IAAF diz que MiniAtletismo agora é programa nacional no Brasil

Anúncio aconteceu em reunião do Conselho da entidade nesta segunda: Na abertura da reunião do Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), nesta segunda-feira, em Daegu (Coreia do Sul), o presidente da entidade, Lamine Diack, fez anúncio em que comemorou o fato de que dezenas de países de todos os continentes estão colocando em marcha o projeto “Kids’ Athletics”.

Entre as nações que aderiram ao projeto ele destacou o Brasil, “onde agora
há um programa nacional”, afirmou o dirigente senegalês. O projeto, que foi
adaptado às condições brasileiras pela CBAt, com o nome de “MiniAtletismo”, ganhou o apoio do Ministério do Esporte.

Foi o diretor da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério, Marco Aurélio
Klein, que telefonou para o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que é membro da Conselho da IAAF e participa da reunião em Daegu, para anunciar a adesão do Ministério ao programa. A informação é que o Ministério deverá lançar um projeto-piloto na cidade de Anápolis (GO).

Foi a Prefeitura de Anápolis, aliás, que primeiro aderiu oficialmente ao programa, por decisão do prefeito Antonio Roberto Gomide, presente ao encontro realizado pela Confederação em Manaus, em 24 de fevereiro, quando foi distribuída a “Cartilha do MiniAtletismo”.

Desde então, Governos estaduais, Prefeituras e associações têm confirmado à CBAt a decisão de levar o MiniAtletismo às escolas. Para atender a demanda, a Confederação tem realizado cursos para a habilitação de professores e monitores, que tocarão o programa em suas comunidades.

Um dos pontos fundamentais do programa é divulgar o Atletismo e tornar esse esporte – o mais importante dos Jogos Olímpicos – também o mais praticado por escolares de todo o mundo. O programa tem como foco meninos e meninas de 7 a 12 anos e procura tornar a prática atlética, como dizem os autores, “atraente, acessível e instrutiva”.

Apenas lembrando que nesta fase, a Prefeitura Municipal de Barreirinhas realizou a Clínica de MiniAtletismo no período de 05 e 06 de abril de 2011; e o UniCEUMA aqui, em São Luís, nos dias 08 e 09 de abril de 2011, sendo o Estado do Maranhão o primeiro a receber este programa, no Brasil.

Em Barreirinhas, foram treinados 47 professores; em São luis, foram abertas 60 vagas, mas compareceram para fazer o curso apenas 36 professores e academicos.

As Prefeituras Municipais do Maranhão que desejarem aderir ao programa e receberem a Clínica, poderão entrar em contato pelo Blog (comentários) que tomaremos todas as providencias junto à CBAt. 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.