OS 80 ANOS DE CLÁUDIO VAZ, o Alemão, por Leopoldo Gil Dulcio Vaz – PARTE FINAL Tweet 2 0comentário

É hoje o dia!!!

dimas 1

Na minha opinião, deveria ser feriado, pois há exatops 80 anos, neste dia 24 de dezembro, nasceu o Cláudio Alemão. Creio que o mestre dos mestres do jornalismo esportivo maranhense, o meu bom José concordará…

11168765_10204438040453467_5709276216673082498_n

Cláudio merece toda consideração de quem faz Esporte, Educação Física e Lazer no Maranhão. Pertence a uma Geração – a de 53, como a tenho denominado – , herdeira da “Geração dos Erres” – como denomino a geração anterior –  que muito contribuiu – e ainda tem muito a dar  – para a formação de várias gerações de homens e mulheres lutadores e honrados, que forjaram seu caráter no Esporte…

jogadores de basquete em sao luis

Podemos colocá-lo, nesse Panteon, ao lado de Nhozinho Santos – introdutor do Esporte Moderno no Maranhão -, de Fran Paxeco – que tanto pugnou pela Educação Física como elemento de Educação -; de Luis de Moraes Rego – que revolucionou a Educação e incentivou a Educação Física e os esportes nas escolas -; e a grande geração predecessora da sua – a dos ERRES, com Ronald, Rosa, Raul, Rinaldi…

laercio  na colombialaercio1_bigger

Cláudio Alemão surge como lider esportivo nos anos 50, sendo o aglutinador – pois jogava nas onze, como quase todos os de sua época juvenil – de um grupo que se autodenominava ‘os Milionários’ – embora, com exceções, fossem todos ‘duros’, no dizer do próprio Alemão – que se enfretavam nas quadras com os da geração mais velha, a anterior, e que causavam frizon, dada a rivalidade nos campos esportivos… Esses amigos, que gravitavam depois em torno das quadras do Jaguarema, viriam a dar o suporte necessário para administração que implantou, no soerguimento do esporte escolar maranhense – os irmãos Fecury, os irmãos Itapary, Zé Reinaldo, Jaime Tavares, coadjuvados pelos ‘jovens’ da geração de 30/40 (os Erres) que estavam à frente  de grandes estabelecimentos escolares – Ronald, Rosa, Rego…

8 de maio 1948

Enfim, nas ondas sucessivas que o Esporte maranhense enfrentou, de avanços e recessos, pode-se afirmar que ‘antes e depois de Cláudio… e Cláudio não faria o que fez se não tivesse esse respaldo dos amigos de sua geração, e tenha encontrado dois outros “amigos de infancia”: Dimas e Laércio Elias Pereira – este, precisa ainda ser reconhecido como um dos propugnadores do esporte maranhense, mas ainda há tempo de se lhe reconhecer os méritos e obra… Hoje é dia do Cláudio:

FUTSAL SPARTA ANOS 50

Valeu a pena?

 ninguém consegue apagar o que a gente fez.

 Valeu, eu fico muito honrado e um pouco esquecido hoje porque uma vez eu ouvi falar: para você ser um bom caçador, você tem que matar um leão por dia, então você de vez em quando é desmerecido mas é um grupo menor que acha que nós temos a obrigação de oferecer alguma coisa; no momento que nós não temos mais participação e existe uma desvalorização de homens que estão hoje no poder, e achar que pessoal que trabalharam foram esquecidos, mas não poderão ser apagados para aquele feitos; nós somos esquecidos, mas eu, o Dimas, dessa geração, nós não somos muito lembrados como merecíamos, não é porque nós não estamos na direção que nós deixamos de viver. Até hoje esse momento eu acho só esse lado assim, mas isso é um lado das coisas que a pessoa de vez em quando tenta desvalorizar o que a gente fez, mas ninguém consegue apagar o que a gente fez.


Fotos: Biaman Prado

Ginásio Alemão

De acordo com notícia veiculada em 07 de março de 2014[i], a Secretaria de Estado do Esporte Lazer (Sedel) também irá reconstruir o ginásio do bairro da Liberdade, em São Luís. Para isso, a Sedel firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semdel) por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Joaquim Haickel, Secretário de Estado de Esportes e Lazer, já sugeriu ao secretário Raimundo Penha (Semdel) que o novo ginásio do bairro da Liberdade receba o nome de Ginásio Claudio Vaz dos Santos (Alemão), em homenagem a um dos idealizadores dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), mais importante competição esportiva de nosso Estado. Penha já concordou e pedirá ao vereador Ivaldo Rodrigues que apresente uma lei nesse sentido.

