R E G I S T R O: MOMENTO HISTÓRICO DO HANDEBOL MARANHENSE

II Campeonato Brasileiro Adulto Masculino de Handebol – 1ª Divisão

JUBILEU DE RUBI – 40 Anos – 18 / dezembro 1976 – 2016
Essa magnifica conquista do inédito título de Campeão Brasileiro Adulto Masculino de Handebol da 1º divisão por parte do Selecionado Maranhense dessa modalidade aconteceu no dia 18/dezembro/1976 disputado no Rio de Janeiro na quadra do Ginásio Esportivo da Pontífice Universidade Católica- PUC situado em Niterói.

 

Para isso, tomando por base a ordem cronológica do tempo, tudo teve início no começo da década de 60 quando os professores Rubem Teixeira Goulart e Luiz Gonzaga Braga, ambos maranhenses e formados em Educação Física, introduziram o HANDEBOL na Escola Técnica Federal do Maranhão.
Também, devemos valorizar a grande contribuição prestada pelos Cursos de Qualificação realizado em 67, 69, 71 e 72 para as pessoas interessadas no desenvolvimento desse novo esporte na cidade de São Luís.
Contudo, no segundo semestre de 1970 a professora Mary Santos (falecida), diretora do Serviço de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado e criadora dos Jogos Intercolegiais, aceitou o pedido formalizado pelo então Coordenador da fase classificatória do Interior desse evento, Jamil de Miranda Gedeon Filho (falecido em maio de 2012 aos 73 anos), no sentido de incluir o Handebol nessa terceira edição, marcado pelos confrontos entre as Instituições de Ensino do Batista, Nina Rodrigues e São Luiz, sendo Campeão o Colégio Batista, ainda registramos que no final de agosto/1971 o Colégio São Luiz foi o Campeão de Handebol dos IV Intercolegiais.
Por outro lado, também em 1971, Cláudio Antonio Vaz dos Santos, conhecido pelo apelido de Alemão, dirigindo a Coordenadoria dos Esportes da Prefeitura de São Luís institui o Festival Esportivo da Juventude – FEJ, disputado no início do mês de setembro pelas equipes de Handebol dos Colégios Batista, Marista, CEMA e Liceu Maranhense (Campeão- Colégio Batista), contando assim com a colaboração e perseverança do dedicado professor Antonio Maria Zacarias Bezerra de Araújo, popularmente chamado por Dimas, para realização desse importante trabalho, época que sugiram vários jogadores de alto nível técnico e das participações nos Jogos Estudantis Brasileiros- JEB’s 72, 73, 74 e 75.
Então, logo no princípio do segundo semestre de 74, o paulista Laércio Elias Pereira, professor com especialização em Handebol e muito experiente, dando prosseguimento nessa luta, assumiu o comando da seleção maranhense adulta masculina desse esporte, haja vista a realização do primeiro Campeonato Brasileiro Adulto Masculino na cidade de Fortaleza, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos- CBD, em conjunto com a Federação Cearense de Handebol, onde essa equipe conquistou um honroso terceiro lugar.
Bastante entusiasmados, participaram das disputas desse primeiro brasileiro da categoria Adulta em 1974 os seguintes atletas: 1- Alvaro Ribeiro Perdigão Neto (goleiro), 2-Luís Fernando Bezerra Figueiredo, 3-Louis Phillip Moses Camarão -Fio Camarão, 4-Sebastião Rubens Pereira Sobrinho -TIÃO – (falecido), 5-Rubem Teixeira Goulart Filho -Rubinho, 6-Vicente Calderoni Filho -Victhé, 7- Edivaldo Pereira da Silva -Biguá, 8- Manoel de Jesus Moraes, 9- Antonio Luís Amaral Pereira, 10- Joel Gomes Costa, 11- José Maria, 12- Raimundo dos Santos Vieira – Vieirinha (goleiro), Técnico – Laércio Elias Pereira, Dirigente – Jorge Luís Lima de Jesus, Árbitro – Lister Castelo Branco Leão.

