João Batista Freire
Senhor Ministro Mendonça Filho:
Um jovem não pode ser preparado só para ser mão de obra.
Jovem deve ser protagonista de uma sociedade.
Para isso ele deve aprender sobre o valor do trabalho e do usufruto da vida.
Jovem é aquele indivíduo que vive o dia-a-dia da realidade concreta e se projeta na possibilidade de um outro mundo, um mundo virtual, que ele deveria ajudar a arquitetar.
Jovem é um indivíduo que não deve, necessariamente, repetir tudo que já fizeram antes dele.
O jovem tem o direito de aprender a trabalhar para exercer uma profissão, mas também tem o direito de ampliar seu grau de cultura, de ter consciência de própria existência. Isso não poderá ser feito sem que ele aprenda a ter consciência de si mesmo, de sua corporeidade.
O jovem, que sofre mudanças corporais tão drásticas na adolescência, precisa de uma Educação Física que o encaminhe para compreender sua maneira corporal de viver no mundo.
O jovem não pode prescindir da Educação Física em sua formação. Com todos os seus pecados e vícios, é a Educação Física que cria o espaço lúdico, em que a vida é querida. Não temos ainda a Educação Física que queremos, mas poderemos tê-la, se não acabarem com ela.
Vamos lá:
a Educação Física no Ensino Médio é ruim? De modo geral, é.
A Matemática no Ensino Médio é ruim? De modo geral, é. A Física no Ensino Médio é ruim? De modo geral, é. Vamos acabar com tudo então? Claro que não.
Um governo que pretende investir em educação não sai cassando disciplinas. Procura melhorar o ensino, fazendo análises de boa qualidade.
Educação Física e Arte foram cassadas.
Foram submetidas a um impeachment.
Temer deu golpe também no Ensino Médio.
Depois da Dilma foi a Educação Física e Artes. Depois serão outras.
Nós, da Educação Física, além do pessoal de Artes, Sociologia e Filosofia, temos que argumentar que somos indispensáveis.
E temos que fazer melhor que Alexandre Frota. Dizer ao Ministro, que já que temos que tê-lo como Ministro, que ouça quem entende de educação. Se ele tiver ouvidos, diremos porque Educação Física tem que fazer parte do currículo do Ensino Médio.
Para mim a Educação Física tem um imenso valor e sei como justificar isso.
Tenho certeza que tenho mais a contribuir com a educação brasileira que Alexandre Frota.
Porém, sei que a sociedade não reconhece esse valor da Ed. Física, muito menos as administrações educacionais de governos.
O atual governo sabe que mexer com a Educação Física não produzirá comoção muito grande na opinião pública.
Portanto, não podemos lutar só pela Educação Física.
O alvo, em relação ao Ensino Médio, é o prejuízo dos alunos.
Teremos que apontar os prejuízos para os alunos e para o país, com a retirada da Educação Física.
Educação Física e Artes não terão problemas com a Escola Sem Partido, no Ensino Médio, porque não existirão.
A Base Nacional Comum Curricular vem sendo estudada há anos; gente incompetente, porque Mendonça Filho, esse reverso de Paulo Freire, gestou o novo plano em poucas semanas.
O Ensino Médio será sem Artes e Educação e sem nada que não seja preparar mão de obra barata para os privilegiados que terão mais privilégios que nunca no governo golpista.
Ou alguém acha que o golpe não foi para isso?
Essa mudança no Ensino Médio não é nada; aguardem o que vem por aí.
Quando um governo é eleito pelo povo, por pior que seja, ainda guarda algum pudor com os eleitores; quando é alçado por um golpe, não há porque ter pudor.
Quem sabe o #ForaTemer começa a ganhar força agora que a ficha começa a cair?
assinem a petição a seguir, não demora nada, é rapidinho. Menos de 30 segundos…
http://www.peticao24.com/educacao_fisica_no_ensino_medio
Educação Física No Ensino Médio O governo Temer quer tornar opcional as disciplinas de artes e educação física no ensino… peticao24.com
Comentários
Por
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 23 de Setembro de 2016 às 10:18.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.