MEDIOCRIDADE

Quem gostar de futebol (por que, “conhecer”, todo mundo acha que conhece), por favor, me dê uma ajuda: pra que diabos serve essa tal de “pré-temporada”?
Como é que um time (sim, por que são poucos os “clubes”) profissional, pagando salários astronômicos para pessoas que são consideradas profissionais, se reúne para essa tal “pré-temporada” sem ter ainda o elenco completo, definido.
Por que, que no Brasil, se um time estrear num domingo, na tarde da sexta-feira anterior ainda está tentando legalizar jogador?
Peço encarecidamente: para que serve essa pré-temporada?
Pois, com os meus 73 anos, 58 de futebol, tendo exercido várias funções nesse esporte, achava que pré-temporada era para treinar um provável time titular, ensaiar jogadas, corrigir e definir posicionamentos dos jogadores no campo, acurar finalizações, melhorar os fundamentos (passes de pequena, média e longa distância) e, por último dar continuidade na preparação física e intensificar a marcação ao adversário.
Tudo isso, por que acabei de ver o meu Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas estrear de forma bisonha no Campeonato Carioca e ser derrotado pelo Madureira, por 2 a 0. Detalhe: durante os mais de 90 minutos de jogo, o Botafogo de Garrincha, Didi, Quarentinha, Gerson, Paulo Cézar, Jairzinho, Amarildo, Fischer, Roberto Miranda, Nilson Dias, Paulinho Valentim, Arlindo, Heleno de Freitas e tantos outros, chutou apenas 5 vezes na direção do gol do Madureira. Cinco “vezinhas”, e todas para fora. Mediocridade pura.
E, pior: o Glorioso ficou na dependência do genial craque “Sassá”, que sequer sabe se virar em campo. Não tem “junta mole”, não tem domínio das ações. É, hoje, o Salvador da Pátria botafoguense.
Mas, não fica por aí. Se você pensa que foi só isso, veja mais: o primeiro gol do Madureira foi marcado por Souza, aquele mesmo que jogou no Flamengo há 50 anos atrás, e, quando marcava contra o Botafogo, saía esfregando os olhos. O segundo, nem conto pra vocês. Foi marcado por Geovane Maranhão, aquele mesmo maranhense que esteve ano passado no mesmo Botafogo e sequer jogou uma partida completa. Hoje deu o troco. Bem feito.
E o Botafogo ainda tem jogador que não foi “transferido”. E não me venham dizer que os outros também estão assim. Não me interessa a situação dos outros.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.