Jornal britânico exalta estrutura olímpica de BH: ‘é inveja do mundo’ 0comentário Lembro que tentamos, Trajano e eu, um projeto para que São Luis fosse receptora de alguma delegação, para a aclimatação para as Olimpiadas. Elaboramos algumas propostas e encaminhamos a quem de direito… e nada!!! depois, um dos projetos, através do Trajano e seu trabalho junto à CBAt e ao MinEsportes, resultou na pista da UFMA ser reformada; eu pretendia que fosse na UEMA… a ideia era ter essas instalações e levar adiante o Curso de Educação Física da UEMA, criando em 1994, por iniciativa de Magno Bacelar e o Laercio pereira – Magno era o secretário de educação da epoca – e Claudio vaz o chefe do departamento de educação física e recreação… Laercio era o aspone… O Laboratório de Fisioligia do Esforço foi criado, na UERMA e no então CEFET-MA, através de emenda parlamentar do ent~sao deputado Flávio Dino… na UEMA, lá está o esqueleto aguardando a liberação dos recursos para o concluir; no IF-MA, não se sabe o que foi feito… a SEDEL, que inicio apoiou o projeto – Joaquim Haickel era o Secretário… depois da saida dele, não se sabe de mais nada… a ideia era criar um ambiente para que alguma delegação aqui viesse… Trajano estava trabalhando muito nisso, junto à Confederação de Atletismo… Minas gerias aproveitou a oportunidade e o resultado ai esta, enquanto isso, aqui, a pista do Complexo Espoertivo está abandonada, com atletas fazendo a conservação e limpeza,  se desejarem treinar… Somos todos Olimpicos…. Jornal britânico exalta estrutura olímpica de BH: ‘é inveja do mundo’ Daily Mail destacou as instalações do centro de treinamento da UFMG, do Minas Tênis Clube e pontuou acerto do Team GB em ficar longe dos problemas da Vila Olímpica   CTE Atletas e comissão técnica da Grã-Bretanha estão satisfeitos com a estrutura mineira PUBLICADO EM 28/07/16 – 21h53 da redação @superfc

Quase uma semana após a equipe da Grã-Bretanha iniciar a fase final de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Belo Horizonte, a estrutura do Minas Tênis Clube e do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, onde o Team GB vem treinando, virou notícia no jornal britânico Daily Mail.

O tablóide frisa que as instalações mineiras ‘causam inveja ao mundo’ e colocam o Team GB em condições favoráveis para brigar por medalhas. Além do fato de deixar a equipe da grã-Bretanha longe dos problemas que muitas delegações encontraram na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, que foi ocupada ainda sem ser concluída.

À publicação, o coordenador geral da equipe olímpica britânica, Paul Ford contou ainda que a imprensa britânica que acompanha o Team GB em Belo Horizonte questionou porque a delegação brasileira não utilizou a estrutura mineira.”Os meios de comunicação locais estavam perguntando por que a equipe brasileira não tinha sido dado estas instalações”. Eles são a inveja do mundo, mas nós saímos cedo e garantiu para nós mesmos”.

Outras instalações em BH, como a Toca da Raposa I e o Clube Mineiro de Caçadores, também serão usados na preparação final do Team GB, antes de a delegação seguir para o Rio de Janeiro. A previsão de chegada à sede dos Jogos é de três dias antes da disputa.


Ouça o Panorama Olímpico #5: 

 

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 30 de Julho de 2016 às 16:14.

O de 1994, foi o que criei, o primeiro projeto... e depois houveram mais uns 10 reagustes, sendo o ultimo 2014... mas voce tem razão... a iniciativa, tua, de que me aproipriei depois, sempre usando aquele decreto-lei de 1994...

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 29 de Julho de 2016 às 16:54.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA & CIÊNCIAS DO ESPORTE

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA & CIÊNCIAS DO ESPORTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – NEFCE-UEMA

 

Proposto por LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ - Professor de Educação Física, Mestre em Ciência da Informação

JOSÉ NILSON ALVES ANDRADE - Professor de Educação Física, Chefe do DEF-UEMA

No Brasil, inatividade física é importante fator de risco para as doenças crônicas. Os resultados da literatura são controvertidos em relação à prática de atividades esportivas na infância e adolescência e atividade física na vida adulta. Verifica-se, em adultos jovens, que a frequência de atividade física de lazer (AFL) é determinada pela prática de esportes durante a adolescência, influenciando esta atividade.

