Acabo de receber do Javier, President da FICA a seguinte mensagem: grupo capoeiro‏
De: Offline FICA-Espanha- (capoeira.espanha@gmail.com)
Enviada: sábado, 10 de julho de 2010 12:49:47
Para: Leopoldo Gil Dulcio Vaz (leopoldovaz@elo.com.br)

O facto acontecido em S Vicente Ferrer é realmente grave, foi una batalho campal travada entre os diversos grupos que dividem a populaçâo daquella freguezia, aoontecimento que tocdos lamentírao Nao pretendo, Sr. presidente, laucara culpa exclusivamente a este ou aquello grupo. No men conesito o crime tere por origem a rudeza, a falta de cultura de ecus л::totes, em um momento de txaltaoio política, em que a rédenlo % ’.mpowlreli em fne o* bam tentimenloi is eolio ne

hörnern ignorante e mal educado. Conheco quasi todo* oa iniivid os qui figurarao nesre facto, e peco licença a csmara para exrôr-lbe em poucas palavraa o estado politico daquella fiejruezia.

Tres sâo os partidos que allí existent e pleiteirSo aseleicSes deSetembro, o partido conservador, o liberal e um tereeiro, conhecido pela denominacáo de capoeito, completamente local, grupo volante, sem ban leira definida, que ora se anproxima de um ora de outro, segundo lhe aconselba o interese do momento.

Devo confessar qui o chefe desto grupo 6 nm cidadío pacirico; hörnern rude, mas di boa indole e estimado no lugar. Sempre o tive no rnelhor cou coito. Entretanto, está aveiiguado, est! fóra de duvida, que no véspero da eleiçào, a 6 de Soternbro, este hörnern entrou na villa de S. Vicente acompanhado de seus sectarios, armados de cacetos, tsreadoa e armas de fogo, e assignalário-se por actoa de inaudida violencia.

Achava-se urna poqtieua força de guardas nooionaes ao lado da igreja para impedir que ella foseo tomada de votpera, como se propalava que era o plano. Esto força era de guardas nacionaes, e nao de polioia, como se tem dito na imprensa, mas commandada por um official de policía, o rlferos Gonçalves Uibeiro, segundo oreio, parente proximo do Sr. senador Nunes Uoncolves. Apiñas entrado na villa, o grupo capoeiro in reste contra a força, e toma de assulto a igreja, resultando da luta alguns ferimentos. Era o prologo da tragedia que mais tarde se devia representar. A aggretsâo, como ю ve, nao partió da autori lade, nâo partió dos conservadores, palo contrario, forâo elles aa victimas.

Nâo aventuro este juizo sem prova: tenho-a naa indogaçôes a qno procedeu o Dr chefo de policia interino ; o pora nao fatigar a attençâo da casa lereí apenas um trecho do interrogatorio feito a Maroolioo Antonio da Silva, pertencente ao grupo capoeiro, e outro do Dr. M moni Alves do Costa Ferreira, chef* do grupo liberal, e que como tal nâo pôle ser suapeito ao nobre sonador p -lo Csara.

lutsrrogado pelo Dr. chefe de policía, reaponde Marcolino Antonio da Silva : с Que, ebegando o partido capoeiro, capitaneado pelo tenente-coronel Lourenço Jnstiniano da Fonseca, no dio 6 áa 6 horaa da tarde pouco mais ou menos, dirigío-ae a frente da igreja, onde se achava postado o grupo vermelho ; fez um barulho e oí termelhot corrérâo depois do empreyo de caceta, etc. >
http://books.google.com/books?id=WyBXAAAAMAAJ&pg=PA293&dq=capoeiro&hl=es&ei=l0A4TLa1D4m6jAfo3MWBBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CEkQ6AEwBzgy#v=onepage&q=capoeiro&f=false
--
Javier Rubiera Cuervo
Presidente FICA
Móvil: 0034 606517870
( Federaçao Internacional de Capoeira)
http://www.capoeira-fica.org/

books

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.