Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
Estive reunido na ultima sexta-feira com o Trajano, e discutimos sobre a implantação do Programa "Mini Atletismo - iniciação ao esporte", ocasião em que me entregou sete "Guia prático de Atletismo para crianças".

Já havia baixado o manual do sitio da CBAt

http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/guia_pratico.pdf

http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/programa_mini_atletismo.pdf

http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/guia_pratico.pdf

http://www.cbat.org.br/atletismo_escolar/material_mine_atletismo.pdf

quando fui à Barreirinhas, mes passado, coordenar o planejamento da educação física, durante a Semana Pedagógica.

Os professores interessaram-se pelo projeto e ficaram de implantar. Comuniquei ao Trajano, e na sua visita a São Luis, para o Carnaval, trouxe-me o manual editado, agora, pela própria CBAt.

Conversei com o Luis Alberto Costa Rodrigues, da Assessoria da SEMDEL da Prefeitura de São Luis, sobre esse mesmo assunto, haja vista que estão pensado em realizar os Jogos Escolares do Municipio.

Com a adesão das duas Prefeituras, o Trajano encaminhou que se fizesse pedido ao Martinho, de um curso para formação de multiplicadores, que a CBAt mandaria técnico para esse treinamento.

Já conversei com o Luis Alberto (São Luis - SEMDEL) e a Ivone (Secreária de Educação de Barreirinhas) e vamos agendar uma data comum, para a vinda do técnico, para instrumentalizar os professores de Barreirinhas e os de São Luis.

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Março de 2011 às 15:31.

Leopoldo, 

Bem sabe através deste CEV do meu interesse em provocar um curso de Iniciação ao Voleibol em São Luís. Venho pregando no meu blogue - www.procrie.com.br - sobre a necessidade do Curso Presencial para que os professores tenham a oportunidade de expor suas dificuldades, problemas e, até mesmo, as soluções que já tenham encontrado. Ai mesmo na "Ilha Encantada" existem vários adeptos que frequentam o Procrie há algum tempo, mas não creio que tenham se desenvolvido como se esperava, pois estão presos a ensinamentos viciosos. Aliás, uma das virtudes do Procrie é levar o professorado a "pensar por si próprio" e, assim, adquirir a capacidade de se auto-regularem no futuro. Caso contrário se condenam à estagnação, isto é, estarão a repetir as "receitas de bolo" que lhes impingiram.

Percebam todos que os textos no Procrie sobre Metodologia e Pedagogia levam a essa nova visão. Inicialmente, calquei-me em postulados do matemárico húngaro (já falecido) George Pólya e, a seguir, para outros da Psicologia Pedagógica. Com isto, poderão se beneficiar professores de qualquer área ou modalidade esportiva, inclusive o atletismo. Qual a melhor metodologia: uma cartilha de procedimentos, ou o conhecimento psico-pedagógico que conduz o professor à autonomia no ensino? Informo que já proferi palestra dessa natureza para formandos de Física, na UFRJ.

Lembro a você e a todos, que estamos debatendo ideias e esta é uma das minhas sugestões. Espero retornar um dia a São Luiz e tomar vários chopes com os amigos que puder fazer por aí. Inclusive navegar pelo rio Preguiça.

Roberto Pimentel.


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