O Ministério do Esporte vem adotando políticas públicas com o objetivo principal de suprir carências evidenciadas, de falta de políticas públicas e sociais nos ambitos municipal e estadual que atendam às crescentes demandas e necessidades da população por esporte recreativo e lazer, consolidando-os como direitos sociais. Dentre esses programas, destaca-se o PELC[1] em que se valoriza a diversidade cultural local, por meio do incentivo à participação, emancipação, auto-gestão e humanização das comunidades por intermédio do lazer e do esporte recreativo, que se desenvolvem articulados por agentes sociais.

Quanto à prática de atividades físicas, estudos epidemiológicos indicam que grande parcela da população não atinge as recomendações atuais quanto a prática de atividades físicas. Estudos que avaliam apenas as atividades físicas realizadas no tempo de lazer encontram prevalências de sedentarismo ainda mais elevadas, variando de 55,3%44 a 96,7%. Diante desse quadro, a Organização Mundial da Saúde incluiu a atividade física na agenda mundial de saúde pública.

Seguindo a tendência da literatura internacional, o lazer é o domínio mais frequentemente investigado, observando-se crescente interesse pelas atividades físicas realizadas como meio de deslocamento, trabalho e atividades domésticas, analisadas de forma separada ou formando um escore geral de atividades físicas.

Estudos que definiram sedentarismo (ou qualquer outro termo para denominar as pessoas com baixos níveis de atividade física) apresentaram como critério mais utilizado para sua definição foi prática de atividades físicas inferior a 150 min por semana; os demais critérios utilizados combinaram diferentes frequências (número de sessões por semana, mês), durações (10 a 60 min por sessão) e intensidades (atividades leves, moderadas, vigorosas) da prática de atividades físicas.

O Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte (NEFCE) é órgão suplementar da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA - responsável por estimular e desenvolver projetos relacionados às práticas esportivas e de lazer. Esta instância poderá atuar em parceria com o Ministério do Esporte, a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, a Secretaria Estadual de Educação, as diversas federações esportivas, e associações de moradores do entorno da UEMA.

São beneficiados pelas ações do NEFCE alunos, professores, técnicos-administrativos da Universidade, além de integrantes da sociedade civil. Devido às variadas atividades promovidas pelo núcleo, esse público é contemplado com ações promotoras de saúde e bem-estar.

Em suas atribuições, o NEFCE não faz qualquer distinção de classe social, pois o seu objetivo principal é promover a integração das pessoas através do esporte e de atividades de lazer.

A estrutura do NEFCE é composta por salas de aula, de ginástica, musculação, além de quadras poliesportivas, campos de futebol e demais instalações esportivas e de lazer existentes na UEMA. É nesses espaços onde ocorrem as Olimpíadas da UEMA, e serão realizados os Jogos dos Servidores, os Jogos das Comunidades do entorno da UEMA.

 

OBJETIVO

 

"Estimular e fomentar a produção e a difusão do conhecimento científico-tecnológico voltadas à gestão do esporte recreativo e do lazer, tendo como horizonte a (re)qualificação e a formação continuada dos gestores de políticas públicas" (ME, 2006).

 

MissãO

 

  • Estimular e desenvolver projetos relacionados às práticas esportivas
  • Realizar ações promotoras de saúde e bem-estar
  • Promover a integração das pessoas através do esporte e de atividades de lazer
  • Atuar em parceria com o Ministério do Esporte, a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, a Secretaria Estadual de Educação, as diversas federações esportivas, e associações de moradores do entorno da UEMA

[1] Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é um programa do tipo finalístico. Criado em 2003, o problema gerador que ainda hoje justifica a sua existência é a desigualdade de acesso ao esporte e lazer por parcela significativa da população brasileira. Seus objetivos centrais são ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer, integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento humano e a inclusão social. http://www.esporte.gov.br/sndel/esporteLazer/default.jsp

[...]

