O MESTRE SAPO1, A PASSAGEM DO QUARTETO ABERRÊ2 POR SÃO LUÍS E A (DES)CONSTRUÇÃO DO “MITO” DA “REAPARIÇÃO” DA CAPOEIRA NO MARANHÃO DOS ANOS 60

NW0171

Este o título de artigo publicado por ROBERTO AUGUSTO A. PEREIRA na revista Recorde: Revista de História do Esporte Volume 3, número 1, junho de 2010

http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV3N1_2010_16.pdf

Roberto é autor do “livreto” (como ele mesmo o disse, quando do lançamento, e usei o termo quando de uma critica que escrevi sem sentido pejorativo, como alguns capoeiras o desejaram…) RODA DE RUA  memória da Capoeira do Maranhão da década de 70 do Século XX, EDUFMA, 2009, 28 p.

 Informações relevantes sobre a Capoeira ludovicense. Utiliza-se da monografia do Ms Nelsinh0 - MARTINS, Nelson Brito. Uma análise das contribuições de Mestre Sapo para a capoeira em São Luís. 58 f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, 2005 – e da de SOUSA, Augusto Cássio Viana de Soares. A capoeira em São Luís: dinâmica e expansão no século XX dos anos 60 aos dias atuais. 72 f. Monografia (Graduação em História) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2002; e claro, de seu livro PEREIRA, Roberto Augusto A. Roda de Rua: memórias da capoeira do Maranhão da década de 70 do século XX. São Luís: EDUFMA, 2009.

Além de alguns clássicos. como Rego, Soares, Assunção, Vieira, e artigos de jornais de São Luís, da época do período estudado – anos 60 e 70. Serve-se da história oral, com depoimento de alguns protagonistas da história da capoeira no/do Maranhão…

Lamento que “não conheça” meus estudos sobre capoeira no/do Maranhão… mas isso não invalida seu texto, apenas o enriqueceria…

De qualquer forma, Parabéns, Professor (de História) Roberto por mais este trabalho. Agradeço o envio – ‘apenas’ seis mensagens por diversos canais. Li, com entusiasmo, e o salvei na Pasta Capoeira – história além de o mandar ao Mestre André Lacé  – não sei se o fez… – e ao Presidente da FICA -  Federação Internacional da Capoeira – para disponibilizá-lo a todos os mais de 150 paises inscritos naquela Federação…

Um grande abraço, obrigado pela consideração e mo enviar. Sucesso!

 

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Cadeira 40 – patroneada por Dunshee de Abranches

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.