Do Blog do Leopoldo Vaz • segunda-feira, 02 de maio de 2016 às 10:32 http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/05/02/karate-no-atlas-do-esporte-no-maranhao/ 0comentário

Recebi correspondência do Gustavo, apresentando uma História do Karatê no Maranhão. Já estava começando a reunir material, quando chega essa contribuição. Vou cotejar com o que tenho, juntar mais algumas informações disponíveis e publicar como capítulo do Atlas.

Quem informa, vira autor, como é o caso do Gustavo. só preciso do nome dele completo, assim como outros dados biográficos…

 

 

KARATÊ

Gustavo – gutoriba@.com.br

 

1968  O primeiro a ministrar aula de Karatê no Maranhão foi o professor Murilo Pinheiro que instalou uma academia na Av. Magalhães de Almeida. Inicialmente muito restrita a poucos alunos, como aos comandantes de aviação Gaudêncio, Edimilson, Pedrada e outros.

Década de 1970 – posteriormente houver a chegada do professor José Ribamar Alves “O Prof.Zeca” discípulo do mestre Minoru Massu, um dos pioneiros do karate na região Norte do País. A convite do Coordenador de esporte do Costa Rodrigues – professor Cláudio Vaz dos Santos – o Prof. Zeca passou a ministrar as aulas de karate no referido ginásio de esporte, dando acesso a um grande público. Foi tão grande a aceitação que a freqüência chegava a registrar mais de 300 alunos, nos dois turnos.
O sucesso na expansão do karate motivou o Prof. Zeca a instalar sua própria Academia, num sobrado da Rua Afonso Pena, no centro de São Luis, transferindo-se posteriormente para a Rua Candido Ribeiro, Praça da Misericórdia, Beco do Palácio e Clube dos Sargentos na Candido Ribeiro. O professor Zeca como era chamado pelos seus alunos, formou grandes discípulos dentre os quais o autor deste trabalho.
Existiam também no Maranhão outros lutadores de Karate como o Paulo Gonçalo Monteiro da Cunha que era aluno do Benedito Nelson Augusto dos Santos o “Mão de Ferro”.
1972 em 05 de maio Mestre José de Ribamar Alves instalou a Academia REAL KARATE, iniciando o Karate Shorinji em São Luís do Maranhão, tornado-se o primeiro faixa-preta de karate do Estado.

1973 Professor Joaquim Pedro Almeida Ribeiro idealizou e organizou a 1ª competição de karate do Maranhão – fora da Academia – esta competição, mesmo interna foi realizada em estabelecimento oficial – Ginásio Charles Moritz.
1978 24.11.O mestre ZECA é graduado 1º Dan em 1978 com o mestre Minoru Massu da Federação de Pugilismo do Pará;

– o Professor Pedro – como é conhecido pelos karatecas – solicita ao seu mestre, autorização para instalar seu Dojô. Esta autorização foi concedida. Assim nascia o Dojô da Budô-Kan, exatamente em 03 de março de 1978, na Av. Getulio Vargas, em uma sala cedida pelo Professor Reynaldo Farai. No ano seguinte foi transferido para outro prédio na mesma avenida.

1979 Em julho a Academia Budô-Kan, mais estruturada, organiza o I Interclubes Interestadual. Da competição participaram a Associação D. Luis I, de Belém e Budô-Kan, de São Luís. Nos anos seguintes este evento ocorreu já contando, também, com a participação do estado do Piauí. Hoje este evento é reconhecido pela Confederação Brasileira de Karate e incluído no seu calendário.

– Os primeiros grandes seminários de karate do Maranhão também foram realizados pela Academia Budô-Kan. Destes seminários participaram consagrados e reconhecidos mestres, como Minoru Massu, Carlos Benedito, Yoshizo Machida, Sadama Uriu, Ivo Rangel, Takashi Shigueda, Sergio Takamatsu, Koji Takamatsu, Teruo Furusho, Nilson Tavares, Lirton Monassa, Paulo Vieira, José Pereira, Celso Rodrigues e Aldo Lubes.

1985 O Departamento de karate da Federação Maranhense de Desporto, criado em 19.11, teve como primeiro diretor, o Professor Joaquim Pedro Almeida Ribeiro. Nomeado através da portaria nº 056/85. À frente do Departamento de karate, o professor Pedro pode dar legalidade aos exames de faixa dos atletas ligados ao Departamento de karate, assim como legitimar os eventos oficiais, e graças a esse Departamento a primeira equipe maranhense de karate pode participar de um campeonato norte nordeste realizado em Belém – Pará pela Universidade Kokushikan do Japão onde o Maranhão conseguiu o 3º Lugar no Shiai Kumite com uma equipe formada pelos atletas Joaquim Pedro Almeida Ribeiro, Ademar Alerson, Abraão e Antonio Sousa.

1989 03.12. O mestre ZECA é promovido a 2º Dan, conferidas pela Banca Examinadora da Confederação Brasileira de Karate.

em 08.11 Fundação da Federação de karate do Estado do Maranhão, ação empreendedora do Professor Pedro – Diretor Fundador, Diretor Técnico e seu Presidente; idealizada pelo Professor Joaquim Pedro Almeida Ribeiro e amigos como Hilton dos Santos Pacheco, Joel Durans Medeiros, Joaquim Sales de Oliveira Itapary Neto e outros que compuseram a primeira diretoria, teve como primeiro Presidente o comerciante Joel Durans Medeiros, sendo fundadores legais as seguintes entidades: Budô-Kan, Leão Clube de Pugilismo, América Futebol Clube e Sampaio Correia.

1990 Professor Xu implanta o Karate Goju-Ryu no Maranhão.

1992 06.12 O mestre ZECA é promovido a 3º Dan, conferidas pela Banca Examinadora da Confederação Brasileira de Karate.

1994 Em 17 de dezembro, João Raimundo dos Santos funda a Federação de Karate Shotokan do Estado do Maranhão Interestilo.

1996 implantado o estilo Shito-Ryu, através do Professor Robervaldo Ribamar Pereira, resultado de um rápido treinamento na Hayashi-Shito-Ryu do Brasil em São Paulo, na cidade de Jaboticabal.

1997  Sob a égide da Federação de Karate do Estado do Maranhão foi realizado o I Campeonato Estadual da Modalidade, o qual teve como campeão individual no kumite o atleta Antonio José da Costa Lima. Presidente nas gestões 1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2005/2008.

1997 O mestre ZECA é promovido a 4º Dan em 06.12.1997, conferidas pela Banca Examinadora da Confederação Brasileira de Karate.

2003 O mestre ZECA é promovido a 5º Dan em 13.12, conferidas pela Banca Examinadora da Confederação Brasileira de Karate.

2010 O mestre ZECA é promovido a o 6º Dan em 30.11, conferidas pela Banca Examinadora da Confederação Brasileira de Karate.

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.