Na ultima reunião promovida pelo Ministério do Esporte e COB que estive presente para discutirmos Jogos Escolares, foi apresentado um projeto que daria mais uma responsabilidade a escola brasileira. Ou seja, a Escola ficaria responsavel pela preparação dos futuros atletas brasileiros.

Comentários

Por Mauro Roberto Guterres Santiago
em 24 de Novembro de 2010 às 21:57.

É lamentável, escola não tem esse fim e nem deve assumir essa responsabilidade, o esporte rendimento deve ser gerenciado, organizado por outros órgãos já existentes: Ligas, Federações, Confederações, COB, etc. Com as competições escolares acaba que surgem talentos esportivos que devem receber tratamento, ou melhor, treinamento especial, não na escola, mas sim nos locais que promovam especificamente o desenvolvimento do atleta de alto rendimento. A função da escola é complexa e não cabe mais essa missão.

O deve acontecer é maior investimento na formação de atletas com planejamento responsável.

Parabéns ao amigo Sandow por levantar esse debate.

Abraço. 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 25 de Novembro de 2010 às 07:00.

Professor Sandow e aos amigos da "Ilha Encantada"

Os paraquedistas do incipiente ministério e do comitê brasileiro não têm compromisso ou qualquer responsabilidade com a Educação neste país. Todos ali são movidos por uma única cabeça pensante que ora se inclina para um lado e, em seguida, tomba para um outro. Os demais, meros penduricalhos apegados aos seus empregos e mordomias. "Frequentei a sacristia" durante algum tempo, tentei desenvolver projetos e percebia os interesses e as falsas razões para alavancar qualquer "negócio". Insisti em desenvolver os estudos com a Academia Olímpica, e quedei-me, pois se trata de uma farsa, algo para constar que existe institucionalmente. Basta ver quem se abriga por lá.

Na época do Collor presidente foi criada uma Secretaria específica para tratar dos Esportes. Inicialmente usando a imagem do Zico, que não suportou, e em seguida, a do ex-atleta Bernard. Mais à frente, o Pelé no ministério e os problemas gerados na administração do Indesp, só contornados pelo Tubino anos mais tarde. Atualmente o ministro aconselha-se com os seus pares no Rio antes de tomar qualquer decisão. E o ministério da educação, passivo sem qualquer atitude, vai tocando coisa nenhuma, deixando a "banda passar", debruçado na janela da vida.

Quanto à atividade esportiva no Maranhão, reporto-me tão somente a São Luis, pois andei me inteirando a respeito do voleibol escolar e meti-me numa conversa provocada pelo Leopoldo sobre um consenso de ideias e lideranças para tratarem do seu desenvolvimento. Percebi, mesmo à distância, que fazem exatamente o que se faz no país: alguns poucos são selecionados e participam dos jogos estudantis, encarados estes como base esportiva. Isto é, repetem-se, confundindo o ponto de chegada com o ponto de partida.

Imagino que não estarei vivo para ver mudanças estruturais de pensamento e atitudes. Mas deixo singelas mensagens no Procrie (www.procrie.com.br) que, se lidas com atenção, poderão influenciar mentes jovens, ainda não corrompidas pela politicagem, ignorância e sede de poder.

Atenciosamente,              

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 26 de Novembro de 2010 às 11:38.

Reproduzo aqui - em no post das boas vindas do Sandow, materia publicada em jornal local - Jornal Pequeno - pelo jornalista José de Oliveira Ramos, semana passada.

Recebi cópia antes da materia ir para o jornal; e após a publicação, ontem, pois encontrava-me em Atibaia, participando do ENAREL 2010.

