OLIMPÍADAS? EU PREFIRO OS JOGOS ESCOLARES MARANHENSES – por Hamilton Raposo. 0comentário

Desde a quarta-feira estamos ‘vivendo’ os JJOO 2016… ontem, foi a abertura…

Desde a semana passada, também, estamos ‘vivendo’ os Jogos Escolares Maranhenses, etapa Metropolitana, 2016…

Alguém tem visto no nosso noticiário esportivo algo sobre os mesmos? Quem tem passado pelo Costa Rodrigues, tem se espantado com a quantidade de estudantes, com seus uniformes e fanfarras, acompanhando as suas equipes? ou ali, mais adiante, no Charles Morritz? ou no Nhozinho Santos, os jogos de futebol?

Alguém que passe pelo Complexo Esportivo, ali na Vila Palmeira, tem visto alguma movimentação? na Pista Manoel Furtado, tem alguém treinando? no Ginásio de Judô, que também serve para o Basquete, e o Volei, e o Karatê, e o Taequendô, a capoeira… tem percebido alguma movimentação? na na Piscina? sabem de alguma coisa? e no Ginásio Georgiana? tem algum jogo???

O que fizeram dos JEMs???

 

OLIMPÍADAS? EU PREFIRO OS JOGOS ESCOLARES MARANHENSES.

Hamilton Raposo

 

O Brasil mais uma vez se redescobre e o brasileiro com toda a sua “gambiarra” se reinventa. A beleza tupiniquim associada com a tecnologia colonialista fez a mais bonita abertura de Olimpíadas de todos os tempos. O medo da decepção de alguns se transformou em ufanismo brasileiro.

Aqui no Maranhão somos acostumados a grandes aberturas de Jogos Olímpicos e a grandes eventos esportivos. Os Jogos Escolares Maranhenses, surgidos no final da década de 1960, atingindo o seu apogeu até a década de 1980 é um exemplo dessa grandiosidade esportiva e somente quem viveu sabe da importância destes jogos para o Maranhão. Os Jogos Escolares mobilizavam escolas, o comércio e toda sociedade ludovicense. A cidade parava para assistir as competições esportivas. São Luís se transformava em uma cidade olímpica e a mobilidade urbana com ônibus e kombis lotação satisfazia o transporte do público e de atletas para as praças esportivas.

As nossas praças esportivas satisfaziam a todos. O Ginásio Costa Rodrigues e o Ginásio Charles Moritz sempre superlotado eram a sede dos jogos de quadra (vôlei, basquete, handebol e futsal), e por lá jogaram atletas olímpicos que estavam e estariam entre os melhores atletas mundo, atletas como Hermínio, Zeca, Murilo Cabeça, Phil, Luís Fernando, Tião, Tininho, Catel, Júlio Bezerra, Gil, Deusdeth, Telma, Fátima, Ivone, Roseana, Helena, Gafanhoto, as irmãs Silvana e Ana Teresa, Gimba, Tribi, Carlos, Paulão, Binga e tantos outros e outros e outros, anônimos ou não, mais atletas olímpicos do Maranhão, do Brasil ou do mundo.

Os jogos de futebol eram disputados no estádio mais bonito do Brasil, a primeira arena multiuso do Brasil, o Estádio Municipal Nhozinho Santos. O único estádio ou arena com nome de Nhozinho, assim mesmo no diminuitivo. O Gigante da Vila Passo assim denominados pelos nossos históricos narradores esportivos como Jafet Mendes Nunes, Jairo Rodrigues, Canarinho, Miércio Jorge, Fontenele ou Guioberto Alves. Alguns atletas escolares marcaram época no esporte e aí não podemos esquecer-nos de Fifi, Cão, Prado, Nélio, Zezinho, Toninho, Perereca, Cesar e Sérgio Habibe, João Bala e Carlos Alberto, craques para qualquer equipe da Euroliga.

As competições de atletismo eram realizadas na Escola Técnica e sempre sob o comando dos Professores Furtado, Carvalhinho e Dimas. O Professor Dimas é um capítulo a parte; desfilava, ensinava e dirigia todos os esportes (natação, vôlei, basquete, handebol, atletismo e futebol), tanta qualificação comparável somente com Rinaldi Maia e Socorro Moreira.

O nosso parque aquático era belíssimo e adequado para as nossas necessidades e ficava no centro da cidade, a piscina do Colégio Marista. Ali diversos recordes eram quebrados anualmente e uma dupla de atletas, depois treinadores, surgia para fazerem diferença na natação brasileira: Denise e Osvaldo Teles.
Todo glamour, organização, direção, motivação, empolgação e continuidade, deve-se ao idealizador dos Jogos Escolares Maranhenses, Cláudio Vaz dos Santos, o nosso Alemão, o nosso Barão Coubertin!

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.