O imperativo é divulgar o ENAREL 2012‏

 

ter, 12/06/12 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Lazer & Recreação  

 

 

O ENAREL 2012 acontecerá na última semana de agosto, aqui em São Luis do Maranhão. Os principais cabeças do estudo do Lazer, os lazarentos abaixo nominados, estão em um ‘bate-papo’ iniciado pelo Laércio (CEV/Maceió) e o Giuliano (UEM/Maringá), com a participação do Bramante (Sorocaba/Consultor SENI NACIONAL), outros estão entrando na conversa; eu, fico de fora, só olhando e ouvindo, pois apesar de ter dado uma força grande a pessoal do IF-MA/CAMPUS CENTRO HISTÓRICO/CURSO TÉCNICO DE LAZER para trazer o evento para o Maranhão, por imperativos outros, não estarei na data (re)marcada em São Luis… mas o imperativo é divulgar:

 

Em mais de 20 edições, estão tentando recuperar a importancia do evento; foi o que discutimos em 2010, Uvinha, Bramante, Leila, Giuliano, Marcelino e eu, quando ocorreu na terra do Sidney, bem próxomo de Sumpaulo; ano passado veio Avaré e oa conversas continuaram: como recuperar o ENAREL, tornando-o um evento que de fato, estude o Lazer… pois virara um evento voltado para a recreação, esporte de aventuras e turismo, sem maiores debates epistemologicos; estaria esgotado o modelo? o lazer, deixou de ter importancia enquanto campo de estudo, absorvido pelo Turismo? a recuperaão da importancia estava depositada em São luis, quando se reveria esses aspectos…

Na formulação do evento, houve a participação de todos os grandes nomes para dar um cunho efetivamente científico:   está de ultimo para o primeiro, mas dá para seguir assim mesmo… comece de cima para baixo, ou de baixo para cima…

Professora Dra. Christianne L. Gomes
Universidade Federal de Minas Gerais
Docente do Doutorado e Mestrado em Estudos do Lazer – Interdisciplinar
Grupo de Pesquisa: OTIUM – “Lazer, Brasil & América Latina” 
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/3397229266029271
+55 (31) 3409-2358  +55 (31) 9331-1709

Olá pessoal,
bacana o diálogo de vcs, vi muito rapidamente pq estamos em meio às entrevistas do mestrado (e agora tb do doutorado – quem diria que isso seria possível em nossa realidade, rsrs). Vou dar um palpite. Penso que as ações humanas são aquilo que os sujeitos que a constroem fazem com que ela seja, e isso vale para um evento tão tradicional (e digo tradicional no bom sentido) como o Enarel tb. Leveu um tempo, mas, usando um velho clichê, para mim finalmente caiu a “ficha” do Enarel..

Para mim, este é um evento com possibilidades de congregar um número maior de pessoas que trabalham e estudam recreação, lazer e temas afins, interessadas em divulgar seus trabalhos e trocar experiências. Isso é bacana, mas, da forma como vem sendo construida, permite a coexistência de visões muito diferentes e expressa os paradoxos que demarcam o campo em nosso país – sem, no entanto, gerar aprofundamentos mais consistentes sobre isso. Há um nítido contraste entre aqueles que estão atuando na ponta, muitas vezes com propostas bacanas, mas, destituídas de aprofundamentos ou reflexões sistematizadas sobre essa prática, e aqueles mais interessados com o avanço de conhecimentos sobre o lazer. Essas pessoas não falam a mesma língua porque partem de realidades distintas, tem objetivos e preocupações distintas, lançam mão de ferramentas distintas e querem chegar a resultados muito distintos.

Talvez seja por isso que ao longo dos anos a presença dos pesquisadores do tema venha se reduzindo no Enarel, a menos que sejam convidados pelos organizadores ou estejam liderando um grupo de alunos que vao apresentar seus trabalhos. O próprio Encontro de pesquisadores não conseguiu avançar nessa direção, o que é desmotivante para quem de fato pesquisa o tema. Ficando esvaziado neste sentido, abre mais possibilidades para acolher outro tipo de proposta, tornando-se assim o que seus organizadores fazem com que o evento seja. Isso explica porque as oficinas sao recorrentes e ficam lotadas – evidenciando que o publico prioritario sao estudantes e profissionais que atuam com recreacao em diferentes espacos, dois grupos avidos por saber as novidades neste ambito, e que os interesses centrais que movem o Enarel caminha nessa direcao.

