OLIMPIADA & CIDADANIA

Como diz o Laércio, quem não foi, arriscar morrer com a boca cheia de formiga… Disse ao Cliff, da Fundação Democrito Rocha – promotora do evento – que desde que tomei conhecimento do Projeto, deixei de ler o Diário e passei a ler O Povo (jornais de Fortaleza, sendo que o Povo mantém a Fundação… minha forma de participar financeiramente, colaborando com o evento… sempre que estou no Ceará, agora só leio o jornal do dia se for O Povo).

Pois bem, noticiamos aqui o lançamento dessa série de Seminários e desse Programa de atualização aos Professores/Profissionais de Educação Física, quando foi lançado pelo CREF-5 em Fortaleza. De lá mesmo fizemos isso, coisas que as modernas TICs permitem. Depois, ao regrassar, a Denise me falou do evento, ao qual ela participara – não a tinha notado na foto, até então… estava escondida atrás da barriga de alguém!

Mas continuei acompanhando atraves do sitio do CREF-5 e da leitura dos j0rnais, quando por lá estava; até que recebi um informe de que estaria acontecendo o ciclo de Seminários no Maranhão: primeiro Imperatriz – e fomos os primeiros a noticiar por este batcanal; depois em São Luis – também demos o furo…

As palestras foram muito boas – eu, particularmente não gostei de uma… mesma opinião que colhi de diversos professores, que acharam a linguagem chula, inadequada pelo tipo de plateia; e se levada para crianças, então, seria um desastre, deseducação; considero não ser essa a postura ética de um profissional, mas essa é uma opinião pessoal, e a turba composta de jovens academicos de educação fisicas se divertiu…

O Pádua falou sobre a Profissão Educação Física e foi feliz, ao comentar o Parecer do CEE do Maranhão: se voce é professor de educação física, atuando na escola, não precisa mesmo se filiar ao CREF como profissional, desde que fique na sala de aula e não venha para a beira da quadra (ou pista) dirigir equipe de competição, escolar ou não; ai a função é do profissional – técnico, e ai voce precisa do registro… mesmo porque se voce tiver a sua equipe classificada para o Brasileiro, lá vão exigir a carteira do registro profissional – e voce não vai querer ver seus alunos passarem o vexame de ficar sem técnico/professor.

Certissima a interpretação. Pádua desafiou o professor a ser apenas professor e se recusar a ir para a beira da quadra dirigir equipe em competição oficial; se a direção da escola determinar que treine equipe e a acompanhe, por discordar do regitro da profissão, irá se negar? pois se for para a beira da quadra, será exigido o registro…

Eu não tenho registro do CREF; sempre defendia a posição de quem vai para competição, deve ter o seu registro; eu não, e disse a direção do CEFET-MA que não dirigia equipe, que era professor de educação fisica… então…

O Sr. Jorge Caroeira, que entrou com a consulta junto ao CEE – e estava no seu direito!! - e recebeu parecer favorável a que não tinha obrigação de se registrar – e tem esse direito!!! -, não poderá ir dirigir sua equipe… como ficou muito bem claro, Lei é Lei e deve ser obedecida… Um parecer do CEE não tem força para derrubar uma Lei aprovada pelo Congresso nacional e sancionada…

O Tojal – grande Tojal… foi quem nos ‘roubou’ o Laércio e o Lino, sabe o que faz, e fez, pois queria ao seu lado apenas os melhores, ao contrário do que acontece aqui, como nossos gestores… deixa para lá – falou sobre Ética! coisa tão rara nos dias de hoje, especialmente pelos exemplos que temos, no nosso dia-a-dia, justo vindo de onde menos se espera – de onde menos se espera m… é de onde ela vem… – dos nossos Politicos, Dirigentes, Gestores, dessa corja ligada a alguns partidos politicos… e ai vemos essa coisa que ai esta, dando plena razão ao nosso Ruy Barbosa: o dia em que o homem honesto teria vergonha de sê-lo, parece ter chegado…

Ética nas menores coisas da vida, como não ultrapassar um sinal vermelho, não respeitar a faixa de pedestre, enganar no troco, pegar papel na escola e levar para casa, escondido, até os roubos – diários no noticiário – de roubos de dinheiro da aposentadoria, de caixas de banco, de propina paga aos politicos, da honestidade em cumprir um contrato de trabalho, que diz que devo estar na escola oito horas por dia, e só vou lá duas vezes por semana e, quando muito, ‘jogo’ uma bola na quadra e vou ler o jornal…

Etica… Etica no exercicio profissional…

O Nilton falou do Atletismo, em especial no Programa de MiniAtletismo – e ressaltou a participação de Barreirinhas (interior do Maranhão, ilustrado com fotos…); um programa que alia o esporte com a educação fisica escolar, e acessível a todos… quem desejar implantar, me chame que eu ensino…

O representante do MinEsportes, Plinio, falou dos milhões e milhões que o Ministerio do PCdoB tem para gastar; sejam nas Olimpiadas, no Futebol (Campeonato Mundial), e em outros megaeventos; dos programas voltados para as cidades, dando o exemplo do Programa Segundo tempo e do Praças da Juventude.

