Pessoal, para quem não acompanha o meu Blog http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/ tenho feito alguns comentários sobre a palavra de nosso novo Secretário de Esportes e Juventude. Desde que assumiu a SESP-JUV tem dado algumas entrevistas sobre seus planos e os projetos que estão em andamento. fiz cometários e recebi comentários. São, até o momento, tres, e devo continuar... seguem... este foi o primeiro e na sequencia os outros dois...

Leopoldo

Li a entrevista do novo Secretário de Esportes e Juventude, hoje no + Esporte. Assim como lí comentários em outros órgãos de nossa imprensa… Durante a semana, ví vários esportistas e jornalistas dedicados saudarem, com alegria, a sua assunção ao cargo. Uma esperança de melhores dias para nosso esporte. Li suas declarações durante a semana… os compromissos que assumia… E a entrevista de hoje:

Uma das ações que pretende o Sousa Neto é o de dar condições a uma geração de atletas se prepara para as Olimpiadas do Rio de Janeiro… como participantes ativos, nos espaços de disputa. Como intensão, louvável…

Mas dizer, quanto ao futuro, ‘temos o grande sonho da criação das escolinhas de futebol…” , já esfriei em relação aos projetos de médio prazo… futebol?

Não adiantou emendar, após esse ‘ato falho’ de um ex-atleta de futsal, que só enxerga sua modalidade preferida, “além do futebol vamos trabalhar com várias modalidades…”. Mas não cita… apenas lembra do ‘futebol” quando fala de esporte…

Seguindo a entrevista: “O governo do Estado tem dois projetos chamados Maranhão na Copa de 2014″  (o futebol!!!) … ”e Maranhão nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”  (o restos, ops, as outras modalidades…). 

Como? visar a Copa de 2014 – futebol!, daí a preocupação do jovem Secretário de Estado em dar continuidade (?) à essa política de (estado?) ou (governo?). Com esse futebol desorganizado que temos? um futebol exportador de craques (jovens…) e importador de cabeças-de-bagre (velhos)? com ‘políticas de incentivo ao esporte’ profissional? não seria mais lógico e produtivo investir em “outras modalidades” e deixar o futebol aos ‘profissionais do futebol maranhense’? são competentes, hava vista o sucesso de nosso esporte (po)bretão… À frente, temos o nosso insubstituível Geografia…

Esse menino tem nome de craque e já é um dos destaques das categorias de base do Coxa, o Coritiba.

  CRAque

Mas é boliviano ranzinza. Ele e mais 2 mil pessoas estiveram na Arena da Baixada para cantar o hino do Sampaio e torcer pelo time maranhense, o mais querido, de grande torcida em todo o Estado do Maranhão. Lateral-atacante rápido, esse maranhense deve seguir uma extraordinária carreira no futebol.

Na foto, Mateus, maranhense de São Luís, ao lado do presidente SERGIO FROTA.  Sua  família é de São Luís e foi à Curitiba torcer pelo Sampaio, na partida contra o Furacão Paranaense: a família Medeiros, com Thaís, Bete, o pequeno Pedro e o aspirante a craque Mateus Medeiros, de 13 anos, que já treina nas categorias de base do Coritiba

Fonte: http://www.mhariolincoln.jor.br/esportes/presidente-do-sampaio-correa-e-sua-equipe-foram-elogiados-por-dirigentes-e-torcedores-paranaenses.html

Olimpíadas de 2016. Já faz mais lógica. Abrange várias (as outras…)  modalidades em que o Maranhão pode vir a se destacar. Vejamos… quais mesmo? Natação… Atletismo… Handebol… Voleibol…  não, parece que teremos representantes em Bademinton… Handebeach… Skate!!! as novas modalidades a serem implantadas nos JEMs… Terão incentivo… principalmente nas escolas públicas… sim, aquelas escolas que dependem dos poderes públicos para funcionar, aquelas mesmas escolas que dispõem de espaços para a prática esportiva – as salas de aula dos professores de educação física!  

Aquelas mesmas escolas que têm professores suficientes para das as aulas de educação física, professores qualificados, que passaram por uma escola de formação de professores, saídos de nossas instituições de ensino superior…

Aquelas mesmas escolas que, além de professores, quadras, ainda têm material esportivo suficiente para a preparação dessses futuros atletas olímpicos…

Mais, esses professores terão incentivo para se dedicarem à essa preparação. Terão incentivos para comparecerem ás suas escolas de lotação e ministrar as aulas… descobrir talentos… encaminhá-los às Escolinhas de Esportes previstas, com técnicos altamenhte qualificados, cada um dentro de sua especialidade, com uma equipe de apoio muito boa e completa… médicos, fisioterapeutas, psicólogos, gestores esportivos…

E claro, se teremos Escolinhas de Esportes, não estarão concentradas na capital… afinal, temos TODAS as nossas praças esportivas funcionando à plena carga, com seus horários todos ocupados…

As federações especializadas com total apoio do Estado – nas tres instancias -, para realização dos diversos campeonatos, especialmente aqueles das categorias inferiores; aquelas em que os atletas federados, dos nossos inúmeros clubes esportivos, participam, que serão os futuros atletas maranhenses participantes das Olimpíadas…

Jogos Escolares! Esse, é outro capítulo. Sem dúvidas ‘a maior competição escolar do Brasil’. Nem 30% dos municipios maranhenses devem participar dos JEMs 2010… mas já foi pior… 2009  tivemos 14,7% dos municipios participando dos Jogos. Já tivemos, há quantos anos? mais de trinta, apenas o Municipio de São Luis… mas havia participação de escolas públicas… havia incentivo às escolas públicas… encontrávamos atletas maranhenses, oriundas de escolas públicas considerados melhores de várias competições, nacionais e internacionais… o que aconteceu? como chegamos a esse estado?

Retorno à entrevista, após esse surto de saudosismo, quando havia esporte no Maranhão… quando havia uma Política de Estado, não de Governo…  quando os assessores dos Secretários eram, realmente, profissionais da área… mas esses são tempos romanticos…

Tenho planos para trabalhar nos bairros. Quero ver essas competições bem disputadas. Como ex-atleta amador sei das dificuldades do esporte amador – e como sei que o futebol dos bairros tem força – quero ajudar a todos“.

Boa sorte, Sousa Neto. De coração… pode contar comigo…

A propósito, como anda o planejmaneto da Conferencia Nacional do Esporte, mesmo? 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.