 

o Professor Doutor Laércio Elias Pereira[1] esclarece:

““... conversei bastante com o Cláudio Vaz sobre a possibilidade de criar um curso de Educação Física no Maranhão. Resolvemos Cláudio e eu, chamar o Prof. Domingos Salgado para montar o processo de criação do curso de Educação Física na Federação das Escolas Superiores [FESM, hoje UEMA], o que aconteceu com o empenho do secretário Magno Bacelar e o Assessor João Carlos, ainda em 1974. (PEREIRA, Laércio Elias, entrevista).

O projeto foi elaborado pelo Professor Domingos Salgado, contratado pelo então Departamento de Educação Física da SEDUC, chefiado por Cláudio Vaz dos Santos:

Nós íamos fazer uma escola de Ed. Física particular, já tinha toda a documentação, o professor Salgado deu para mim [...] Como eu sentia a necessidade de ter professores formados e o que eu trazia eram poucos em relação à necessidade que nós tínhamos, nós achamos um início para formar a escola de Educação Física particular. [...] mas antes não houve uma tentativa da fundação de uma Escola de Educação Física na FESM, chegou inclusive a ser baixado um decreto (...). Em 1974, já com Magno Bacelar como Secretario de Educação] Mas foi essa a iniciativa nossa [...] Nós começarmos a trabalhar e deve ter sido isso que chegou lá, nós tínhamos um interesse de fazer uma Escola de Educação Física aqui, eu não posso dizer assim com certeza [Domingos Fraga Salgado?] Domingos Fraga Salgado, foi que eu trouxe para criar e Escola de Educação Física, com o Magno Bacelar. Ele que obteve toda documentação, foi quando a UFMA criou, aí parou [...] Logo em seguida, é feito o do ITA, com a Terezinha Rego [...] Salgado e Laércio participavam ativamente nesse projeto [...] Eu sei que nós chegamos, avançamos, não foi concretizado, eu sei nós avançamos nesse ponto, o Salgado veio para cá fazer isso, eu trouxe ele para cá. No tempo eu tinha muita liberdade de pagar, Magno quando queria o serviço pagava do próprio bolso, não tinha o Wellington e ele me dava um cheque, hoje ele é um homem de porte limitado, na época ele era o mandão, então ele me apoiou demais. Quando o Magno assumiu eu fiquei muito forte na Secretaria”. (VAZ DOS SANTOS, Cláudio. Entrevistas)

[1] Laércio Elias Pereira – Professor. Brasil. Maceió - AL. http://ligcev.com/laercio. Coordenador Geral do CEV - http://cev.org.br/. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8503227889653136. Nascido há (muito) mais de meio século em São Caetano do Sul - SP, onde se formou e trabalhou como metalúrgico como quase todo mundo lá, veio pra vida a passeio - e não em viagem de negócios. Cursou Educação Física na USP, depois de um vestibular em Sociologia. Passou por várias universidades (São Caetano, Maranhão, Paraíba, Mossoró, Minas Gerais, Católica de Brasília, UDESC, FMU, Alagoas) e foi assessor da SEED- MEC. Atualmente dirige o Centro Esportivo Virtual e é Coordenador de Projetos Especiais da ESEF de Muzambinho. Ex-secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SEC/MA; fundador e ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE; um dos criadores do Sistema Brasileiro de Documentação e Informação Esportiva (SIBRADID); do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), tendo sido Conselheiro Federal de 1998 a 2002, e da Confederação Brasileira de Handebol. Fez mestrado na USP (dissertação: Mulher & Esporte) e doutorado na UNICAMP (a tese foi o CEV), é membro do comitê executivo da Associação Internacional para a Informação Desportiva - IASI, e goleiro de futebol de salão do Antigamente Futebol Clube há 45 anos.

