O sistema SPLISS de avaliação das políticas do esporte de alto rendimento por países selecionados em seu estudo recente pós Jogos 2016, publicou uma comparação entre Austrália, Japão e Brasil. O infográfico mostra o empenho de cada país em nove variáveis (pillars) revelando que o Brasil (13º. em medalhas) no último ciclo olímpico superou Austrália (10º.) e Japão (6º.) em apoio financeiro ao treinamento de atletas (P1), mas se aproximando de ambos na adesão esportiva da população (P3) e na participação em competições nacionais e internacionais (P8). Os piores resultados do Brasil na comparação incidiram na pesquisa e inovação (P9) e no desenvolvimento de talentos (P4). Este quadro confirma conclusões SPLISS anteriores de que a política esportiva brasileira apresenta gastos similares aos países avançados em esporte de elite mas com gestão de baixa qualidade.

 

Comentários Lucio Macedo Lucio Macedo A conclusão sobre a necessidade urgente da melhoria da Gestão do Esporte Brasileiro evidência a importância de Projetos como o Lidera Esporte do Sebrae, que desde 2013 vem buscando qualificar Gestores Públicos e Privados nos fundamentos da Gestão eficaz.

 

Lamartine DaCosta Lamartine DaCosta Concordo com Lucio. O Lidera é um dos exemplos a citar como boa prática de gestão do esporte.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.