“É importante homenagear aqueles que muito fizeram pelo esporte maranhense. Tanto o Professor Dimas, quanto o Alemão, têm uma importância muito grande para o esporte do Maranhão”, comentou o secretário.

Vale destacar que estas não são as primeiras homenagens feitas pela SEDEL para os professores Dimas e Claudio Vaz. Em 2012, a dupla foi homenageada nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Na época, o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, deu aos troféus das escolas campeãs nos JEMs nas categorias Infantil e Infanto os nomes destes ícones do esporte maranhense.

Fotos: Biaman Prado

Os homenageados – Cláudio Antônio Vaz dos Santos, o Cláudio ‘Alemão’. Nasceu em São Luís, no dia 24 de dezembro de 1935. Foi atleta de Basquetebol, Voleibol, Futebol de Campo e de Salão, Atletismo e Natação. Pertenceu à famosa ‘Geração de 53, do esporte maranhense, atuante nas décadas de 50 e 60. O adolescente Cláudio se envolvia com aqueles jovens – alguns já professores, inclusive Rubem Goulart já retornara do Rio de Janeiro formado em Educação Física e começava sua carreira profissional; Cláudio, na ausência de algum outro jogador, era chamado para completar o time, nos diversos esportes que praticavam notadamente o Basquete e o Voleibol.

Quando Cláudio chegou ao Colégio Maristas de São Luís, começou a praticar Atletismo, numa pista improvisada no Estádio Santa Isabel: corridas, lançamento de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Anos depois, já dirigente, trouxe a São Luís o professor Zé Teles da Conceição, campeão brasileiro, que reciclou os professores.

Jogava-se também uma mistura de basquete e futebol americano, introduzido pelo Professor Zé Rosa, do Liceu – uma espécie de basquete, tipo futebol americano, onde você saia correndo com uma bola e encestava. Voltando a 1952, eram disputados os Jogos Olímpicos Secundaristas, organizado pelo jornalista Mario Frias, disputando-se Basquetebol, Voleibol, Futebol de Campo, Atletismo e Natação.

Cláudio Antônio Vaz dos Santos, o Alemão, foi o mais importante idealizador da competição que hoje recebe o nome de JEMs (Jogos Escolares Maranhenses). Tudo que fez, foi para São Luís e pelo esporte maranhense.

 

Na abertura dos Jogos Escolares de 2015, agora sob a administração do Secretário Márcio Jardim[1], o editorialista do Jornal Pequeno se manifestou sobre ‘o resgate dos jogos estudantis’, afirmando ser admirável a empolgação do Secretário da pasta na abertura desta 43ª edição dos Jogos:

“[…] a determinação e a vontade […] de resgatar o melhor dos jogos escolares maranhenses, que tanto marcaram, em épocas passadas, a vida de milhares e milhares de estudantes. Quem viu […] e presenciou os bons tempos dos JEMs, principalmente no Ginásio Cota Rodrigues, não teve como não se lembrar de um dos maiores incentivadores desse evento que o Maranhão já teve: o incomparável Cláudio Vaz dos Santos, que, aliás, fez falta ontem no Castelinho. Não teve como não lembrar de Cláudio Vaz diante daquele entusiasmo todo […] Não teve como não lembrar a sua garra e toda a sua luta em prol dos Jogos Estudantis Maranhenses. Foi isso que todos que conheceram Vaz sentiram ontem ao ver o discurso emocionado e contundente de Marcio Jardim. […]

 

Em outra reportagem, publicada em Blog[2], é contado como Cláudio Vaz fundou os jogos com ajuda de José Reinaldo, ex-governador, e Mauro Fecury, senador.

“Sou a mãe e o pai do JEM´s, o JEM´s é minha vida”, assim disse Cláudio Vaz dos Santos.