 

 

LAPEM - Laboratório de Pesquisa e Ensino do Movimento

                  Humano

 

Coordenador:

 

O Laboratório de Pesquisa e Ensino do Movimento Humano – LAPEM - é um órgão suplementar do Núcleo de Educação Física e Ciências do Esporte (LAPEM/NEFCE-UEMA) dividido em CINCO setores de estudos e orientação:

 

Biomecânica & Cineantropometria - (1) busca a compreensão do movimento humano do ponto de vista mecânico; (2) avaliação e o desenvolvimento da performance humana, tendo em vista os aspectos morfológicos e funcionais; (3) além de atuar em programas de avaliação morfuncional para a comunidade em geral e para grupos especiais.

Conta com instalações e equipamentos para suporte às ações desenvolvidas notadamente nas áreas de Biomecânica do Esporte, Locomoção Humana e Metodologia Biomecânica.

Coordenador:

 

Fisiologia do Exercício e Performance Humana - tem sua ação fundamental na avaliação e o desenvolvimento da performance humana. Atua dando suporte pedagógico para disciplinas afins e suporte técnico e científico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a linha de pesquisa. No campo da extensão atua em projetos com grupos específicos desenvolvendo programas de avaliação e orientação da atividade física.

Coordenador:

 

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor – (1) desenvolve análise dos fatores que influenciam na aprendizagem motora e também na aquisição e controle de habilidades motoras; (2) busca descrever e explicar as modificações observáveis no comportamento motor humano ao longo da vida.

Dada sua abrangência, recorre necessariamente às contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Em especial, busca compreender as implicações dos atributos pessoais no desenvolvimento de habilidades motoras e a interação com os demais fatores que influenciam neste processo.

Coordenador:

 

Pedagogia do movimento - desenvolve projetos em torno da temática do lúdico, do lazer, da comunicação com o foco no campo da Educação física.

Coordenador:

 

Análise dos Cenários Esportivos na Mídia - visa estabelecer um corpo de conhecimento à análise e a discussão dos cenários esportivos desenvolvidos e apresentados midiaticamente. Neste sentido, a compreensão da cultura e da história esportiva encontra-se atrelada ao principal objeto de análise investigado.

Coordenador: Leopoldo Gil Dulcio Vaz

 

GEMAEFS – GRUPO de Estudos em Medidas e Avaliação da

                        Educação Física

 

Coordenador:

Programa de extensão com a finalidade de interagir com a comunidade que nos cerca levando o conhecimento acadêmico aos locais mais distantes dos bancos universitários.

Este grupo de estudos a educação física escolar e sua avaliação, tanto qualitativa como quantitativamente. É linhas de estudos a avaliação da saúde, o aspecto pedagógico do ato de avaliar. Consideram-se as seguintes temáticas:  aptidão física e motora (qualidades físicas indicativas da saúde e atléticas), a interação social e afetiva, a proficiência motora, a inteligência corporal cinestésica, avaliação postural, exercícios físicos e doenças crônicas degenerativas, avaliação da dor, de lesões em estudantes e a ação pedagógica que envolve a "nota" nas aulas desta disciplina em diferentes níveis de ensino.

Objetivo: O programa tem por objetivo proporcionar, através de exercícios físicos a promoção da saúde, melhora da qualidade de vida de gestantes e portadores de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis.  (1) viabilizar a promoção da saúde, qualidade de vida e exercícios físicos para estudantes da cidade de São Luis – MA; (2) Exercícios Físicos para gestantes e portadores de doenças crônicas degenerativas não transmissíveis.

Projetos de extensão

 

 

GOMEFE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Mídia na Educação Física, ESPORTE E LAZER.

 

Coordenador: LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ
Objetivo - analisar a presença e a importância da comunicação e da mídia na educação física, no esporte, e no lazer: (1) Analisar a presença e a importância da comunicação e da mídia na educação física, no esporte e no lazer; (2) analisar o desenvolvimento de uma sociedade esportiva a partir da mídia; (3) discutir as relações entre mídia e esporte; (4) discutir as relações entre a mídia e a educação física escolar.

 

Projetos de extensão

 

Construção do Atlas do Esporte no Maranhão

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

 

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

PROJETO DE CRIAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por Laercio Elias Pereira
em 30 de Julho de 2016 às 14:43.

Leopoldo, Cevnautas,

Só pra acertar o ano. O urso de EF da UEMA saiu no Diário Oficial em 1974 (não 1994)

Laércio


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