Caro  Oliveira Ramos

Li seu artigo sobre o lançamento mundial do MiniAtletismo.

Não se trata de um programa de alto rendimento; muito ao contrário… é um programa de Iniciação ao Atletismo, que pode ser inserido no planejamento das aulas de educação física.

O objetivo é dar oportunidade às crianças de vivenciarem movimentos naturais, que poderão ser utilizados na iniação ao próprio Atletismo, como a outras modalidades esportivas.

Pode ser inserido como Psicomotricidade, pois se trata de gestos motores básicos de correr, saltar, lançar/arremessar. Atividades naturais, que não requerem um treinamento específico; trabalha com o conhecimento do gesto motor que toda criança tem – ou deveria ter, em nossos tempos de crescimento confinados, em apartamentos e jogos eletronicos…

Eventualmente poderá servir como detecção de talentos, mas não, nessa faixa etária, de alto rendimento… claro que com a massificação talentos surgirão, e num futuro poderão ser aproveitados… mas não se trata de alto rendimento!!!

Professsores de Barreirinhas confeccionando os implementos - mini dardo - utilizando material reciclado: cabo de vassoura e pet

No desenvolvimento natural da criança estão presentes atividades naturais tais como: correr, saltar, lançar, ect. Na atualidade devido a inúmeros fatores estas atividades não estão sendo realizadas com a quantidade e qualidade necessária, o que traz um desenvolvimento físico- motor insuficiente, acarreando inúmeros problemas de saúde no futuro, Além de uma população cada vez menos apta para á pratica sistemática do esporte.

Todo o material utilizado no MiniAtletismo é confeccionado pelas próprias crianças, com a utilização de material reclicado e de baixo custo

Considerando estas premissas, propomos a realização de um programa de atividades, denominado: CLÍNICA E FESTIVAL DE MINI ATLETISMO IAAF / CAIXA / CBAt.

OBJETIVOS

1- Capacitar professores de educação física, que trabalhem com crianças de 7 a 12 anos.

Professores de Educação Física, Instrutores de Esportes e Recreação, Coordenadores de Núcleos, Gestores de Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Barreirinhas fazendo a capacitação em MiniAtletismo, num total de 46 pessoas.

Academicos de Educação Física do UniCEUMA, da UFMA, da Faculdade São Luís, Professores de Educação Física, Técnicos de Atletismo da Federação, durante a Clínica de MiniAtletismo realizada pelo UniCEUMA em parceria com a IAAF/CAIXA/CBAt e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM - 36 pessoas capacitadas em São Luís

2- Promover em âmbito escolar atividades de Mini-Atletismo destinadas à crianças de 7 a 12 anos.

CONCEITO DE MINI ATLETISMO

São atividades de: corridas, saltos e lançamentos, realizados em forma de brincadeiras, com objetivos claramente definidos, utilizando espaços e exercícios inovadores.

REQUISITOS

1- Atrativo: realizar sempre as atividades em lugares limpos, enfeitando com cores chamativas e com alegria.

2- Acessível: todas as atividades propostas serão “construídas”, para que todas as crianças possam participar e executar com facilidade.

3- Instrutivo: velar para que todas as atividades propostas cumpram com os requisitos básicos, das corridas, os saltos e os lançamentos, assim como valores tais como: fraternidade trabalho em equipe, perseverança, respeito, ajuda ao próximo, ECT.

PRINCÍPIOS

1- Trabalho em equipe (principio básico): o resultado final e da equipe (nunca individual), todas as crianças são importantes, sempre equipes mistas.

Não existe "campeão" individual no MiniAtletismo. É o resultado da Equipe: todas as marcas individuais são somadas; do total da pontuação, tem-se o resultado final da Equipe participante - essa, é a que ficou em segundo lugar no Festival realizado no UniCEUMA - seis membros, três meninas - 11 e 12 anos - e tres meninos - 10, 8 e 7 anos.

2- Versatilidade: todas as crianças participam em todos os eventos, enfoque multivariado do Atletismo, previne a especialização precoce.

GRUPO DE IDADE:

As crianças formarão equipes divididas em 3 grupos de idade: 7 e 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos. Com o objetivo fundamental de cumprir com o principio de acessibilidade.

sáb, 16/04/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Atletismo, Ciência & Informação, Educação Física

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.