Lí a matéria do Oliveira Ramos em que se opõem – e alerta!!! – para o fato de São Luís estar candidata à sub-sede – claro que de Fortaleza!!! por estar mais próxima, ô cearense abestado!!! – para a Copa de 2014.
Lembro ao Nobre Escrivinhador – e Mestre – que temos, sim, tudo para ser uma cidade sub-sede; senão vejamos:
Somos a Jamaica brasileira! quem não gostaria de vir aqui e dançar reggae agarradinho? de raíz? nem na Jamaica verdadeira se é tão verdadeiro e autentico!!! é uma grande atração turística…
Somos a Atenas brasileira!!! quem não gostaria de vir aqui e ouvir nossos poetas cantar e decantar essa terra, onde cantam os Sabiás e Chiadores, e Humbertos nossas toadas de boi, em louvor aos ‘deplantão’ (os governantes, que tanto fazem por nossa cultura…)
Temos o Bumba-meu-Boi, com seus quinhentos batalhões reunidos no João Paulo e seu milhão de brincantes – nem o Roberto Carlos, em Copacabana na virada do ano, reune um público desses, e apenas de locais!!! não estou contando com os milhares de turistas que para cá acorrerão…
Temos uma rede de hotéis enorme; claro que não chega aos 5.000 leitos que uma cidade como Atibaia, no interior de São Paulo possui, mas é em São Paulo, entre Campinas (Viracopos) e a cidade de São Paulo (Cumbica)… nem a acessibilidade de uma Socorro – Cidade para Todos é o seu lema… em que até tetraplégico consegue fazer esporte radical… radical, mesmo é esse público específico andar pelas nossas ruas; aliás, acho um grande esforço da Prefeitura querer instalar em nossa área urbana espaços para a prática desse tipo de atração, agora que as chuvas estão chegando… imagine voce a emoção que será fazer boia-cross em plena Rua Grande, partindo pelas nossas ladeiras abaixo, em direção ao Mercado Central… será que teremos instrutores suficientes?
E os Lençóis? voce esqueceu dos Lençóis… seja os do lado de Barreirinhas, seja os da Ilha dos… voce imaginou o fluxo de turistas que passarão por aqui, apenas para irem aos Lençóis? e agora, com a Refinaria sendo construída, o trecho Bacabeira-Rosário está uma beleza… asfalto novo, duplicado… até 2014, provavelmente teremos o trecho São Luis Bacabeira com uma via expressa dedicada apenas aos turistas… os caminhões de carga e outros meios de transporte dos locais terão uma pista secundária, claro… hospitalidade é isso
Por falar em Hospitalidade, esse é outro item que temos a oferecer. O Maranhense é hospitaleiro por natureza… respeita o Turista… não há pedintes nas ruas… apenas os flanelinhas, fazendo um trabalho humanitário, cobrando R$ 10,00 reais – apenas 2,5 euros, é muito barato… – para ‘guardar’ nossos carros nas vias públicas e isso, com muita segurança, propiciado pelos agentes de transito da Prefeitura que asseguram, sim senhor!, o empreendedorismo desses prestadores de serviços, com toda a segurança e orientação. E tudo ‘legalizado’, com nota de prestação de serviços, onde o preço é estabelecido. Geração de emprego e renda…
Quer mais do que isso? Nem falamos do Tambor de Crioula, do Cacuriá, de nossos Mestres Capoeiras, de nossas danças…
Me compre um bode!!! e o nosso serviço de transporte público? é uma beleza, para quem está acostumado a trem-bala, metrô; pessoas que sabem que a melhor maneira de conhecer uma cidade é se utilizar do transporte público, este limpo, eficiente, parando nos locais de visitação, com um horário pré-estabelecido, em veiculos limpos, cobradores e motoristas educados e atenciosos, afinal, somos a Atenas brasileira, cidade das luzes…
O que nos leva a outra tradição, o de uso de velas e lampiões para iluminação das nossas noites. Romantico… em horários pré-determinaos, como vem acontecendo ultimamente, as luzes são desligadas para que possamos fazer nossas refeições à luz de velas… isso sim, é planejamento… poder observar nossos céus estrelados sem a interveniencia da iluminação artificial… ora, Oliveira, voce está perdendo o romantismo… acha logo que é deficiencia da oferta de energia elétrica…
E voce me vem com esse simples detalhe de não termos campos de futebol para atender às seleções que provavelmente virão para cá?
E nossas praias, servirão para quê? para os banhistas? Me compre um bode, Oliveira!!! Não seja tão pessimista… olhe para o outro lado… ou feche os olhos… pois o pior cego é aquele que não quer ver…
dom, 26/12/10 por leopoldovaz | http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/ categoria A VISTA DO MEU PONTOComentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.