A liberdade sadia da infância perdura pela vida à fora. O ambiente sadio para as práticas recreativas salutares funciona no cérebro, como um Parque de Diversões, onde jamais faltarão o carrossel, a roda gigante, o tiro ao alvo, emoldurados pelo algodão doce, a maçã do amor, a pipoca, o churros e outras tantas coisas colocadas à disposição – sempre da infância.


Provavelmente, foi nesse mundo da prática do lúdico lúcido e pedagógico, que Phil e Rita criaram Felipe, Juliana e Bruna – sem lhes deixar, jamais, além dos ensinamentos da escola, a positividade da convivência e educação familiar prazerosa e respeitosa. E, os três filhos desse casal de médicos, são, sem tirar nem acrescentar mais nada, isso que estão nos mostrando.


E aí, por necessário, entro na área da gestão pública. Não vamos remexer no passado, porque ele nada vai acrescentar. Preferimos apenas o presente.


O senhor governador Flávio Dino, numa decisão que muitos não compreenderam naquele momento, resolveu largar uma promissora carreira do judiciário, e optou por ingressar na Política. “Marinheiro de primeira viagem” teve problemas iniciais, mas logrou êxito quando se candidatou a um mandato na Câmara Federal.


Em seguida, enfrentou atribulações na vida pessoal (a perda de um filho), que certamente ainda não superou de todo, mas, continuou tocando a vida. Elegeu-se Governador do Maranhão, com filiação a um partido político (PCdoB) que ainda não ganhou a compreensão nem a simpatia popular – o povo não sabe o que significa o “comunismo”, e as informações que tem são ainda muito distantes da realidade – e prometeu mudar o que entende como errado, para o bem-estar do povo maranhense.


Cometeu alguns equívocos (e ainda os mantém) na formação do seu secretariado e, aos poucos, foi tentando corrigi-los no percurso. Precisa mudar mais, para receber o apoio do povo, inclusive de quem não votou nele.


Dois anos depois, num somatório para separar erros e acertos, os segundos são em maior número que os primeiros. Mas, o que mais se aproxima dos 100% de acertos, está a mudança do Advogado FELIPE COSTA CAMARÃO para a Secretaria de Educação do Estado.


Felipe tem feito o lúdico se tornar lúcido, com alto índice pedagógico, mesmo sem ter formação técnica na área da Educação, ao contrário de outros que, especialistas, sempre ficaram muito distantes. É, de longe, o Secretário de Estado com mais acertos no Governo Flávio Dino. Inclusive, com mais acertos que o próprio Governador.


É Felipe Camarão quem está mudando a Educação do Maranhão. Com atitudes coerentes, humanas, éticas e sempre voltadas para o bem-estar dos alunos, dos professores e das famílias.


DETALHE: Não se arrisquem a pensar bobagens, ou puxa-saquismo – não tenho motivos para isso. Conheço Felipe Camarão há quase 30 anos. Frequentei a casa de Phil e de Rita, a quem considero como amigos fraternos e respeitosos, que nunca me permitiram espaços para qualquer tipo de intimidades que pudessem gerar, algum dia, esta pequena crônica. (JOR).

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up CurtirMostrar mais reações

ComentarCompartilhar

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.