Enquete | ||||||||||||
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Não sei se sabem, mas já fui Diretor do Moto Clube de São Luís, de Esporte Amador, acumulando com a Diretoria de Futebol Profissional, com um colegiado formado por mim, Maranhão, Beleleu, Silvana Farias… estava tentando trazer o Jorginho… depois se juntoun o Baézinho… com menos de dois meses, fomos destituidos, pela televisão.
estávamos pelo interior, buscando talentos para formar o time do Moto, quando fomos surpreendidos pela noticia de canal de televisão de que Manoel Pedro renunciara…
Para nossa surpresa, quando ingressamos na Diretoria, vimos que o Moto não tinha patrimônio! nem mesmo jogadores! os que tinham contrato com o Clube, estavam sob emprestimo, mas os detentores de contrato eram, na sua maioria, aqueles ‘abenegados que fazim qualquer sacrificio pelo clube’ e se valiam disso para enriquecer, com o clube servindo de vitrine para suas negociatas… mas esse é um capitulo que passou… vi que não tinha vocação para dirigir um futebol como o do Maranhão, e que em todos os times – repito, times! – a dinamica era a mesma… os usos e costunmes, se assemelhavam… dai resultar nisso que estamos vivendo hoje…
O Arimetéia Viegas tornou-se seu Presidente; conheço-o de há muitos anos, cerca de 30… sei den sua capacidade de gestão… já organizou Jogos brasileiros em São Luis, já administrou a FAME… tem-se esperança que consiga fazer um bom trabalho…
Mas o motivo de meu espanto, ao abrir o sitio do Moto hoje http://www.motoclubsl.com.br/noticias.php, foi a enquete do que se deveria fazer… as prioridades para 2010… me surpreende a inversão de valores…
Quando o Moto deixará de ser um time de futebol para se tornar um Clube?
Contratações de jogadores bilheteria | 91.2% |
Veja a prioridade, dos mais de 3.000 votantes – bilhereria? trazer cabeças-de-bagre para o quê mesmo? engordar a conta do treinador – ou do ‘dirigente’ - que ‘indicou’ o ‘jogador’?
O maior patrimonio de um clube
Construção da parte social do clube | 0.3% |
está sendo menosprezada:
Investimento em categorias de base | 7.5% |
Ampliação na estrutura física do centro de treinamento | 0.9% |
Primeiro, há necessidade de se ter uma fonte de arrecadação – OS SÓCIOS; que pagam uma mensalidade. O Moto não tem sócios, tem uma torcida – e exigente!, mas que não contribui com nada!!!! só cobranças… mas para ter um quadro social, é preciso oferecer alguma coisa em troca – UMA SEDE, com amplas possibilidades de uso de equipamentos de lazer e recreação… não tem sede!!! o que oferecer em troca? apenas as vitórias do time? que time?
É o item mais desprezado pela ‘torcida motorizada’… O CT pode – e deve! – ser transfomado numa sede social… espaço para ampliação existe… e junto os sócios-pagantes poderão acompanhar os treinamentos da equipe – da equipe, não do time! além do que poderia e deve! manter outras modalidades, para além do futebol… atletismo, volei, basquete, handebol, mesmo o salão e o amador…
Outro quesito, e que já foi um dos fortes do Moto, é o incentivo à novos valores – oferta de serviços tipo escolinha de futebol, como de outros esportes, outra fonte de arrecadação e, no futuro, fonte de novos jogadores… fortalecimento e participação em todas as faixas das categorias de base…
Peneira? onde se viu um ‘time’ como o Moto fazendo peneira? desde quando?
Marketing – o Moto é uma marca valorizada! não pode ser desperdiçada e ser vendida a preço de banana… e é o que vem acontecendo… o que o clube arrecada com a venda de camisetas, uniformes, e outros itens com a marca Moto Clube?
um exemplo: minha filha pediu-me uma camiseta do Flamengo, para presentear o noivo… achei camisetas do Flamento desde R$ 10,00, mas comprei uma de R$ 170,00, oficial, no sitio do Flamengo, com a despesa de remessa, R$ 200,00… ajudei ao (arghhhhh!!!!) Flamengo, comprando um produto com a marca Flamengo oficial… não comprei uma camiseta pirata ali no retorno do Vinhais… pois é…
Surpeendente, o resultado da enquete…
seg, 18/01/10 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTOComentários
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