Ontem, passei a manhã com um grupo de acadêmicos de educação física, de primeiro período. Estavam a fazer pesquisa (!!!!) sobre a História dos Esportes, Educação Física e Lazer do/no Maranhão.

Afirmaram que tudo que buscaram sobre o assunto, as referencias dirigiam para minhas postagens e artigos disponibilizados na ‘nuvem’… ninguém mais! Por que? que riam saber… ora, porque ninguém mais pesquisa e/ou escreve sobre o assunto… mas temos, só em São Luis, quatro faculdades de educação física e em todas têm a disciplina História e professores… eles não escrevem? não pesquisam? só o senhor? perguntaram…

Ao que respondi: desde o inicio dos anos 1980 (século passado!!!) que pesquiso e escrevo e divulgo; então é mais fácil para esses novos professores universitários iram buscar esse material; e na maioria, usam meus textos, sem citar a fonte, quando não copiam, colocam o nome deles e distribuem para os alunos… são inúmeros os casos, de que já tomei conhecimento… Algumas vezes, alunos desses “professores” me procuram, buscam aprofundamento, com os textos que receberam, em sala de aula, ‘de seus professores’, para tirar alguma dúvida… e reconheço como textos meus e mostro a eles, o original, em meu computador… é assim…

Pergunto, então, ante a fala deles, de que não têm fonte de pesquisas, se conhecem o CEV – Centro Esportivo Virtual -, e a resposta é… não!!! como, não? os professores não falam? não… e o Blog? também não, só conhecem quando buscam alguma coisa e aparece… não se filiaram ao CEV? não…

Quando mostro o CEV, e suas possibilidades, ficam de boca aberta…  não sabiam… não conheciam, não foram informados, não procuraram… quando mostro a Biblioteca, então…

O mesmo acontece com o Blog…

O que acontece? que os professores guardam as fontes apenas para eles, para evitar que os alunos saibam de onde tiram o material para as aulas, quando se trata de História dos Esportes, Lazer e Educação Física no Maranhão…

Quando falo que há necessidade de ler, e muito, e não apenas artigos dedicados, mas de cultura geral, para poder contextualizar os acontecimentos, atos e fatos, que levaram a educação física escolar, o esporte escolar e o esporte federado à situação indigência de hoje, não sabiam como fazer esse ‘link’, pois nunca viram necessidade, afinal, é ‘apenas educação física’…

Como já disse Zuenir Ventura: “a cada quinze anos, esquecemos os ultimos quinze anos”, e começamos tudo de novo, de forma errada, reinventando a roda, digo eu…

Alunos do Bacharelato e não sabem o que significa cursar bacharelato!!! pois perguntaram como deveria ser a atuação deles na escola, na educação física escolar… ao informar que, por ser bacharelato, não poderiam atuar no sistema de ensino regular e curricular, ficaram espantados: como? não posso dar aulas em colégio? Não… são bachareis, não licenciados… então expliquei os dois sistemas de formação profissional, a licenciatura e o bacharelato… ficam espantados… o mercado de trabalho, então, restrito à academias – personal -, tecnica esportiva, preparação fisica, administração do lazer, administração esportiva, gestão do esporte… uns olharam para os outros…

Dentro dos acadêmicos que aqui estiveram, um era aluno de intercambio, de nacionalidade alemã. Não entendia nada!!! e quando falou das dificuldades de encontrar literatura sobre o assunto, fez uma comparação entre o que estudava na Alemanha e estava fazendo aqui… mostrei alguns livros em alemão, bilíngues, sobre o Turnen, que tinha em casa, ficou espantado… quando falei que, em 1903, um professor austríaco, que passou alguns anos no Maranhão, implantou o Turnen em São Luis – Clube Ginástico Maranhense – e o símbolo dos 4F, ficou interessadíssimo, e poderia fazer o trabalho em História sobre isso… disse que sim, porque não? ficou de voltar…

Gravei quase duas horas, falando sobre nossos sistema de ensino, da educação física nas escolas, do esporte escolar, da história das modalidades esportivas… e fiquei de ir à Faculdade onde estudam, para conversar com os outros colegas de classe…

Ficaram de ingressar, como sócio-atletas ou CEVNautas – e dar uma navegada.

Oremos…

 

 

 

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 6 de Novembro de 2016 às 14:04.

ManoLeo,

Esse desconhecimento sobre o trabalho de nós 200 no CEV, que vai completar 20 anos, é geral em todos os estados. Pior: só temos um Leopoldo no maranhão e um Puga no Amazonas.

Nas comemorações do CEV 21 vamos atacar de respiração de emergência para animar os CONSIESEF (Conselhos de Dirigentes de Instituições de Educação Física). Quam sabe se os dirigentes não tiverem preconceito a informação consegue passar dos professores e chegar nos estudantes.

Oremos.

Laércio

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.