Um secretário técnico para o Esporte

Depois que perdemos o bonde da história – mesmo tendo em casa um dos vices-Presidentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e, conforme afirmam alguns puxa-sacos, o homem de maior influência no Brasil – sequer fomos incluídos entre os estados que concorreram ao sorteio para escolha das sedes da Copa do Mundo de 2014. Duvidamos que sejamos lembrados, ainda que seja para entrar como sub-sede.
Também não adiantou – e talvez nem tenham sidos lidos ou ouvidos – comentar que somos da terra de Fausto, Canhoteiro, Carneiro, Tião, Iziane.. Parece que sempre disseram mesmo que somos da terra de Alberto Ferreira. E aí, influência não ajuda. Só atrapalha.
Por outro lado, durante o mandato tampão que está acabando de cumprir, a Senhora Governadora teve a infelicidade (ou a falta de experiência ou ainda de conhecimento e assessoramento) de nomear dois jovens neófitos para comandar a então Secretaria de Esporte e Juventude. Esse foi o caso em que a emenda saiu pior que o soneto. E os dois, como se estivessem ensaiando uma cantiga de grilo, ficaram repetindo: “vamos levar maranhenses para os Jogos Olímpicos!”
Como, se o Estado nunca teve para si um “Projeto de Estado”?
Sempre teve, é verdade, projetos de Governo. Aqueles em que, paternalisticamente, os resultados não criam limo e estão voltados sempre para as próximas eleições. Vide o que aconteceu.
Ora para alcançar os Jogos Olímpicos, alguns estados brasileiros estão “investindo” no Esporte há pelo menos dez anos. Nenhum nadador que certamente vai representar o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos da Inglaterra em 2012 ou no Brasil, em 2016, tem menos de 10 anos de treinamentos.. Nenhum nadador do mundo consegue baixar dez segundos do seu tempo com dois ou até dez meses de treinos. Não é diferente no Atletismo, tampouco no Basquete ou no Voleibol.
Assim, o primeiro sinal de completa ignorância no Esporte, é assumir num dia e no outro garantir que “vamos botar alguém nos Jogos Olímpicos”. É perder uma oportunidade de ficar calado.
Dito isso, daqui deste espaço que provavelmente não chegue à leitura da Senhora Governadora – mas resolvemos incluir algumas citações azedas por ter certeza que alguns puxa-sacos levarão até ela, e isso nos dá a esperança dessa leitura – somos pretensiosos a ponto de querer contribuir: desenvolva para o Estado do Maranhão um “Projeto de Estado” e entregue o comando da pasta para um técnico. Melhor ainda, não lhe cobre resultados imediatos, nem cometa a bobagem infantilizada de querer atletas maranhenses nos Jogos Olímpicos, já.
Veja o que pode ser feito de imediato – e sem o tão prejudicial paternalismo – com Frederico Veloso de Castro, com Felipe Costa da Cunha, com Eduardo Spotti Gonçalves, com Vinícius Macedo e com Lorena Marques Pinheiro, todos atletas da Natação que estão brigando, treinando e subindo ao pódio com a bandeira maranhense há mais de dez anos. Esses sim, estão a caminho dos Jogos Olímpicos. Se não da Inglaterra, mas com certeza do Brasil. Infelizmente, o Governo do Maranhão nunca fez nada por eles, a não ser incluí-los num Projeto cujo respaldo não compra uma semana de Gatorade.
Militando no Esporte maranhense há mais de 20 anos ao lado do incansável Alfredo Meneses, seria ridículo não conhecer nomes de técnicos que podem ajudar a levar à frente um Projeto de Estado para o Esporte: (omito os
nomes indicados pelo ilustre jornalista, por questão de ética)

Por Danielle Nava Alves da Silva Rocha
em 28 de Novembro de 2010 às 22:46.

