Será nesta próximia quarta-feira a Palestra que ministrarei no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, abordando o tema Cronica da Capoeiragem - será às 17:30 horas.

O IHGM fica na Rua de Santa Rita, 230 - ultimo andar...

“UMA RAIZ DA CAPOEIRA É A RINGA-MORINGUE MALGACHE?”   

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ

Mestre em Ciência da Informação

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão/Brasil

vazleopoldo@hotmail.com

E. JAVIER RUBIERA CUERVO

Técnico Especialista en Electricidad y Electrónica

Presidente de FICA/Espanha

www.capoeira-fica.org

RESUMO

Busca-se a ancestralidade da Capoeira, comprovada africana não apenas pelo perfil étnico predominante dos capoeiras brasileiros do passado, mas, sobretudo, pela existência na África, de práticas similares, como o Moringue no Oceano Índico – Ilha de Reunião, Madagascar, Moçambique etc.

HIPÓTESIS DE LA PESQUISA (RUBIERA CUERVO, 2009)

 

A - Jogo Malayo - Bersilat versión demostración (técnica de malicia)
Lucha Malaya-Bersilat versión lucha-del juego malicioso a la Lucha (versión lucha) 

B - Jogo Malgache (Hablar de malgaches es hablar de malayos, primeros habitantes de Madagascar (Lucha Diamanga, Ring-Morainguy afro-malgache-Bantú). 

C - Jogo de Angola - Moringue Malgache versión demostración (mantenida por Pastinha) e o jogo dos bosquimanos ao suL de angola  

D - Jogo de Regional - Moringue Malgache versión Lucha como escisión del Moringue Malgache promovida por Bimba por influencia de Cisnando (jiu-jitsu) buscando una Lucha Brasileña sin tener en cuenta el Fair Play. 

E - Jogo da Capoeira Deportiva: Rescate de la versión Juego de las dos técnicas ancestrales del Bersilat teniendo en cuenta el Fair Play. Recordando palabras de Cajiquinha” la capoeira no tiene fín hasta que no esté deportivizada”.


Ao longo dos séculos a diversidade cultural da Ilha de Reunião possibilitou a emergência de um esporte moderno, o “moring”, primo da Capoeira brasileira, tendo como origem comum a África, entendida como uma tradicional dança de guerra e arte marcial, tendo como antepassado a dança fabulosa “Combat” das Ilhas Reunião, Madagáscar e África.

 

Para SUDEL (2004) “El moring: una capoeira criolla - El moring, arte marcial practicado todavía en Madagascar (moraingy), Comoras (mrengué), Mayotte, La Reunión y África, llegó a las islas del Océano Índico con los esclavos africanos y malgaches. Pariente cercano de la capoeira brasileña, el moring permitió a los esclavos reestructurar sus vidas y resistir a la opresión cultural colonial. La supervivencia de este rito ancestral recuerda a diario la extraordinaria riqueza de la cultura creole de los esclavos negros de las islas del Océano Índico.” (grifo nosso)

 

Aceitamos, para este estudo o que afirmam Adid (2009) e Luiz Renato Vieira (1998) que antropólogos, como Herskovits, têm apontado para a existência de “danças de combate” que trazem semelhanças com aquilo que conhecemos hoje como capoeira, não só na África - como o Muringue, em Madagascar -, como também em vários pontos da América, nos locais em que a diáspora negra se instalou. Relatos sobre o Mani em Cuba, e a Ladja na Martinica são dois exemplos dessas práticas. Sobre a Ladja, Vieira mostra a impressionante semelhança com a capoeira, verificada não somente do ponto de vista da execução de movimentos e golpes, como, o que é mais importante, o fato de congregar aspectos lúdicos, musicais (pratica-se ao som de atabaques) e de combate corporal.

Marcel Mauss: “Tudo são misturas, misturam-se as almas nas coisas, misturam-se as coisas nas almas, e é assim que as pessoas e as coisas misturadas saem cada qual de suas esferas e se misturam”.


Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 26 de Abril de 2010 às 17:16.

Será nesta próxima quarta-feira, 28/04,  a Palestra que ministrarei no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, abordando o tema Cronica da Capoeiragem - será às 17:30 horas.

O IHGM fica na Rua de Santa Rita, 230 – ultimo andar…

“UMA RAIZ DA CAPOEIRA É A RINGA-MORINGUE MALGACHE?”   

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ & E. JAVIER RUBIERA CUERVO 

RESUMO – Busca-se a ancestralidade da Capoeira, comprovada africana não apenas pelo perfil étnico predominante dos capoeiras brasileiros do passado, mas, sobretudo, pela existência na África, de práticas similares, como o Moringue no Oceano Índico – Ilha de Reunião, Madagascar, Moçambique etc.

