Uma das piores coisas que pode acontecer com uma arte marcial é se tornar um desporto oficial olímpico. Vejam o caminho olímpico tortuoso trilhado pelo Judô e Taekwondô.
A bola da vez é o Karatê, que em breve estará com os dias contados como arte marcial legítima.
E se ninguém fizer nada, o próximo a ser mutilado será o BJJ.
A pergunta fica, quem ganha com isso? A Arte? Os praticantes?
NÃO! SÃO OS DIRIGENTES DE ENTIDADES.
Já começou o movimento de MONOPOLIZAÇÃO do Karatê.
Coloque uma coisa na sua cabeça, NÃO EXISTE ENTIDADE DONA DE ARTE MARCIAL. Pratique sua arte marcial LIVRE de MONOPÓLIO. Judô e Karatê são BUDÔ. Jigoro Kano e Funakoshi eram contra esse tipo de monopolização de suas artes. Kano foi ainda mais longe, NUNCA FEZ QUESTÃO DE QUE SUA ARTE FIZESSE PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS, PREFERIA O BASEBALL AO INVÉS DO JUDO. Mas isso seu professor nunca vai lhe contar, assim como nunca lhe contará o significado da palavra BUDO.
http://bjjforum.com.br/por-que-eu-nao-quero-ver-o-jiu-jits…/
“Praticar uma arte marcial como simples treino esportivo equivale a cultivar flores num jardim de cimento; não produz flor nem eficácia. Os esportes estão codificados por regulamentos estabelecidos para suprimir o máximo de perigo; é o objectivo do esporte. As artes marciais devem fomentar a audácia, o sangue-frio, a resistência, o golpe de vista, diante dum ataque armado … dum combate em que se pode perder a vida … não um título; é o objectivo das artes marciais”. Tadashi Abe (7.º dan de Aikido)
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.