discussão que está ocorrendo na Comunidade Natação do CEV http://cev.org.br/comunidade/natacao/debate/natacao-educacao-basica/ 

“Proposta torna natação obrigatória nos ensinos fundamental e médio: Projeto de lei apresentado pelo deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE) obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, a incluir aulas de natação no currículo escolar da educação básica.

O Projeto de Lei 4615/09 define que as aulas serão ministradas por um professor licenciado em Educação Física, ou por monitores com formação em natação, desde que sob orientação do responsável técnico.

Flávio Bezerra ressalta que a atividade contribui para a saúde, além de ser uma modalidade esportiva que praticamente não provoca lesões. O deputado chama a atenção também para o alto número de mortes por afogamento, sobretudo entre crianças e jovens. Ele cita artigo do médico norte-americano Daid Szpilman, segundo o qual, no Brasil, em 2001, houve 7.183 mortes por afogamento, sendo 29% em águas naturais, como praias, rios e lagos, e 0,5% em piscinas.

As escolas terão dois anos de prazo para adaptar suas instalações e, caso isso não seja possível, poderão firmar convênios e parcerias com clubes e academias. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(fonte:http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=131483)”.

Existe uma enorme preocupação com a esportivização dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar. É importante lembrar que devemos trabalhar o esporte da escola, como um dos conteúdos de ensino, e não o esporte na escola. Pela proposta do deputado Flávio Bezerra, que conteúdos você ensinaria para crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.