Inspirando-se em Mario Frias, deu o pontapé inicial para a realização dos jogos. O criador dos jogos escolares maranhenses foi atleta do colégio São Luís, em 1952. Ele era apaixonado por esporte, mas, com o pouco interesse das autoridades da época, se motivou e criou os jogos com o apoio de alguns ex-atletas. Entre eles, Zé Reinaldo Tavares (ex-governador do Maranhão) e Mauro Fecury, atual senador do estado. Assim, teve toda a ajuda do Governo Federal, Estadual e Municipal para a criação do Festival Esportivo da Juventude (FEJ) que, três anos depois, mudara o nome para Jogos Escolares Maranhenses (JEM´s). “Nós participamos do JEB´s em 72 e a sigla pesava, mas por bem achamos melhor mudar para JEM´s”, explicou Cláudio. No inicio, escolas do interior não participavam. Elas começaram a chegar só em 1974. A partir da primeira edição, nenhum ano passou em branco com o JEM´s.

O incentivo e o objetivo do JEM´s

Tudo começou quando ele foi coordenador de esporte em 1971. “A competição foi criada com o intuito de incentivar os jovens a praticarem o esporte e tirar o mal do caminho deles. O esporte é uma forma de acabar com a violência e as drogas do caminho dos jovens atletas”, afirma Cláudio Vaz.

Como não tinha nenhuma competição na época, Cláudio Vaz resolveu trazer para o Maranhão os jogos escolares. Trouxe algumas formas de incentivos às escolas, como a educação física. Montou um ginásio dentro do Nhozinho Santos, reunindo mais de 40 mil pessoas. Alcançou seu objetivo e deu aos novos atletas tudo o que não tivera na sua época.

O interesse dos alunos, de pais e professores fez com que os jogos fossem ganhando força e se federalizando (essa a maior conquista das modalidades). Tornou-se a maior competição intercolegial do Maranhão. Com ajuda do professor Dimas, de Handebol, foram contratados técnicos de outros estados, como Laércio Elias Pereira, Marcão, Biguá, Vitché e outros. Isso elevou o nível técnico e o espore começou a crescer. O primeiro JEM´s teve a participação de aproximadamente 20 escolas. As escolas que dominavam na época eram os colégios São Luis, Batista, Marista e Escola Técnica. Só mais tarde o Dom Bosco entrou na briga. O primeiro campeão foi o colégio São Luis.

Os campeões eram premiados com troféus e medalhas. Os atletas que se destacavam eram chamados para fazer parte da seleção maranhense e disputavam os JEB`s (Jogos Escolares Brasileiros). Para disputar os JEB´s, a seleção maranhense não ia de ônibus. Aviões eram fretados para dar mais conforto aos atletas.

Quem se destacava nos jogos ganhava uma medalha de ouro. Com isso, tinha o direito de colocar uma estrela na bandeira como forma de incentivo aos atletas. As primeiras modalidades dos jogos eram: futebol de campo, vôlei, basquete, handebol, natação, atletismo e futebol de salão. Todos os jogos de salão eram realizados no Ginásio Costa Rodrigues. Com isso, o governo liberou recursos para a construção do Ginásio Guioberto Alves inaugurado no Governo Pedro Ney. Entre todas as modalidades da época a que mais cresceu tecnicamente foi o handebol. Nas primeiras edições dos JEM´s já tinham jogos femininos e elas jogavam de saia.

Para Cláudio Vaz, quanto mais atletas, melhor o nível técnico da competição. Ele proporciona vigor físico a juventude e alegria. “Se caso a competição terminasse hoje teria que lamentar, mas lutaria para voltar a liderar esse evento, pois sou a mãe e o pai do JEM´s. O JEM´s é minha vida”, disse Cláudio Vaz.

O QUE DIZEM:

Prof. Dr. Laércio Elias Pereira: Tenho dívida de gratidão com o Claudio Vaz por ter me dando um grande presente na vida, o de ter me convidado e recebido no Maranhão e ainda mais.

Jornalista Benedito Bogéa Buzar: Cláudio Vaz dos Santos, Alemão, que fez parte daquela extraordinária geração, foi o que deu maior contribuição ao desenvolvimento do esporte no meio da juventude maranhense. Após pendurar as chuteiras, ele, continuou a dedicar-se às atividades esportivas, realizando e promovendo eventos, estivesse ou não à frente de entidades governamentais, para que o Maranhão competisse em igualdade de condições, em todas as modalidades esportivas, nas mais diversas cidades do país. Não é à toa que Alemão tem recebido, em vida, manifestações calorosas de reconhecimento pelo apoio e incentivo que vem dando ao esporte maranhense e aos jovens que lutam para conquistar um lugar ao sol na galeria dos que praticam, aqui e alhures, as mais diversas competições esportivas.  