Dessa forma, quem quiser trocar experiências e divulgar estudos sobre recreação e lazer verá no Enarel uma boa possibilidade, mas, precisa ter claro que vai encontrar todo tipo de abordagem e de compreensão. Por outro lado, quem pensa em qualificar o conhecimento sobre a temática, certamente acaba vislumbrando outras possibilidades – algumas menos ousadas em termos de abrangencia, como o Lazer em debate, que vem se configurando como uma alternativa onde os pesquisadores, profissionais e estudiosos do lazer (seja na graduacao e ou na pos-graduacao), encontraram um espaco no sentido continuar divulgando seus trabalhos e trocar experiencias, mas, partilhando o objetivo comum de tentar qualificar a discussao sobre o lazer.

Foi essa situacao que “fez a ficha cair” pra mim, rsrs…

Um abraço afetuoso e muito sucesso para todos,
Christianne.

Em 12 de junho de 2012 13:25, Antonio Carlos Bramante <

bramante@uol.com.br> escreveu:
UAU!
Esse papo vai exigir outros espaços…rs
Acredite, também “matei” o lazer no último ENAREL…
Mas, em quase tudo que se apresenta complexo, ampliam-se os paradoxos, especialmente nas ciências humanas. Na minha opinião compreender as dimensões do lazer, especialmente depois da segunda metade do século passado, é uma tarefa difícil, mas possível de se concretizar.
Abs
Bramante

—–Mensagem original—–
De: Giuliano Gomes de Assis Pimentel [mailto:ggapimentel@uem.br]
Enviada em: terça-feira, 12 de junho de 2012 11:33
Para: Antonio Carlos Bramante
Cc: Leopoldo Gil; Ricardo Uvinha; pacoca@professorpacoca.com.br; Thiago Firmino; Christianne Luce Gomes; Laercio Elias Pereira; cag
Assunto: Re: RES: O imperativo é divulgar o ENAREL 2012

Oi Bramante,

 

Sem problemas. Estou apenas polemizando ludicamente.

Tem algo importante, que penso que a Christianne tenha mais claro: partindo do pressuposto que somos uma comunidade científica, aberta em pluralidade epistemológica e disciplinar, atuamos em um campo extremamente marginal e secundário na ciência e nas políticas públicas.
Já não vivemos mais a época do contrangimento citado por S. Parker em falar que estudamos lazer. Coisas como a inexistência de uma sociedade científica e a organização “livre” do ENAREL são reflexos dessa realidade.

Por outro lado, eventos como O Lazer em Debate (e antes dele o evento criado pela Helô na Unicamp) apontam para um esgotamento do modelo do ENAREL e a tendência à construção de clusters ou redes de pesquisadores com enfoque em pesquisas no lazer. A Recreação mesmo, se tornou um zumbi, dead walk exilado pelos estudos do lazer. Nossa comunidade ficou menor mas, paradoxalmente, muito mais produtiva, como mostram as estatísticas geradas pela Elza Peixoto (cf cap 4 do livro Teorias do lazer).

Para ser sincero, se somos uma comunidade e atuamos em um campo (estou relendo o belíssimo texto da Christiane do Enarel 2000), seria importante melhorar nossa organização nacional. No momento, vejo que isso ocorre por meio de uniões estratégicas entre os grupos regionais e destes grupos com setores em outros países (também eles lá fragmentados). Assim Bramante, já sabendo que estou equivocado, a organização possível para dar estrutura (e evitar reinventar a roda a cada Enarel, etc), seria uma supraentidade inter-grupos de pesquisa (CELAR, ANIMA, GEL, GPL, etc, etc, etc).

