O Laércio costuma comentar as mortes ocorridas com os ‘da educação física’ perguntando porque só morre gente do nosso lado, seja, porque ‘os bons’ são os primeiros a irem ‘para o andar de cima’?

Esse o sentimento ao saber, ontem pela manhã, da morte do Djalma… o conheci em 1976, quando vim a primeira vez a São Luis. Alí, no Ginásio Costa Rodrigues. O Carlos Alberto Pinheiro e o Laércio me apresentaram ao Djalma. Depois soube que era marido de uma pessoa que se tornou uma dileta amiga, a Maria José… amiga de todos, assim como Djalma.

Nessa época, ele era o ‘marido da Maria José. Depois, fiquei sabendo que era político. Fora Vereador e agora, Deputado Estadual… só depois, atleta - e dos bons. Daqueles do tempo romantico do futebol, quando se jogava por paixão e amor ao clube. Sua biografia, publicada em todos os jornais de hoje, o demonstram.

Pena que Djalma não conseguiu vencer a atual crise de nossos times profissionais. Tentou. Lemos que após o último jogo, considerou missão cumprida. Premonição da morte? Quem sabe dos mistérios que se nos reservam…

Leio, ainda, que Djalma estará sempre, na memória daqueles que adoram o futebol-arte. Não aquele dos ‘cabeças-de-bagre’ e ‘pernas-de-pau’ que estamos acostumados a acompanhar no ‘esporte-bretão’ de hoje… Será, para sempre, titular de qualquer seleção maranhense que se forme… e olhe que é difícil formar essa seleção, especialmente se a estendermos seus ‘escolhidos’ de década de 40 para cá. Mesmo assim, Djalma estará lá… como titular…

Ontem, pela manhã, o Zeca Soares mandou-me mensagem perguntado o que tinha sobre Djalma… Nada! apenas citações e citações dos nossos craques, das reportagens dos Biguás - Onde anda voce? - citando-o como exemplo de homem, de companheiro leal e exemplo a ser seguido, dentro e fora do campo. Um craque…

Esse, era o Djalma. Mazé, sinto muito.   

Laércio Elias Pereira | Sex, 07/08/09 | 08:59   

Leopoldo,
Tem também outra frase que eu costumo aplicar no desalendo desses momentos: “A morte é uma coisa com a qual eu não concordo”. Com essa notícia constato que o Djalma, além de um amigo presente, era discreto. Sei pouco dele. Lembro do sorriso cordado e das brincadeiras contidas, sempre a favor dos amigos e do bom astral. Sempre que parte um amigo fica o vazio de não termos dado a atenção devida, nem termos conversado o suficiente. Vou de frase, outra vez. Do Millôr Fernandes: “O chato é que a vida passa enquanto estamos fazendo outras coisas”. Laércio (de Maceió)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.