HOMENOTÍCIASOLIMPÍADA DE XADREZ DE BAKU 2016: NONA RODADA     Olimpíada de Xadrez de Baku 2016: Nona Rodada

Hoje é domingo, família brasileira. Dia de acordar meio-dia, comer aquele macarrão da “mama”, assistir Criciúma e Mirassol, ver o Faustão, o imortal Sílvio Santos, o Fantástico etc. Mas, não, espere! Hoje não! Para quem é da época que acordava 8h da manhã para ver um tal de Ayrton Senna, hoje foi dia de relembrar os velhos tempos, acordar cedo e torcer pelas nossas equipes, ou por nossos ídolos, do xadrez. Vamos lá, pessoal! É ritmo! Ritmo de festa! (só não vale lembrar que amanhã é…)

 

Resumo da Rodada

Os EUA venceram, sem grandes dificuldades, a Noruega de Magnus Carlsen: 3 x 1. Hikaru Nakamura e Samuel Shankland venceram Jon Ludvig Hammer e Frode Urkedal, enquanto o campeão mundial não passou do empate contra Fabiano Caruana (assim como Aryan Tari e Wesley So). Também, Magnus não está ajudando muito nas suas escolhas de abertura…

 

 

“Escandinava? Xi…”

 

A Rússia também venceu e continua na cola do time norte-americano: 3 x 1 contra o eterno rival Azerbaijão 1. Vitórias de Vladimir Kramnik, que “doutrinou” Teimur Radjabov, e de Grischuk – que não deu chance para Arkadij Naiditsch. Já a Ucrânia venceu a Índia, mas com um placar mais apertado: 2,5 x 1,5. A única vitória do match foi a de Anton Korobov em cima de S.P. Sethuraman (este nome não parece nome de inimigo do Jaspion?).

 

 

(Não era um programa de domingo, mas… enfim… era o Jaspion)

 

República Tcheca e Geórgia também venceram, em matches bem difíceis, e com placares também apertados – Holanda e Hungria foram as vítimas. Destaque para a vitória de Baadur Jobava contra Richard Rapport no duelo dos românticos. Já Inglaterra x Irã; Letônia x Eslovênia; Itália x Chile; Grécia x Turquia; e França x Bielorrúsia terminaram em empates – daqueles tão emocionantes quanto XV de Piracicaba e Catanduvense num domingo à tarde…

 

 

“Emocionante!”

 

Mas, sendo justo, destaque para a vitória a la Chigorin de Alexei Shirov contra Alexander Beliavsky. Este jogo, sim, foi…

 

 

 

As Equipes do Brasil

No absoluto, vitória importantíssima do Brasil! Nosso GM Alexandr Fier empatou, mas não sem (muitas) emoções (ao menos para nós) com o GM Nils Grandelius – assim como Evandro Barbosa contra Tiger Hillarp Persson. As vitórias ficaram com o nosso Rafael Leitão e Diego Di Berardino – contra Erik Blomqvist e Jonathan Westerberg.

Diego ganhou sua partida incluindo um belo sacrifício de cavalo, enquanto Leitão venceu porque seu adversário não viu Bd5 nem a sequência que vem depois. Foi um golpe malandro, escondido, difícil de ver e que esperamos vire em breve Partida do Dia.

Sorte a nossa que neste domingão ensolarado – ou não, a depender de onde você está – nossos enxadristas resolveram compartilhar (via o Instagram do GM Leitão e Canal da Academia no Youtube) um pouco da intimidade da reunião da equipe pós-match. Ao menos essa invasão de privacidade não teve os tradicionais paredões dos domingos de BBB.

Em seu depoimento, a fera – tanto no pessoal, quanto no profissional – GM Alexandr Fier explica a estratégia do time brasileiro nesta rodada. Enquanto o GM Felipe El Debs, no mais tradicional estilo “Arquivo Confidencial”, contou um pouquinho sobre os bastidores da equipe (participação especial, diretamente dos estúdios do Projac, Evandro Amorim – ídolo teen e próximo protagonista da Malhação):

 

(notem para o modelito domingo-sofá do GM El Debs)

 

Já no feminino o Brasil amargou uma dura derrota: 4 x 0 contra a equipe da Malásia. Ainda assim, o time feminino possui boas chances de fazer história, melhorando a 44ª posição obtida na última Olimpíada (em 2014). Mais uma vitória e um empate devem ser suficientes para isso! Já no absoluto a meta a ser batida é a 17ª colocação (obtida em 2010). Apenas as vitórias interessam!…

 

 

(… ou ganhar 1 milhão em Barras de ouro que valem mais que dinheiro… Mas como não é o caso, o jeito é jogar xadrez e ganhar – as partidas – mesmo!)

 

Próxima Rodada

No Absoluto ainda está tudo indefinido: EUA, Ucrânia e Rússia seguem na briga – mas vigiados de perto por Geórgia, República Tcheca e Índia. A classificação:

 

    + =  TB1   TB2 
1 EUA 7 2 0 16 284,0
2 Ucrânia 8 0 1 16 267,0
3 Rússia 7 1 1 15 290,0
4 Geórgia 6 2 1 14 235,5
5 República Tcheca 6 2 1 14 235,5
6 Índia 7 0 2 14 234,0
7 Canadá 6 1 2 13 247,5
8 Azerbaijão 1 6 1 2 13 235,0
9 Irã 5 3 1 13 229,0
10 Inglaterra 6 1 2 13 224,5

 

Nos confrontos, os EUA enfrentam a Geórgia do exótico Jobava. Abertura Veresov para cima do Caruana! Será? República Tcheca faz um match de vida ou morte contra a Ucrânia, assim como Rússia e Índia.

No absoluto, o Brasil enfrenta Portugal e o feminino, o time de Montenegro.

 

#ProMateBrasil!

 

 

 

Fontes

Site Oficial

Chess Results

 

Escrito por Equipe Academia de Xadrez Rafael Leitão 11.09.2016.

 

• Links relacionados:

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Oitava Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Sétima Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Sexta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quinta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Quarta Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Terceira Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Segunda Rodada]

[Olimpíada de Xadrez Baku 2016: Abertura e Primeira Rodada]

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.