OS 80 ANOS DE CLÁUDIO VAZ, O ALEMÃO por Leopoldo Gil Dulcio Vaz parte V Tweet 2 0comentário

O BOXE

 

Cláudio inicia-se no Boxe ainda na década de 1940. Aos 10 anos e idade:

Eu ainda era garoto, esse tempo foi em 1945, aprendi uma técnica que nessa época ninguém tinha a briga aqui era de cabeça naquele tempo a briga era um negócio saudável quando se decidia alguma rivalidade era uma coisa saudável, amanhã estava tudo bem, era uma briga sem nenhuma maldade e o que aconteceu, Lupercínio me ensinou a bater, eu transformei essa técnica futuramente numa defesa que eu fui ter e foi como é que vai…

Lupercino [Almeida] era um lutador de boxe do Maranhão e eu sempre fui entusiasmo pela prática do esporte, eu acordava cedo, eu ia para a Beira-Mar, onde eu morava, caminhar, correr, tudo; eu conheci o Lupercino, que era um lutador de boxe, e eu tive a felicidade, na época, de ser a primeira pessoa a aprender a técnica do boxe, aprender a bater: ponta de queixo, coração, fígado, baço, estômago, supercílio, aquilo tudo ele me ensinou os movimentos.(VAZ DOS SANTOS, ENTREVISTA).


O COMBATE, São Luis, 6 de setembro de 1947

    

O COMBATE, 14 de dezembro de 1951

 

Em sua rememoração refere-se a um episódio citado em livro do Jornalista Benedito Buzar:

[…] tem um livro do Benedito Buzar é política e politicagem, Pedro Neiva foi um homem, trabalhei com o Pedro Neiva, no Governo dele eu e o Buzar (o Escritor Benedito Buzar) e eu tive a felicidade quando era garoto… (VAZ DOS SANTOS, ENTREVISTA).

 

Trata-se de “Politiqueiros, Politicalha; Politiquice, Politicagem, Política do Maranhão” [i]:

MURRO DO ALEMÃO

Para comemorar a investidura do engenheiro Aroldo Tavares na Prefeitura de São Luis, o Governador Pedro Neiva de Santana ofereceu à sociedade maranhense um jantar na casa de veraneio em São Marcos.

O assunto mais comentado na recepção era o secretariado do novo prefeito. Um dos convidados resolveu, com franqueza e sinceridade, dissertar a respeito dos nomes escolhidos por Haroldo, considerando-os fracos, à exceção de alguns.

Pedro Neiva que ouvia, com muita atenção, a exposição do convidado, foi direito ao assunto:

– Você acha o secretariado de Haroldo fraco porque ainda não pegou um murro de Cláudio Alemão.

 

            Mais tarde, já no início da década de 1970, ao criar as “escolinhas de esportes”, cria também a de Boxe, que funcionou no Ginásio Costa Rodrigues:

Olha o atleta aí… E foi aí que veio, quando nós fizemos a Escolinha do Oton Mondego; foi o primeiro professor da escolinha que nós tínhamos de boxe no Maranhão, Professor Oton Mondego… Que depois foi assassinado por Hiluy, (José de Ribamar Hiluy, Juiz de Direito), que teve um problema com ele. (VAZ DOS SANTOS, ENTREVISTA).

    

Fala, ainda, de uma Academia, a de Joe Henrique:

Academia do Joe foi mais à frente, e foi um dos bons professores de Boxe que teve aqui no Maranhão. Ele já foi aluno de, eu acho, se a memória não me falha, ele foi o primeiro a montar uma academia de boxe particular, acho que ele foi aluno do Oton, acho que foi o Oton o primeiro professor nosso em 1971, 72; lá no Costa Rodrigues, tínhamos toda modalidade, funcionavam as escolinhas, todas, funcionava Judô, Karatê – o primeiro a introduzir uma escolinha aqui foi o professor Ribamar e ele está até hoje aí …você sabe quem é o Ribamar?Ele veio de Belém e foi o primeiro a ter uma Academia de Karatê no Maranhão, foi lá dentro do Costa Rodrigues com ele. (VAZ DOS SANTOS, ENTREVISTA).

[i] BUZAR, Benedito. Politiqueiros, Politicalha; Politiquice, Politicagem, Política do Maranhão. São Luís: SIOGE, 1989, p. 106.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.