REUNIÃO HISTÓRICA ENTRE DESCENDENTES DE PIERRE DE COUBERTIN (França) E SANTOS-DUMONT (Brasil)
A liderança do Comitê Internacional Pierre de Coubertin / Comitê Brasileiro Pierre de Coubertun assumida por Nelson Todt@ durante os Jogos Olímpicos 2016, promoveu com apoio da Comissão de Desportos da Aeronautica – CDA e mais cinco entidades militares, e duas civis – UERJ (Lamartine DaCosta@) e ESTACIO Petrópolis (Ana Miragaya@) – um encontro no Rio de Janeiro entre Yvan de Coubertin (descendente
do restaurador dos Jogos Olímpicos) e Alberto Laverney (sobrinho neto de Santos –Dumont), comemorando a emissão do primeiro Diploma Olímpico outorgado a Santos-Dumont em 1905 por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin.
O ato teve lugar em 04/08/2016 no Instituto Histórico da Aeronautica no Rio de Janeiro, véspera da Cerimonia de Abertura dos Jogos Olímpicos 2016 quando também a invenção da aviação por Santos–Dumont foi relembrada diante de uma assistência de mais de três bilhões de pessoas em alcance mundial. É oportuno notificar que a aviação no início do século XX era esporte – especialmente na França – e que Santos-Dumont destacou-se à época como “sportman” inventor do avião, justificando assim a homenagem recebida do então nascente Comitê Olímpico Internacional – COI.
Fotos: (1) Alberto e Yvan diante da placa de comemoração dos 111 anos da outorga dos Diploma Olímpico a Santos-Dumont; (2) Convite para lançamento do livro de DaCosta & Miragaya (2016) no qual se faz uma revisão histórica dos feitos de Santos-Dumont agora reconsiderados como esportivos.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.