Com a autorização do Sérginho, compartilhamos com todos os Capoeiras desta lista de discussão o diálogo/debate que vimos tratando acerca da Punga dos Homens dentro do Tambor de Crioula/Crioulo, e sua relação, ou não, com a Capoeira ancestral do Maranhão - a Capoeira maranhense!!!
 

  Date: Sun, 27 May 2012 15:42:14 -0700
From: servodacosta@yahoo.com.br
Subject: RE: ATLAS DO ESPORTE - PUNGA DOS HOMENS
To: vazleopoldo@hotmail.com

Caro Prof Leopoldo.

Perdoe-me, antes não haver repondido. Viagei, mais Marco e Alberto, o cinegrafista do evento, para filmar uma festa de Tambor de Crioula em Miranda do Rosário, comunidade de seu Zé Ribeiro.

Ficamos impressionados com a força do TC por lá, que começou umas 20 e 30 de sexta-feira (25 de maio) horas e só parou às 7 da manhã do dia seguinte, sem cair o ritmo. "Pessoal" se entrega de forma muito intensa para a brincadeira. Cantador por lá só tem de dois tipos, o canário e o analfabeto, um esculachando o outro.

Filmamos tudo. A punga dos homens, ficou um pouco a desejar, porque o tambor foi realizado num terreiro de cimento, porque tinha que ser feito em frente a uma igrejinha.

Mas, valeu à pena ficar acordado. Interessante perceber que os homens não somente pungam uns com os outros, eles também gostam de dançar e realizar incrementações dentro do ritmo, principalmente com as tambozeiras. A roda existe, mas o círculo bem definido some. Na hora comentei com o Marco: "A roda se mistura". Marco respondeu: "Mas ela está aí". Bem verdade!

O fato é que até umas três da manhã. observamos poucas derrubadas porque eles não queria se machucar no chão de cimento. Ficavam apenas nos bates coxas. Vez por outra, alguém ia ao chão. Mas, depois das três da matina, o bicho pegou (e o conhaque também). Esses homens não quiseram mais saber de nada, começaram a se derrubar de uma forma alucianda, se jogavam uns em cima dos outros e dando muita risada. negócio doido e muito bacana.

O fato é que filmamos tudo para o dvd, que virá. Tem muita coisa de cantoria, de desafio, de beleza, de entrega no toque de rodada, de devoção...

Bom, quando ao mestrado, penso em fazer alguma coisa em relação a Capoeira do Maranhão, acho que está na hora. Pensei em primeiro concorrer no edital do curso de Ciencias Sociais, agora penso no Mestrado de História. Penso sim, no mestrado.

Quanto a inserção de nossos debates nas listas de discussão, acho bastante proveitoso, não me incomodo de maneira nenhuma. Acho que a troca de idéias enriquece a quem dela participa.

Abraços.

 

Sergio Luis Aguiar da Costa - Sergio Capoeira
Licenciatura Plena em Educação Física, Especialista em Docência do Ensino Superior e Artista Popular
(98) 8847 1572 e (98) 3236 5030
São Luís - Maranhão - Brasil



--- Em qui, 24/5/12, Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com> escreveu:

De: Leopoldo Gil Dulcio Vaz <vazleopoldo@hotmail.com>
Assunto: RE: ATLAS DO ESPORTE - PUNGA DOS HOMENS
Para: "CAPOEIRA - Sergio Luis Aguiar da Costa" <servodacosta@yahoo.com.br>
Data: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012, 15:48

Serginho,
 
Compartilho a resposta a sua emsnageme eletronica com os demais, se me permite - e já o fazendo.
 
Obrigado pelo material; aguardo as fotos, então, que o espanhol fez, para as comparações...
 
Leopoldo
 
 
     
 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.