NO ANO DAS OLIMPÍADAS, MARANHÃO FAZ-NOS PASSAR VERGONHA NO ESPORTE REI… ENQUANTO ISSO, O FUTEBOL É AGRACIADO COM VERBA PÚBLICA…
Por Leopoldo Vaz • quinta-feira, 28 de julho de 2016 às 15:04
0comentário
Duas notícias me causaram revolta, hoje!!!
A primeira, o financiamento público do Governo do Estado para duas equipes de futebol. São Clubes esportivos, que desenvolvem apenas um futebol dito profissional, entidades privadas, que deveriam ter orçamento próprio, fruto de arrecadação de bilheteria – ingressos pagos – e de contribuição de seus associados e, claro, permitido por lei, arrecadação de numerário através de patrocínio de empresas privadas.
Não deve, para exercício de esporte dito profissional haver patrocinio estatal, mas aqui no Maranhão…
A outra noticia, de que atletas amadores, da modalidade olimpica do Atletismo, se reuniram para fazer uma limpeza ao redor da pista oficial, do Estado, localizada no Complexo Esportivo de São Luis, na Pista manoel Furtado dos Santos.
Não seria obrigação da SEDEL, a dita Secretaria de Desportos e Lazer?
Os comentários, na noticia divulgada em rede social, são de que a responsabilidade seria – ou corresponsabilidade! – da FAMA, a Federação de Atletismo do Maranhão… totalmente omissa e, segundo os comentários, sem qualquer atuação…
Os responsáveis pela ação – atletas e técnicos – pediam apenas que a FAMA não atrapalhasse a iniciativa…
O Secretário da pasta esteve ontem falando sobre ação gestora de sua pasta… isso é gestão? será? deixar as praças esportivas ao Deus dará? que tipo de incentivo é esse? qual a responsabilidade do Gestor (será que sabe o que é gestão do bem público???) na manutenção dos locais de treinamento e competição em condições dignas de uso?
Logo no ano em que as Olimpíadas serão disputadas -faltam menos de 10 dias! – no Brasil…
Já basta o esquecimento dos nossos atletas olímpicos na condução da tocha, e os inúmeros jabutis plantados no evento de condução da tocha no Maranhão…
Outros estados – cito São Paulo – prestaram uma homenagem, com placa alusiva e grande festa, aos seus atletas olímpicos; aqui, dos 11 que tivemos nesse mais de século de disputa, a maioria sequer foi lembrado… claro que não poderiam, pois são completos desconhecidos pela juventude, e ignorados pelo Estado…
Mas dinheiro para isso que chamam de futebol maranhense, cheio de jogadores de outros lugares, trazidos por técnicos de outros lugares – lavagem de dinheiro? – sabe-se que esses ditos técnicos trazem mais da metade do elenco em seu bolso, fazem o que, pelo esporte maranhense?
Lembrando que hoje, a AGAP forma sua primeira turma de tecnicos de futebol, oriundos esses novos profissionais, das fileiras dos nossos diversos “clubes de futebol”, ex-atletas, em fim de carreiura, ou com a mesma encerrada, que poderão se dedicar à formação de novos elementos para o que se convencionou chamar de futebol maranhense – ainda existe????
O meu bom José reclama de que não conhece a maioria dos que estão na relação dos novos técnicos, não pelos seus nomes, e que deveria publicar seus apelidos… da minha relação – não é a oficial da AGAP, pois tenho apenas a daqueles que fizeram a prova da disciplina que ministrei… sei que pelo menos cinco não fizeram o trabalho que passei como prova, ou não me foram entregues, e não sei se todos foram até o final, mas acredito que essa seja a oficial – fui informado que a matricula inicial teria sido de 42 pessoas…
O bom José, mais de 30 anos dedicados ao esporte maranhense, não conhece a maioria dos da relação, imagina o resto do público que acompanha esse futebol…
Essa a realidade de nosso esporte. Cadê os Jogos Escolares? quem se emociona, participa, assiste? ninguém mais, nem mesmo os alunos dos diversos estabelecimentos que dele participam se interessam pelo esp0rte, pois afinal, não existe mais educação física e esportiva nas escolas… foi terceirizada e só que paga pelas aulas, afora a mensalidade escolar, que ainda quer que seus filhos – ou netos – tenham uma atividade física. Aulas de Educação Física, só teórica!!!
E depois ficam falando na vergonha que iremos passar nos Jogos Olimpicos… pois bem!!!!
Oremos…
Ontem alguns atletas tiveram a iniciativa de limpar o seu local de treinamento, os arredores da pista do complexo esportivo castelinho “Professor Manuel Furtado”. De quem é a obrigação de limpeza e conservação, fica a critério da opinião pública, o que não pode é continuarmos a treinar em lugar sem infraestrutura física e conservação de limpeza. Os atletas deram a primeira passada, resta ao poder público ajudar nesta corrida. Acredito que esta parceria possa ser de grande valia para o atletismo maranhense.
Categoria A VISTA DO MEU PONTO
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momento
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.