogador que fica contundido dormindo”.
Toda essa tentativa de ilustrar alguma coisa, apenas para dizer que, mais uma vez, o “Glorioso” alvinegro de General Severiano “trupicou na bola” e amagou mais um resultado negativo (1 a 1), ao enfrentar no seu próprio terreiro, o mediano time do Nova Iguaçu.
Meus amigos, assim como um determinado Secretário Municipal de São Luís, essa “joia” de atacante Sassá, só pode é ter um padrinho muito forte. E, mais estranho, é que, no ano passado as redes sociais andaram espalhando que os times grandes do Brasil estavam se engalfinhando para contrata-lo. Será?
Mas, antes mesmo do jogo o fraco noticiário do Glorioso dava conta que o time para enfrentar o Nova Iguaçu seria o “time reserva”. Havia uma precaução com prováveis contusões dos “titulares” que entram em campo para enfrentar o Colo-Colo, novo Real Madrid da América Latina. Logo o Colo-Colo, que eu imaginava que tinha seguido os mesmos destinos dos nossos Vitória do Mar e Expressinho.
E foi isso que me fez recordar Sapenha, que assegurava que, “jogador medroso, em dia de jogo importante, se contundo até dormindo”. E, como existem coisas que só acontecem com o meu Botafogo, se o time entrar em campo na próxima semana e perder, vai aparecer alguém para dizer que “faltou ritmo de jogo”!
Arre égua! E como podem alguém ganhar ritmo de jogo sendo preservado para não se machucar?

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.