HIPÓTESIS DE LA PESQUISA (RUBIERA CUERVO, 2009)

A – Jogo Malayo – Bersilat versión demostración (técnica de malicia)
Lucha Malaya-Bersilat versión lucha-del juego malicioso a la Lucha (versión lucha) 

B – Jogo Malgache (Hablar de malgaches es hablar de malayos, primeros habitantes de Madagascar (Lucha Diamanga, Ring-Morainguy afro-malgache-Bantú). 

 C - Jogo de Angola – Moringue Malgache versión demostración (mantenida por Pastinha) e o jogo dos bosquimanos ao suL de angola  

D – Jogo de Regional – Moringue Malgache versión Lucha como escisión del Moringue Malgache promovida por Bimba por influencia de Cisnando (jiu-jitsu) buscando una Lucha Brasileña sin tener en cuenta el Fair Play. 

E – Jogo da Capoeira Deportiva: Rescate de la versión Juego de las dos técnicas ancestrales del Bersilat teniendo en cuenta el Fair Play. Recordando palabras de Cajiquinha” la capoeira no tiene fín hasta que no esté deportivizada”.

Ao longo dos séculos a diversidade cultural da Ilha de Reunião possibilitou a emergência de um esporte moderno, o “moring”, primo da Capoeira brasileira, tendo como origem comum a África, entendida como uma tradicional dança de guerra e arte marcial, tendo como antepassado a dança fabulosa “Combat” das Ilhas Reunião, Madagáscar e África.

Para SUDEL (2004) “El moring: una capoeira criolla – El moring, arte marcial practicado todavía en Madagascar (moraingy), Comoras (mrengué), Mayotte, La Reunión y África, llegó a las islas del Océano Índico con los esclavos africanos y malgaches. Pariente cercano de la capoeira brasileña, el moring permitió a los esclavos reestructurar sus vidas y resistir a la opresión cultural colonial. La supervivencia de este rito ancestral recuerda a diario la extraordinaria riqueza de la cultura creole de los esclavos negros de las islas del Océano Índico.” (grifo nosso)

Aceitamos, para este estudo o que afirmam Adid (2009) e Luiz Renato Vieira (1998) que antropólogos, como Herskovits, têm apontado para a existência de “danças de combate” que trazem semelhanças com aquilo que conhecemos hoje como capoeira, não só na África – como o Muringue, em Madagascar -, como também em vários pontos da América, nos locais em que a diáspora negra se instalou. Relatos sobre o Mani em Cuba, e a Ladja na Martinica são dois exemplos dessas práticas. Sobre a Ladja, Vieira mostra a impressionante semelhança com a capoeira, verificada não somente do ponto de vista da execução de movimentos e golpes, como, o que é mais importante, o fato de congregar aspectos lúdicos, musicais (pratica-se ao som de atabaques) e de combate corporal.

Marcel Mauss: “Tudo são misturas, misturam-se as almas nas coisas, misturam-se as coisas nas almas, e é assim que as pessoas e as coisas misturadas saem cada qual de suas esferas e se misturam”.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 26 de Abril de 2010 às 17:17.

Tentei mandar as fotos e gravuras, mas não passa...

Leopoldo

Por Luis Lopez
em 6 de Setembro de 2010 às 13:17.

Antes de ler este artigo, já havia notado semelhanças entre o Silat e a Capoeira, e devido a estas é fácil entender a confusão que fazem a respeito de alguns filmes tailandeses,

Ao ver o filme “The Protector” (Tom-Yum-Goong) com Tony Jaa, muita gente (não só brasileiros) associou o estilo dele à Capoeira, por que ele usa acrobacias, saltos mortais e golpes que não vemos num fil                me de kung-fu por exemplo.

Este filme às vezes é confundido com o “Ong Bak 2”, numa cena deste filme o personagem derruba meia dúzia estando deitado no chão usando só golpes com as pernas.

Alguns desses golpes são semelhantes aos da Capoeira . A informação de que Tony Jaa lutaria Capoeira se espalhou pela internet.

Mas numa entrevista concedida a um site, Ele não cita Capoeira entre os estilos que pratica, e da a entender que não a conhecia antes de ver o trabalho de Lateef Crowder, quando procurava atoreslutadores para seu filme.

Ele diz praticar entre outros estilos, o Silat e o Muay Boran. Muay Boran (que tem raízes na Malásia) é a forma antiga de luta tailandesa antes de ser adaptada para campeonatos e vir a se chamar Muay Thay.

De qualquer forma, em algumas cenas parece que estamos vendo Capoeira empregada de forma cinematográfica, o que leva a imaginar que além de um esporte e defesa pessoal, a capoeira poderia render bons filmes de artes marciais.

Entrevista: http://www.tonyjaa.org/articles/eurasie1205.shtml

 

Por Alex José Soares
em 24 de Outubro de 2010 às 10:51.

Por conhecidencia ou não, para personificar o personagem Baraka do game Mortal Kombat ao qual se atribui o estilo Silat, escolheram o capoeirista Lateef Crowder!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.