Afora isso, e aí incluindo o Cleber Dias nesse bate-papo não sistematizado, minhas últimas publicações vem no sentido de apontar o fim do lazer. Essa tese já foi cantada pelo próprio Dumazedier, segundo o L.O., e tem sido apontada também pela Helô e há mais tempo pelo Rojek. Para o Cleber o lazer é uma invenção burguesa historicamente datada e, para mim, uma leitura moralizante das práticas sociais lúdicas.

Giuliano.

Meu caro Giuliano

Revi o que escrevi e não sei onde vc leu que eu tivesse dito que “não tenhamos feito nada”… Quem sou eu para dizer isso?!?! (…mas pode continuar discordando…rsss)

No mais, continuo ajudando sempre que posso…

Abs

Bramante

De: laerciocev@gmail.com [mailto:laerciocev@gmail.com] Em nome de Laercio Elias Pereira
Enviada em: terça-feira, 12 de junho de 2012 10:51
Para: Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Cc: Antonio Carlos Bramante; Leopoldo Gil; Ricardo Uvinha; pacoca@professorpacoca.com.br; Thiago Firmino; Christianne Luce Gomes
Assunto: Re: O imperativo é divulgar o ENAREL 2012

Bramante, Pessoal (inclui a Chris, que eu tinha esquecido),
  Tem algum indício dessa Sociedade Brasileira de Recração e Lazer?
   []s Laercio (praticando lazer em Porto de Galinhas)

Em 12 de junho de 2012 10:26, Giuliano Gomes de Assis Pimentel < ggapimentel@uem.br > escreveu:

Camaradas,
O imperativo é divulgar o ENAREL 2012, começando com a lista cevlazer e nossos contatos.
Estrategicamente, é o caso de nos organizarmos. Discordo do Bramante que não tenhamos feito nada. Apenas fizemos pouco rsss
Regionalmente, temos nossa “entidade” (a Confraria) e realizamos bi-anualmente um evento científico de qualidade, mas regional: O ELAP – Encontro do Lazer do Paraná: http://vielap.wix.com/2012
Giuliano.

—– Mensagem original —–
De: “Antonio Carlos Bramante” < bramante@uol.com.br >
Para: “Laercio Elias Pereira” < laercio@cev.org.br >
Cc: “Giuliano Gomes de Assis Pimentel” < ggapimentel@uem.br >, “Leopoldo Gil” < leopoldovaz@elo.com.br >, “Ricardo Uvinha” < uvinha@usp.br >, pacoca@professorpacoca.com.br , “Thiago Firmino” < thiagofirmino@gmail.com >
Enviadas: Terça-feira, 12 de Junho de 2012 6:02:18 GMT -08:00 Hora do Pacífico (EUA/Canadá)
Assunto: RES: ENAREL 2012

Caro Laércio e amigos aqui copiados

Nem tenho como argumentar com vc pois todos aqui sabem muito bem minha posição em relação ao ENAREL (… evento que ajudei a criar…), ou seja ainda não conseguimos encontrar um grupo/universidade que tomasse a liderança para “institucionalizar” o evento como uma das ações de uma Sociedade Brasileira de Recreação e Lazer. Com o argumento de se criar um “espaço democrático” para definir os parâmetros desse evento, atropelamos os mais elementares princípios de gestão de qualquer ação humana! Deu no que deu… (ou “está dando no que está dando”….rs): a cada edição, “reinventar a roda”…

Juro como, ao retomar a minha participação no ENAREL de Avaré ano passado, tal como a “velhinha de Taubaté”, acreditei que seria possível retomar esse debate pois acredito mais nessa “nova geração” de lazerentos do que a minha…mas, até agora, em vão..

Quanto ao CEV, vc sabe o respeito que sempre tive pelo conceito que ele encerra, ao mesmo tempo em que me sinto meio impotente para ajudar toda vez que conversamos. Desta vez em Sorocaba, “do alto de minha mansão suspensa” (kkkkkkk…) sinto que nos aproximamos mais do que é possível, ou seja, encontrar um grupo de “vítimas” para desenvolvermos um planejamento estratégico para o CEV. Infelizmente (…ou felizmente!) continuo viajando muito (amanhã indo para Boa Vista…) e me dedicado à minha ação voluntária de ajudar jovens a fazer intercâmbio internacional através do Rotary.

