Foi lançado em janeiro último na cidade de Mainz, Alemanha, um livro em bhomenagem ao Professor Norbert Müller, referência internacional em estudos sobre Pierre de Coubertin e temas relacionados aos Jogos Olímpicos. O livro se denomina muito apropriadamente “Olympic & Paralympic Discourses” desde que reúne interpretes sobre a trajetória acadêmica do Dr. Müller e suas obras. No Brasil, o Dr Müller teve recente projeção por ser editor juntamente com o brasileiro Nelson Todt do livro “Olimpismo – Seleção de Textos” em que resume a obra de Pierre de Coubertin na língua portuguesa (Acesso livre pelo link: http://ebooks.pucrs.br/edipu…/Ebooks/…/978-85-397-0736-2.pdf).

 

Antes em 1996, Norbert Müller sugeriu a Lamartine DaCosta que buscasse fontes para pesquisar Santos Dumont por ter sido um dos primeiros heróis olímpicos do Brasil no início do século 20. Desde então iniciou-se uma investigação que incorporou Ana Miragaya (UNESA) e somente ano passado terminou com a publicação de livro sobre a invenção da aviação pelo seu viés pioneiro do esporte (Acesso livre: http://www.sportsinbrazil.com.br/livros_santos_dumont.htm)

 

Citações de brasileiros relacionados com o homenageado – entre vários outros – incluem Otávio Tavares (UFES) e Neíse Abreu (EARJ) como se pode verificar no livro sobre megaeventos esportivos publicado em 2015, nos capítulos sobre Educação Olímpica ( Acesso livre: http://www.sportsinbrazil.com.br/livros_megaeventos.htm)

 

Os editores alemães do livro foram Christian Wacker, Stephan Wassong e Natalia Wylant (centro da foto) e o capítulo que relata a longa trajetória do Dr Müller com colegas e alunos brasileiros entre 1996 e 2016 sob forma de diálogo com Lamartine DaCosta tem acesso livre pelo link: http://www.sportsinbrazil.com.br/…/dialoguemullerdacosta201…

 

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e atividades ao ar livre Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.