Começo do mes, avisei que estaria fora uma semana, convidado que fui pela Profa. Ivone Reis Nunes, atual Secretária de Educação de Barreirinhas. Iniciaria a Semana Pedagógica, e estava com dificuldades com o planejamento da disciplina Educação Física…
Fui. Ouvi as dificuldades. Fiz minha proposta de trabalho com os professores; aceita, passei tres dias reunido com os 25 professores – nem todos participaram de toda a programação; os abaixo-relacionados foram até o seu final.
Após as ponderações, duas questões orientaram o trabalho: qual educação física temos? e após alguns estudos – sim, as aulas foram teóricas, afinalo estavamos no planejamento… refiz a pergunta: qual educação física queremos?
Em resposta, elaboração da Proposta Pedagógica da disciplina Educação Física para a escola “x”. Cada um fez a sua proposta, para a escola a que estava designado, para ser apresentado à direção, e inclusão no Projeto Politico Pedagógico – PPP.
Estudam0s os PPP de algumas escolas. Concepção de ensino diferentes. Qual a concepção de ensino a ser adotada pela educação física, sem ferir o da escola? essa a principal preocupação…
De uma reunião no ultimo dia com a Profa. Ivone, disse aos professores que aguardava, da parte deles, uma proposta a ser seguida pela Secretaria de Educação. Passaram a elaborar uma proposta para todo o Municipio. Guardadas as caracteristicas de cada escola, já expressas na proposta que haviam elaborado…
Ontem, recebi a minuta da proposta, para análise. É a que compartilho com voces. Sem correções, e dentro daquiloo que discutimos. Já passei a eles que está correta, pois somente eles sabem o que é melhor para a educação física de Barreirinhas, pois são eles os encarregados de sua execução, e sabem dos probloemas do dia-a-dia de suas escolas…
INTRODUÇÃO
Educação Física é e sempre foi uma disciplina preocupada na formação da criança e do jovem de forma integral-corpo, mente e espírito com o pleno desenvolvimento da sua personalidade. Ela sempre vem contribuindo com a educação intelectual e educação moral.
Atualmente o currículo escolar obedece aos critérios de divisão do conhecimento que predomina a ciência moderna. Junto com a geografia, historia matemática, etc. Que correspondem às áreas do saber cientifico que se desenvolveram de formas especializadas e tem seus alicerces em um modelo de ciência que também se moderniza há alguns séculos. A educação física hoje ocupa um lugar de incômodo na escola, o que leva ao questionamento tanto dela própria como da educação escolarizada e suas finalidades.
Nesse contexto é comum que a tradição educacional tenha entendido a educação física como apenas uma atividade complementar e relativamente isolada nos currículos escolares, às vezes com objetivos determinados de fora para dentro como: preparação física, iniciação esportiva, etc.
Essa concepção demonstra hoje sinais de enfraquecimento, como observamos na atualidade que sua ascensão no campo do desenvolvimento da cultura corporal e esportiva vem sendo um dos maiores fenômenos que potencializam os meios de comunicação de massa e a economia.
O esporte, as ginásticas, as danças e as aptidões físicas tornam-se, cada vez mais produto de consumo que é amplamente divulgado a um grande público através de jornais, revistas, rádios e TVs que distribuem idéias e conhecimentos sobre a cultura corporal de movimentos e esporte. Onde muitas produções são dirigidas a um grande e diverso número de pessoas (crianças, jovens e adultos) e suas informações tem sempre realizações de práticas corporais focando áreas da saúde e do bem estar, com objetivos direcionados ao rigor técnico cientifico de forma aceitável.
Nessa visão somos todos consumidores, praticantes ou telespectadores dos esportes praticados em estádios ou quadras.
FINALIDADES DA EDUCAÇÃO FISICA
Hoje a concepção de educação física vem assumindo um dos seus principais objetivos que é formar cidadãos que sejam capazes de se posicionarem criticamente diante das novas formas, de cultura corporal de movimentos e esporte. Mas para isso acontecer é preciso que as escolas de forma geral devam se equipar em estrutura para o pleno desenvolvimento do seu trabalho.
A educação física a cada dia vem trabalhando de forma inclusiva e plural, onde os alunos serão instrumentalizados para usufruir das atividades físicas, esportivas e aptidão física, ganhando mais qualidade de vida.
O professor tem a tarefa de proporcionar uma educação física onde sua clientela seja transformada em verdadeiros e ativos praticantes das mais diversas atividades expostas pelo educador dentro de seus planejamentos e facilitando um maior aproveitamento possível.
Portanto, esse é um processo com objetivos específicos que tem seus níveis de desenvolvimento às características e interesses dos alunos.
Tabela demonstrativa da carga horária anual do ensino fundamental da disciplina na educação física
2° Ano – 3° Ano – 4° Ano – 5° Ano – 6° Ano – 7° Ano – 8° Ano – 9° Ano
03 90 – 03 90 - 03 90 - 03 90 - 03 90 - 03 90 - 03 90 - 03 90 -
Os Ciclos da Educação Física
1° Ciclo Responsabilidade da
2° ao 3° ano regente de sala com
Do Ensino Fundamental. brincadeira e recreação.
2° Ciclo Jogos pré-desportivos
4° ao 5° ano com o professor específico da área
Do Ensino Fundamental de Educação Física.