CARO AMIGO SANDOW E DEMAIS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, É MUITO TRISTE VERMOS O ÓRGÃO "MAIOR" DO NOSSO PAÍS, RESPONSÁVEL LEGAL PELO ESPORTE BRASILEIRO, DELEGAR ÀS ESCOLAS MAIS UMA FUNÇÃO. ESCOLA É LOCAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS; O ESPORTE É UM DOS CONTEÚDOS APLICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ISTO QUANDO A MESMA TEM ESTRUTURA FÍSICA. O PROFESSOR DE ED. FÍSICA CONSEGUE DETECTAR QUANDO UM ALUNO TEM MAIS HABILIDADE QUE A MÉDIA DA TURMA, NO ENTANTO, NÃO É OBJETIVO DO REFERIDO COMPONENTE CURRICULAR FORMAR ATLETA DE RENDIMENTO. A ESCOLA JÁ ASSUMIU UMA FUNÇÃO SOCIAL QUE TEMPOS ATRÁS ERA DA FAMÍLIA, O QUE É MUITO AMPLO E DE MUITA RESPONSABILIDADE.

O ESPORTE RENDIMENTO NO BRASIL, ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS COMPETENTES, TEM QUE INVESTIR MUITO, E, TEM ORÇAMENTO PARA ISSO. PARA A PARTIR DESSE PONTO REALIZAR UM VERDADEIRO PLANEJAMENTO ESPORTIVO, PARA FORMAR E PREPARAR ATLETAS A MÉDIO E  LONGO PRAZO.

OUTRO ABSURDO, AÍ CONCORDO COM PROF. LEOPOLDO, COMO É QUE QUEREM DESCOBRIR OU FORMAR ATLETAS PARA 2016! ISSO NÃO EXISTE! ISSO DEVERIA TER COMEÇADO HÁ PELO MENOS DEZ ANOS.  

VALEU SANDOW POR LEVANTAR ESSA DISCUSSÃO, GRANDE ABRAÇO

Por Roberto Affonso Pimentel
em 29 de Novembro de 2010 às 17:44.

Professora Danielle,

No dizer do Professor Sandow quando estabeleceu este debate, não está contida a afirmação de que o Ministério e o seu conselheiro favorito, o COB, "decidiram" alguma coisa, mas que apresentaram um projeto a ser discutido. Aliás, como o Professor Sandow lá esteve, gostaríamos todos de ler e analisar as propostas, além de conhecer os comentários a respeito.

No Procrie - www.procrie.com.br - estou colocando textos e comentários a respeito das oportunidades sobre os próximos eventos internacionais no Brasil, o Mundial de futebol e as Olimpíadas. O primeiro deles, "Fator Olímpico". A seguir, talvez dois ou três sobre a rubrica "Desporto Escola. Existe?", muito interessante e oportuno que o colega Sandow aqui colocou.

Terão a oportunidade de avaliar o valor da História e como certos dirigentes "pensam curto", apesar de muitos acertos em suas participações gerenciais. É o caso do C. A. Nuzman e de outros que estudaram no Mallet Soares, em Copacabana, Rio. Por sinal, o educandário está a comemorar seus 85 anos de bons serviços à comunidade da Zona Sul.

Aguardem e não deixem de participar também dos comentários no Procrie. Roberto Pimentel.    

Por Sandow de Jesus Goiabeira Feques
em 5 de Abril de 2012 às 20:57.

Voltando ao debate sobre Jogos Escolares: Todas as vezes que estive representando o Estado do Maranhão nas reuniões do ME, questionei muito a maneira como esse ministério trata o Desporto Escolar. Na verdade o governo brasileiro, não tem uma direção segura de suas ações nesse campo de conhecimento. Solicitei por diversas vezes que era necessário uma grande discursão sobre o assunto para esclarecer muita coisa. Para o ME e COB, a escola é o local da iniciação desportiva que servirá de base para o desporto de rendimento, ou seja, a escola assumiria mais uma tarefa difícil. Hoje, as olimpíadas escolares garanti as escolas campeãs dos jogos escolares estaduais, a participação na etapa nacional. Penso eu, que mais uma vez estamos tentando ser o que ainda não temos condições de ser: Uma potência olímpica. A escola até poderia ser um componente importante no processo de desenvolvimento do desporto brasileiro, desde que realmente tenhamos uma política séria para o desporto brasileiro.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.