PEQUENO MANUAL DE ESTILO PARA A INTERNET NOS JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016.

 

1- Os atletas paralímpicos não são super-heróis já que não possuem super poderes.
2- Eles são atletas de alto rendimento e os melhores do mundo em suas classes, modalidades e provas. Eles podem ser, contudo, heróis do esporte em seus respectivos países
3- Não utilizem o termo “amigos paralímpicos”, muito menos “amiguinhos paralímpicos”. Lembrem-se sempre que infantilizar as pessoas com deficiência é uma forma de expressar um estigma.
4- Também não utilizem diminutivos, por exemplo “ceguinhos”. Eles pode responder que “ceguinho é a mãe, ou, ainda pior, podem dizer que “ceguinho” é uma determinada parte da anatomia da genitora de quem assim os chama.
5- Lembrem-se sempre que eles são atletas que dedicaram muito tempo e esforço para conseguirem suas marcas, índices e a sua classificação para esses Jogos Paralímpicos.
6- Podem utilizar o termo cego sem melindres. Os atletas com deficiência visual podem ser cegos ou pessoas com baixa visão. Por exemplo, o futebol de 5 é uma modalidade exclusiva para atletas cegos, exceto o goleiro que possui visão normal. No judô e no goalball competem atletas cegos e atletas com baixa visão (visão residual). No judô os atletas cegos possuem círculos vermelhos em seus quimonos. No goalball e no judô os atletas cegos e os de baixa visão competem juntos, sem divisão por classes oftalmológicas.
7- No atletismo, nas provas de pista e rua, os atletas cegos são classificados como T11. Aqueles com baixa visão têm a classificação de T12 e T13 de acordo com a sua acuidade visual e/ou campo de visão. Ainda no atletismo, segundo os mesmos parâmetros eles são classificados como F11, F12 ou F13 em todas as provas de campo.
8- Na natação, seguindo os mesmos critérios, os atletas com deficiência visual são classificados de S11, S12 e S13, enquanto os atletas com deficiência física são classificados de S1 a S10.
9- Evitem utilizar expressões que denotem espanto quando as grandes performances esportivas se apresentarem. Isso pode reforçar o preconceito que liga as deficiências à incapacidade.
10- Nos Jogos Paralímpicos os atletas são divididos em três grupamentos: atletas com deficiência visual, atletas com deficiência física e atletas com déficit cognitivo. Estes últimos competem somente no atletismo e na natação onde são classificados como F ou T20 e S14, respectivamente.
11- O grupamento de atletas com deficiência física compreende aqueles com lesões medulares, sequelas de poliomielite, spina bífita e outras patologias da coluna vertebral, amputados, atletas com nanismo, com mal formações congênitas (é isso mesmo sem variação para o plural) e atletas com paralisia cerebral. Lembrem-se que a paralisia cerebral é uma deficiência física e não pressupõe qualquer déficit cognitivo.
12- Evitem a repetição e o exagero na utilização de termos como: superação, isso é incrível, só vendo para crer, impossível, que coisa maravilhosa, emocionante, formidável, magnífico, que coisa linda etc.
13- Enfim, veremos atletas de alto rendimento, os melhores do mundo. Eles chegaram até os Jogos Paralímpicos Rio 2016 com muita dedicação, treinamento, foco, força de vontade e o apoio e trabalho de uma grande equipe multidisciplinar, igualzinho àqueles atletas olímpicos que nos deixaram há pouco.

 

Felizes e Alegres Jogos Paralímpicos Rio 2016 !!!!

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.