Do Blog do Leopoldo Vaz • sexta-feira, 20 de maio de 2016 às 11:01  http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/05/20/os-sem-tocha-no-maranhao/      

Ontem, fui ao lançamento da Antologia 30 anos da Akademia dos Párias, ali no Poeme-se, do Riba…

 

Lá, encontrei o Joaquim Haickel, ex: jogador de basquete (seleção estadual…), deputado (estadual e federal), secretário de desportos e lazer… boa praça sempre!!! escritor, cineasta, poeta… enfim, um homem das artes e dos esportes. E o responsável pelas leis de Incentivo ao Esporte e à Cultura…

 

Perguntou-me como fiz para ser um dos Condutores da Tocha Olímpica… perguntei, em resposta: você não foi indicado? respondeu-me: Não… mas gostaria!!!

 

Currículo para tal, Joaquim tem de sobra!!! é mais um Sem-Tocha deste estado, e do Brasil.

 

ver

Mais um olímpico sem tocha: China do Handebol, POR KÁTIA RÚBIO

Tocha Olímpica em Imperatriz

CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA EM SÃO LUIS – QUEM SÃO?

Joaquim Cruz empresta tocha a atletas esquecidos pela Rio-16 no revezamento, por Daniel Brito

OS SEM-TOCHA: campanha para que os Atletas Olimpicos maranhenses carreguem a Tocha no Maranhão!!!

 

OS SEM-TOCHA

 

SEMDEL: CONDUTORES DA TOCHA.

SOU UM DOS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA…

CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA EM SÃO LUIS – QUEM SÃO?

 

 

Pois bem, comecei uma campanha para ver se, ao menos, os Atletas Olímpicos maranhenses pudessem ser convocados para carregar a Chama Sagrada, e ao que parece, sem qualquer efeito, até o momento…

 

Falei ao Joaquim que mesmo Dimas poderia correr o risco de não ser um dos condutores; Denise veio até minha casa, ontem, pedindo-me que a orientasse como fazer a confirmação e pedindo um currículo resumido do Dimas, para enviar ao Comitê Rio 2016. Disse-me que Dimas recebera o convite, mas que não respondera se aceitava a indicação e nem enviara a documentação necessária… encarregou uma pessoa de, ao receber as ‘dicas’ e o curriculo resumido do Dimas, para ver se ainda daria tempo…

Joaquim queria saber como fui escolhido. Falei que sou um dos convidados/indicados pela NISSAN. Que recebera uma correspondência, eletrônica, com um cirruculo meu anexo, dizendo que fora selecionado para os representar na Condução da Tocha, devido ao meu trabalho em prol da educação física e dos esportes em Imperatriz… respondi que aceitava, com orgulho, e em seguida, respondi ao questionário, com meus dados e correção de meu curriculo… entraram em contato, dizendo que me qualifica também para São luis, e como residia em São luis, se não aceitava conduzir aqui, para evitar gastos de deslocamento até Imperatriz…

Aceito a indicação, preenchido os formulários, encaminhada a documentação solicitada, em seguida recebi correspondência do COMITÊ RIO 2016 falando de que fora indicado pela NISSAN, e se aceitava a indicação para ser um dos 12 mil condutores, e que deveria fazer a opção pela cidade: São Luis, Imperatriz, e agora Barreirinhas, e que só poderia ser uma… optei por São Luis, conforme sugestão deles… e que deveria mandar a documentação e o aceite, agora para o Comitê Rio 2016, o que fiz… Confirmada minha participação, então…

Da conversa com Joaquim, este quis entender como era a seleção. Falei que haviam três patrocinadores: Bradesco, Coca-Cola e Nissan; e três formas de indicação: (a) escolha, por parte dos patrocinadores de pessoas com um trabalho relevante – Brasil, Estado e/ou Município, meu caso!!! -; (b) inscrição, num endereço de um dos patrocinadores, por parte do interessado, contando porque deveria ser escolhido como Condutor; (c) indicação por alguma pessoa, contando o histórico de vida do indicado.

Nos dois ultimos casos, uma Comissão analisa o curriculo e faz a indicação – se aceita, se sim, a documentação para o patrocinador, para justificar a sua indicação ao Comitê, e dai a indicação… começa tudo de novo: o Comitê entra em contato, falando da indicação, se aceita e a documentação necessária, a ser enviada…

Existe ainda a indicação por parte da UNICEF, do próprio Comitê Rio 2016, e dos órgãos responsáveis pelo esporte nos diversos estados e cidades, no caso, as secretarias de esportes e as federações esportivas…

O Comitê Rio 2016 fez várias indicações, em especial para as cerimônias de recebimento da tocha na Grecia, sua condução pela Europa, até seu recebimento no Brasil… e claro, no dia da abertura; os demais, a cargo dos patrocinadores… e muitos esquecimentos!!!

Aqui, no Maranhão, só sabemos de três: eu, indicado pela NISSAN, pelo meu trabalho em prol do esporte em Imperatriz, em barreirinhas e no Maranhão, por merecimento – desculpem o orgulho pelo fato!!! -, o Mesquita, indicado pela esposa; o Ribinha, indicado pela esposa; claro que têm, ambos, currículo suficiente para ser Condutor, como atletas que foram, dirigentes que são, e a grande contribuição para com o Atletismo maranhense… 10 indicados pela SEMDEL, dentre as crianças e atletas envolvidos em seus programas sociais esportivos… parece-me que um outro atleta do karatê… e só esses conhecemos. Segredo guardado a sete chaves…

Joaquim falava que mereciam, além de Dimas, o Cláudio Vaz; disse que sabia da situação de Dimas, mas não sabia de Cláudio Vaz… Mesquita trabalha na SEDEL, e lá ninguém informa quem indicou ou quem foi indicado… Segredo absoluto… sabe-se que em algumas cidades, os indicados foram pessoas sem quaisquer relação com o esporte – vide Zezé de Camargo e Luciano, repórteres e apresentadores da Globo, esquecendo-se por exemplo, de William Waak, que foi da seleção brasileira de handebol…

Pois é, dia 12 de junho em São Luis TOCHA OLIMPICA 2016dia 13, em Barreirinhas – ainda não consegui saber quem são os condutores…

dia 14, em Imperatriz – só sei do prof. Ribeirinho… e mais ninguém…

Em principio, aqui em São Luis seriam 140 condutores, agora já se fala em 143… minha mulher estava em uma Universidade de Estado, resolvendo um problemas, quando o Reitor estava esbravejando que ele gostaria de conduzir a tocha e não fora convidado, logo ele… e que queria que alguém tomasse providencias para que ele fosse um dos condutores… minha mulher comentou, com a funcionária que a atendia, que eu seria um dos condutores: meu marido conduzirá a tocha, disse ela. Para que? a funcionária, revoltada, perguntou: e quem é o seu marido para conduzir a tocha? se o Reitor nem foi convidado para isso… e indignada continuou falando sobre o assunto… pois é… quem sou eu? um dos condutores…  pois tenho uma contribuição, e vasta… e quem é o reitor? o que fez? qual a sua contribuição para os esportes do Maranhão?

Pois é, Quincas amigo, sua modestia o impediu se se candidatar; sua honestidade o impediu de trabalhar por uma indicação, talvez lembrando que nossos dirigentes se lembrariam dos benfeitores do esporte maranhense? nem mesmo os nossos Olimpicos foram lembrados!!!! e tenho certeza, Joaquim, voce merecia estar na condução da tocha… mais um sem-tocha!

 

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.