“Este material foi recolhido durante minhas andanças pelo Brasil a fora. Foram sugestões de professores que estão atuando em educação básica. Tratei cada jogo com os conhecimentos que tenho em psicomotricidade, lúdico e educação a fim de dar uma unicidade a eles. Fiz o que pude para colocar a disposição um material mais organizado, mais didático e sobretudo, mais prático para aqueles que atuam com educação básica. Tomara que ele possa encontrar as crianças, razão maior deste material.”
Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida
Geraldo Peçanha de Almeida é o autor deste material super interessante que indicamos no post de hoje: “Brincadeiras e Jogos Típicos do Brasil“. Atualmente, o autor se dedica ao ofício de ser escritor de literatura infantil e de livros pedagógicos para pais e educadores e, vez ou outra, “escreve seus sonhos e reflexões em livros de auto conhecimento“. Além de escrever, ele também é palestrante e consultor quando o assunto é educação.
Nesse material sobre brincadeiras e jogos brasileiros, o autor de forma bem didática descreve cada uma das atividades com seus materiais, formas de brincar, idade adequada e os objetivos psicomotores e psicopedagógicos. Ou seja, um material bem rico do ponto de vista cultural e de estimulação, já que as brincadeiras e jogos são tipicamente do nosso contexto cultural e mostram que habilidades estão sendo estimuladas enquanto a criança brinca. Muito bom!!!
Para ter acesso ao material, vocês devem ir ao site do do Professor Geraldo clicando aqui! Este link já direciona ao material. Clicou, tá baixando!! =)
Agradecemos essa dica ao perfil “Tos Malucas” do Facebook (quer conhecer e curtir? clica aqui!).
Outros posts que podem te interessar:
– Dica de livro: Einstein teve tempo para brincar
– Recomendações sobre o brincar e crianças com Autismo
– 5 dicas que podem fazer a diferença na hora de brincar!
– Crianças que têm dificuldades em brincar: reflexões de uma Terapeuta Ocupacional
– 10 brinquedos sensoriais incríveis!!!
Comentários
Por
Laercio Elias Pereira
em 9 de Abril de 2016 às 15:28.
Nosso, Adm Leopoldo,
Não achei onde baixar o livro. Cheguei na página indicada, mas deu 404 Nor found :-(
Laércio
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 9 de Abril de 2016 às 17:44.
Pois é, Pereira, também não consegui... Parece-me que se deve entrar no sitio do REAB-ME da UFPE, diretamente com os autrores...
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.