Listou a quantidade de cidades maranhenses contempladas, inclusive São Luis!!! mas onde? onde mesmo? já que não as encontramos nos endereços citados, como se lá estivesse a disposição da população… voltamos aquela questão: para onde foi o dinheiro??? cade as nossas praças???

Falou das Emandas de nossa Bancada federal. liberadas. Falou em 10 milhões. Espaços e mais espaços construidos com esse dinheiro… onde mesmo??? eu colaborei com um desses projetos, em Paulino Neves, fruto de uma Emenda de um Senador da Republica; não só não me pagaram pelo serviço – e me devem R$ 2.500,00 pelo meu trabalho!!! e até hoje sequer perguntaram pelo que cobro de consultoria, como se eu tivesse obrigação de trabalhar de graça, por ser professor de educação física; mas me procuraram como profissional e especialista na elabortação de projetos esportivos, me contrataram, mas não pagaram. Quero o meu, fruto de meu trabalho!!! V0ltando, não sei o que foi feito desse projeto, nem desse dinheiro – e era para lá de milhão!!! ficou na campanha politica, como tantos outros ???

Pois bem, o Plinio disse que o dinheiro existe! que está a disposição! que muito foi liberado! que ainda tem muito mais! não tem é projeto… não tem é Prefeito ou Governador, ou Secretário apresentando os projetos, mas projetos elaborados direito, com todods os detalhes e exigencias… falta um corpo profissional, em nossas prefeituras e secretarias – tanto dos municipios quanto do Estado – para elaborar: faltam Profissionais de Educação Física especializados em Gestão Esportiva!!! amador, fazendo trabalho de profissional, dá nisso mesmo, m…

E olha que tivemos vários experts nessa área, com curso de Mestrado e Doutorado cursados na Europa, mas que tiveram que ir embora do Maranhão, por falta de trabalho e oportunidade… por isso que vemos em estados como Piauí e o Ceará, e Pernambuco com quadras e espaços esportivos espalhados por toda parte, enquanto aqui, quando se consegue o recurso, não se termina; quando se termina, não funciona por falta de professores ou tecnicos – vira espaço sem utilização -, quando não transformam em outras coisas, como ‘centro de convenções’ (num municipio bem proximo de São Luis… e já chamei -denunciei isso – varias vezes a atenção…

Exercico profissional, qualificação do profissional, formação continuada… essa a tonica do Programa.

Obrigado, Cliff (Democrito Rocha/O Povo), Pádua e Denise (CREF-5 e Seccional do Maranhão) e ao Alipio (Faculdade São Luis) o Fabiano (UniCEUMA) por levarem seus alunos… ao Nilton (CBAt) ao Tojal (CONFEF); eu estava precisando de um animo para continuar… 

E cheguei em casa, cansado mas feliz, e me perguntaram – uma sobrinha – não sei o que o tio quer ainda fszer cursos, pois está aposentado… pois é, mas não morto!!!

dom, 04/09/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 4 de Setembro de 2011 às 17:08.

Prof Leopoldo,

    Faltou contar quem atropelou a ética num encontro idem e ficou falando bobagem. Não tenho problema com palavrões, mas me preocupo com a qualidade e precisão do discurso que eles costumam substituir.  Especialmente num encontro de profissionais ditos de nível superior. Laercio

Por Roberto Affonso Pimentel
em 5 de Setembro de 2011 às 08:50.

Leopoldo,

Por trás de cada crise existe uma oportunidade.

Solidarizo-me com você e a sua luta, pois me encaixo nesse perfil. Percebo que o dito bíblico "ninguém e profeta na sua própria terra" é cada vez mais atual. Peço permissão para relembrar as palavras de Rui Barbosa para que as novas gerações atentem para os seus dizeres:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa, v. 41, t.3, 1914, p.86)

 

Repercussão nacional e internacional: veja em www.procrie.com.br/procrienanuvem/

Formação de bons profissionais (meritocracia), qualificação, formação continuada (permanente e à distância), treinamento profundo, novas técnicas de aprendizado (metodologia e pedagogia), coorientação acadêmica, divulgação de trabalhos, tudo isto e muito mais.

 

Que tal dar uma olhadinha e dialogarmos sobre sua aplicação em solo maranhense? Ressalto que o projeto tem sua aplicabilidade em qualquer desporto e, pelo que percebi no seu desabafo, contempla uma coorientação aos acadêmicos na principal matéria pouco atendida nas universidades, Metodologia e Pedagogia. Muito embora ensinar seja uma arte, um empurrãozinho pedagógico sempre desperta a formação de bons professores. Presentemente venho batalhando nesse tema no Procrie e, se desejarem, estarei sempre à disposição.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.