Julho diminuo meu ritmo e estou aberto para construirmos juntos esse projeto!

Abs a todos!

Bramante

De: laerciocev@gmail.com [mailto: laerciocev@gmail.com ] Em nome de Laercio Elias Pereira
Enviada em: segunda-feira, 11 de junho de 2012 17:27
Para: Antonio Carlos Bramante
Cc: Giuliano Gomes de Assis Pimentel; Leopoldo Gil; Ricardo Uvinha; pacoca@professorpacoca.com.br ; Thiago Firmino
Assunto: Re: ENAREL 2012

Ops, Bramante,

    Eu sempre dei a maior força na divulgação dos ENAREL.
Desde o começo do CEV. Com o ENAREL tem acontecido uma
recorrência que já conversamos. Um estranhamento, digamos.
Eu querendo ajudar e os organizadores achando que estão
fazendo um favor pro CEV. Agora mais idoso tenho derretido de
preguiça com essa postura. Mesmo quando a organização reconhece
a importância da divulgação – geralmente em cima da hora – raramente
 tem dado tempo o jeito do CEV ser reconhecido como um dos apoiadores.

  Acho que me faltou a visão do Louis Vitton quando perguntado
sobre os preços das bolsas dele. “Se for barato a turma não compra”

  Estou aberto a sugestões (e copiando pro Giu, Leopoldo, Uvinha,
Thiago e Paçoca, meus amigos mais próximos do ENAREL).

  Também continuo na batalha de publicar na biblioteca do CEV TODOS
os trabalhos de TODAS as edições do ENAREL.

  Temos congressos de EF e afins de desde 1925, por enquanto:
http://cev.org.br/eventos/i-congresso-brasileiro-educacao-fisica

  Plis, me escala para o que eu tiver que fazer a partir da nossa reunião
de planejamento estratégico na sua mansão suspensa em Sorocaba.

  Abração
  Laercio

Em 11 de junho de 2012 13:50, Antonio Carlos Bramante < bramante@uol.com.br > escreveu:

Indo para São Luis num trabalho do SESI na semana que vem.

Vou aproveitar para rever nosso amigo Leopoldo e ficar mais por dentro do ENAREL

Depois eu conto!

Abs

Bramante

De: laerciocev@gmail.com [mailto: laerciocev@gmail.com ] Em nome de Laercio Elias Pereira
Enviada em: segunda-feira, 11 de junho de 2012 13:37
Para: Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Cc: Leopoldo Gil; Antonio Carlos Bramante
Assunto: Re: ENAREL 2012

Opa, Giu,
   Minha parte patriótica é segurar o CEV funcionando e
aberto como palanque para os 30 mil cevnautas.
   Basta a turma do ENAREL postar (e não esquecer de
citar o CEV como parceiro da divulgação)
   Abração
   Laercio

Em 11 de junho de 2012 02:32, Giuliano Gomes de Assis Pimentel < ggapimentel@uem.br > escreveu:

Laércio,

e sua parte patriótica na divulgação do ENAREL 2012, São Luiz do Maranhão!!??

- o período ficou de 28 a 31/08/2012;
- local: parque botânico da Vale;

- convidados: Bramante, Victor de Mello, Tiago Aquino, Nelson Marcellino, Silvana Martins, Gisele Schwartz, Sergio Castro, Sidnei Castro, Sergio Sousa (UFMA), Luiz Fernando Oliveira, Edinho Paraguassu, Luiz Pina, Ricardo Uvinha, Giuliano Pimentel, Lerson Maia, Ricardo Pecheco, Nonato Viana (UFMA), Leila Mirtes (não conseguimos retorno dela); Vinicius Cavallari.

- Parcerias: SESI, SESC, Organização Mundial de Lazer, SETUR Muncipal, Convention Bureau; Vale;
- Parceiros ainda a retornar apoio: SEBRAE, FAPEMA, CAPES; SETUR-MA; Ministério do Esporte;
- Site: novoportal.ifma.edu.br/enarel2012/
- Emails: enarel2012@ifma.edu.br ; trabalhos.enarel2012@ifma.edu.br

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.