Jornalista J. Alves: Esse é o criador dos Jogos Escolares Maranhense metido a judoca, pelo menos praticou durante muito tempo (risos), mas ele foi o responsável direto por essa festa, que hoje a gente diz, que é a maior festa desportiva da Juventude em nosso Estado, a criação dos Jogos Escolares Maranhense, onde já revelou um monte de gente ai.

Profa. Ivone Reis Nunes: Cláudio Vaz foi uma pessoa que eu admiro muito pelo trabalho que ele desenvolveu dentro da educação física eu não tive uma convivência muito próximo com ele, mas é as poucas oportunidades que eu tive eu vi nele um empreendedor da educação física no Maranhão.

Prof. Emilio Mariz: Cláudio Vaz, é… Eu convivi no inicio do JEM’s brigamos, porque se o primeiro JEM’s terminou empatado porque houve uma luta entre dois atletas do Batista é… No judô, então essa competição, quase que interna… deu a mesma quantidade de pontos ao Marista, nos brigamos muito por isso nas ultimas reuniões, ele, inicio o JEM’s de uma maneira muito democrática, todas as reuniões estavam os diretores presente eu tenho retratos é… O prof. Pinho lá nessas reuniões, eu perdi tudo isso porque chega um aluno e pede para gincana, então ele fez as primeiras competições muito democráticas com um tribunal composto de pessoas isenta mesmo daquela ambiente de colégio e deu muito brilho, gastou conseguiu dinheiro para investir é… Em material. E depois eu fui… Quando ele deixou aqui o Maranhão eu fui chefiando uma delegação a Brasília lá ele nos hospedou … E em alojamentos separados nos prestigiou e… Foi um grande esportista.

Prof. Dr. Zartu Giclio Cavalcante: Um grande entusiasta e fomentador do esporte amador no Maranhão. Marcou época! O Cláudio possui uma característica marcante: além de ser muito positivo (acredita sempre nas causas que “abraça”), sempre “contagiou” a todos com seu otimismo. Ou seja, formava “um time” e entrava no “jogo” para ganhar! 

O Cláudio representa o que o esporte amador que o Maranhão “perdeu”: o amadorismo romântico, movido pela paixão e pelo prazer de fazê-lo existir, simplesmente porque era essencial para a cultura corporal e popular da época…Criada a SEDEL, em 1980, a burocracia, gradativamente, ao longo dos anos, abarcou o romantismo do esporte espontâneo e introduziu a prática da política como fim e o esporte como meio, um “circo” para o entretenimento das multidões. A Secretaria de Esportes foi assumindo uma dimensão desproporcional à grandeza do que outrora (tempos de Cláudio e ainda antes dela – SEDEL) foi o esporte amador e os “tempos modernos” (que me desculpe o Charlie Chaplin pelo plágio…). Enfim, e afinal, realmente os tempos são outros, e a cidade sofreu mutações e mutilações, e uma delas, lamentavelmente, foi o “esporte amador”, que nos movia junto com o jogo da vida e que nos fazia feliz simplesmente por existir. Tempos em que, já como técnico da seleção maranhense de voleibol, arrumava a rede, enchia a bola, carregada os materiais, treinava a equipe, guardava tudo e ainda, embora bem cansado, seguia feliz para casa… tempos que não voltam, tempos que representam a essência que significou a “era alemão”: otimismo, vibração, e dedicação pelo esporte amador

 