3° Ciclo Iniciação esportiva
6° ao 7° ano com o professor específico da área
Do Ensino Fundamental de Educação Física
4° Ciclo Esportes Escolares
8° ao 9° ano com o professor específico da área
Do Ensino Fundamental de Educação Física
METODOLOGIA
São responsabilidades do professor de educação física viabilizar estratégias de ensino que sirvam de aproximação do aluno às atividades físicas e do esporte com apresentação de jogos de expressão corporal,jogos simbólicos,jogos rítmicos,exercicios em dupla,trios,grupos com ou sem material, jogos pré-desportivos,gincanas,campeonatos e festivais. A esse conjunto vem somando meios que promovam discussões sobre temas da atualidade ligados á seus conteúdos escolares ( leitura de textos,dinâmicas de discussão em grupos com auxilio de jornais, revistas e vídeo/TV,etc.).
Portanto, com esses métodos a educação física vai construir uma metodologia de ensino singular com a familiarização com outras disciplinas, favorecendo o campo de aprendizagem do aluno de forma afetiva, social e motora.
PRINCIPIOS METODOLOGICOS
Principio da inclusão
Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar a inclusão de todos os alunos
Principio da diversidade
A escolha de conteúdos deve incidir sobre a totalidade de movimentos corporais, incluindo jogos,esporte,atividades expressivas e danças, ginásticas e praticas de aptidão física, com varias combinações.
Principio da adequação de aluno
Esse processo em todas as fases deve-se considerar as características, habilidades e interesses do aluno.
AVALIAÇÃO
Como toda avaliação tem suas dificuldades a de educação física não poderia ser diferente aos demais componentes curriculares, mas apresenta suas particularidades. Em primeiro lugar a avaliação deve servir de apoio para ação pedagógica docente e não se restringir apenas para a atribuição de conceitos. Ela será considerada em sua totalidade e não deve ser isolada dos outros processos educativos.
Sendo assim deverá seguir os meios recomendados:
*Avaliação deve ser continua nas suas primeiras fases do diagnóstico de forma formal e somativa.
*Avaliação deve englobar os conhecimentos cognitivos, aspecto emocional, social e motor.
*Avaliação deve destacar as habilidades básicas, ao jogo, esporte e práticas de aptidão física
*Avaliação deve referir-se a qualidades de movimentos apresentados pelo aluno e aos conhecimentos a ele relacionados.
Com esse processo avaliativo se faz necessário que a avaliação inclua ao longo do ano, varias estratégias e sempre informando ao aluno em que momento o mesmo será avaliado de forma formal (aptidão física, habilidades, destreza, etc.) ou através de conteúdos explicitados e apresentados em aulas teóricas na sala de aula.
CONCLUSÃO
Então concluímos que a disciplinas de educação física juntamente com seus professores precisam aprofundar-se teoricamente para justificar ao público escolar e a sociedade que em um curto espaço de tempo e se suas reivindicações forem atendidas, estarão aptas a proporcionar uma melhor relação teórico-prático pedagógico, transparecendo novos modelos de estratégias, metodologias, conteúdos, para que a educação física siga somando na formação integral das crianças e jovens.
Elaboradores da Proposta Pedagógica de Educação Física e Esportes para as Escolas do Município de Barreirinhas
Nº NOME ASSINATURA
01 DION CARLOS VILAS BOA GARCIA
02 EDI DA SILVA SILVEIRA
03 ERNESTO ROCHA DIAS
04 GEOVANILSON ROCHA FARIAS
05 JAQUELINE MARREIROS DIAS
06 JOALISON SOUSA SILVA
07 JOCELMO SOUSA SILVA
08 JONAS SILVEIRA SILVA
09 JONES SOUSA MONTELE
10 JOSÉ ALFREDO MEDEIROS BATISTA
11 JOSÉ DOMINGOS CARVALHO SILVA
12 JOSÉ MARIA DINIZ ARAÚJO
13 KATIA SANTOS SILVA
14 KATIANE SANTOS SILVA
15 MARIA DA SOLEDADE NEVES CANAVIEIRA
16 MARIA JOSÉ LISBOA DINIZ
17 MERVAL SILVA COSTA FILHO
18 RAIMUNDO NONATO SILVA DE OLIVEIRA
19 VALDEMILSON NEVES SOUSA
Barreirinhas MA, 14 de fevereiro de 2011
qui, 24/02/11 por leopoldovaz | categoria Educação, Educação FísicaComentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Fevereiro de 2011 às 18:45.
Olá Leopoldo,
Gostei muito de sua participação e transparência em Barreirinhas. Pretendo imiscuir-me com os professores e aprender com eles. Sua participação foi exemplar num momento em que todos precisamos de decisões, não importa se estaremos errando. O pior seria não tentar. Aliás, todo aprendizado é constituído de muitos erros e, a partir deles, conseguimos progredir em qualquer área.
Estive há algum tempo na cidade, visitava os Lençóis, e na travessia do rio Preguiça deparei-me com jovens colegiais. Enquanto aguardava, conversei com algums deles sobre o ensino e a prática do voleibol na região. Mas pouco ou quase nada me dissseram. Simpatizante do local, espero agora contribuir com algo para que possam se desenvolver com os seus mestres.
Coloco também o www.procrie.com.br à disposição de todos para debatermos assuntos pertinentes. E assim espero dar a minha pequena contribuição. Assim, a primeira ressalva recai no que chamam de Princípio da adequação do aluno, em que se consideram as características, habilidades e interesses do aluno. Estes são temas postados no Procrie exatamente para suscitar discussões e comentários. Espero que os professores expliquem-me como percebem e interpretam estes três elementos constituitivos de cada indivíduo.
Peço também transmitir à Profesora Ivone R. Nunes meus préstimos junto ao Procrie na sua gestão. E muito sucesso nas nossas buscas que, graças a você, todos poderão compartilhar. Obrigado.
Roberto Pimentel.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.