 

No II Campeonato Brasileiro Adulto Masculino de 1976 efetuado no Rio de Janeiro sob patrocínio da Confederação Brasileira de Desportos – CBD e organizado pela Federação Carioca de Handebol, fizeram parte do grupo e sagraram-se CAMPEÃO BRASILEIRO de HANDEBOL / 76, representando a Federação Maranhense de Desportos-FMD (na época a Federação de Handebol do Maranhão ainda não estava devidamente legalizada), os atletas abaixo relacionados:
1-Alvaro Ribeiro Perdigão Neto (goleiro), 2- Luís Fernando Bezerra Figueiredo. 3- Sebastião Rubens Pereira Sobrinho- TIÃO (falecido) 4- Rubem Teixeira Goulart Filho – Rubinho, 5- Vicente Calderoni Filho – Victhé, 6- Manoel de Jesus Moraes, 7- Ivan Telles Soares de Souza, 8- José Gilson Caldas Filho, 9- Joel Gomes Costa, 10-Ricardo Luís Duarte Goulart – Cheira, 11- José Henrique Azevedo – Mangueirão (goleiro), Técnicos- Laércio Elias Pereira e José Maranhão Penha, Árbitro – Lister Castelo Branco Leão, Repórter – José Carlos Amaral Sousa do Jornal Pequeno.

Dados Técnicos:
Equipes participantes = 07 (divididas em duas chaves)
Jogos do Maranhão = 02 (chave B) e 01 (final) = 03 (total)
Jogo Final = MARANHÃO 29 x 22 PARÁ
Gols = Luís Fernando = 10, Tião = 06, Rubinho = 05,
José Gilson = 04, Ivan Telles = 03, Victhé = 01
Maranhão: Gols marcados /Ataque = 67
Gols sofridos / Defesa = 55
Saldo de Gols = 12
Média de Gols por jogo = 22,33

Inegavelmente, nada disso aconteceria sem o somatório da coragem, empenho e dedicação dos dirigentes, professores, técnicos, atletas, árbitros, imprensa esportiva e outros colaboradores desde a introdução do Handebol no Maranhão passando por essa longa trajetória de superação até a concretização do sonho, desta forma, sem distinção, todos colaboraram para o grande momento.
Hoje, 18/dezembro, completando 40 anos (Jubileu de RUBI) do feito, poderia ser um dia de muitas festividades para o Handebol maranhense, mas infelizmente essa grandiosa conquista, caiu no esquecimento dos que fazem o desporto local.
A ocasião foi emocionante, valeu companheiros.

Nenhum texto alternativo automático disponível. A imagem pode conter: uma ou mais pessoas Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 18 de Dezembro de 2016 às 17:45.

Professores Leopoldo e Alvaro Perdigão,

Realmente o tempo passa depressa. Louvável a lembrança de Vocês.

Eu gostaria de acrescentar uma ligeira informação.

Fui para o Maranhão em 1973 para um curso de Handebol para professores, no primeiro semestre. Como a curso seguinte, que eu daria em Manaus, foi suspenso, o Claudio Vaz me convidou para ficar treinando a equipe que iria para os Jogos Estudantis Brasileiros em Brasilia, em julho. Ajudei o saudoso Jamil Gedeon (eu ligava em janeiro todos os anos no aniversário dele, que morava em Timon) como ia dizendo, ajudei nos treinos, mas disse ao Claudio que, sendo técnico da seleção paulista que ia para os mesmos JEBs - a maioria das atletas da equipe paulista era do nosso time da General Motors de São Caetano - eu não podeia aceitar. Como perdi o cargo de São Paulo em benefício de um mui amigo que eu tinha deixado em meu lugar durante a minha viagem para os cursos, liguei pro Claudio e encontrei a equipe em Brasilia, para os inesquecíveis JEBs de 1973. 

Passamos pelas oitavas de final e todo o time foi embora. Explico: Na época os atletas eram os mesmos da equipe de basquete que tinha um campeonato em Fortaleza.

Ficamos em oitavo mesmo, mas o que eu gostaria de registrar é que foi contando com esses atletas que vinham sendo proparados desdes 1973, mais os paulistas do time da GM que viraram cidadãos maranhenses Biguá e Viché, que o prof Maranhão e eu montamos a equipe campeã brasileira.

Quando fez 30 anos eu tentei fazer alguma comemoração, mas não consegui. Nesses 40 abri um PainelCEV, que ainda está bem pouco concorrido, embora eu tenha feito muitos convites. Agradeço ao Álvaro Perdigão é a Silvia Black os depoimentos (e aguardo os de todos):

http://cev.org.br/eventos/painelcev-handebol-do-maranhao-40-anos/videos/

Agradeço a todos os parceiros de fé protagonistas deste grande feito e a lembrança dos amigos Álvaro e do Leopoldo.

Laércio (de Maceió)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.