Dr. Clineu César Coelho Filho: […] uma raridade – um Certificado do Primeiro Festival da Juventude, assinado por Claudio Antonio Vaz dos Santos e o Prefeito de São Luis da época Haroldo Tavares. Claudio era o Coordenador de Esporte na época;  em suma quem mandava e sacudia o esporte amador do Maranhão. Tínhamos todos os grandes eventos acontecendo no Ginásio COSTA RODRIGUES; nesse período acontecia um fator impar para o esporte do nosso Estado, no momento em que Claudio Vaz  assumiu a Coordenação de Esportes, tínhamos uma geração de atletas ecléticos e abnegados. No momento me lembro de alguns e não gostaria de cometer injustiças, pois essa geração merece todo nosso respeito. Mas aí vão alguns nomes: Voleibol – Clineu, Telma, Gilmário, Rubinho, Zé Roberto, Becosa, Júlio, Parga, os Irmãos Santiago,  Albino,Terezinha,  Meireles, Rosa Inês, Fátima Rodrigues, Ivone, Graça, Ruy, Hermílio, Zeca e outros mais; Basquete – Gafanhoto, Binga, Paulão, Carlão, Espirro, Jaime, Fabiano, Hermílio, Zeca, o pessoal da Escola Técnica, o Professor Ronald, as Irmãs Roud, Rosa, Eduardo, e outros mais…  Futebol de Salão – Djalma, João Bala, Fifí, Chedão, Guilherme Saldanha, Pula Pula, Ribasco, Enemê, Canhoto, Poé, Jaiminho, Biné, Cesar Bragança, Mota e outros mais… Handebol – Tião, Gilson, Phil Camarão, Maranhão, Luiz Fernando, Mangueirão, Álvaro, Vicente Calderone, o grande Professor Laércio, que foi o maior incentivador da modalidade e quem deu a qualidade técnica para o Handebol do Maranhão;  juntamente com Laércio vieram outros esportistas dentre ele Leopoldo, Sídney, Marcão, que Claudio Vaz deu todo apoio para desenvolver outras modalidades. No Judô me lembro de Emílio, incansável até hoje, a família Leite, Albertão, Claudio Vaz, Paulo Juca Chaves, além do Capoeirista Mestre SAPO. Sobre a importância de Claudio Vaz para o esporte maranhense: tivemos o antes e o depois de Claudio Antonio Vaz dos Santos. ALEMÃO foi ele quem apertou o botão da Partida.

Prof. Raimundo Nonato Irineu Mesquita: Quanto ao Claudio Vaz, O Esporte maranhense estará sempre em debito com ele, haja vista a grande contribuição dele para o seu engrandecimento, pois foi o seu trabalho de implantação dos Jogos Escolares Maranhenses, que acordou toda uma geração de seguidores os quais deram seguimento ás ações que culminaram em resultados expressivos para o esporte maranhense. (ex-atleta, dirigente esportivo, funcionário da SEDEL).

Prof. Sidney Forghieri Zimbres: Embora tenha convivido pouco tempo com o Claudio Vaz – cheguei em São Luís em 1976 – tenho ótimas recordações de sua participação em prol do desenvolvimento do desporto amador no Maranhão. O “Alemão”, como seus amigos o chamam, deixou sua marca não só como desportista, mas também como grande administrador. Para que o desporto escolar maranhense obtivesse resultados nacionais significativos foi necessária uma retaguarda administrativa competente, pessoas, como o Claudio Vaz, que trabalhavam e incentivavam a prática esportiva.

Prof. Emílio Moreira: O Cláudio Vaz representa a evolução do Desporto Escolar do Maranhão. Administrando este Desporto com uma visão futurista, com a cooperação do prof Dimas, trouxe professores eméritos de outros estados, como prof Láercio, e também atletas como Viche, Bigua e outros. Enfim, perenizou o seu nome na história de Desporto Escolar do Maranhão.

 

[1] O RESGATE DOS JOGOS ESTUDANTIS, JORNL PEQUENO, editorial, São Luis, 29 de abril de 2015, quarta-feira

[2] BLOG VOLEIBOL MARANHENSE, disponível em https://dioj.wordpress.com/2009/08/21/conheca-a-historia-dos-jem%C2%B4s-na-voz-de-seu-fundador/

 

[i] SOARES, Zeca. Reconhecimento. BLOG DO ZECA SOARES, Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de março de 2014 às 10:00, http://www.blogsoestado.com/zecasoares/tag/claudio-vaz/

CERTIFICADO FEJ

20140924_083014

BASQUETE FEMININO 1973b

Batista 1

BASQUETE 1974 ETFMb

JEMS 97 - CAMPEÃO HANDEBOL

dimas copa

ATLAS DO ESPORTE NO MARANHÃO

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.