Deu no Jornal Pequeno. Laércio

Pólo UAB e campus da UFMA em Grajaú entram em fase final de construção
7 de maio de 2010 às 15:22

Com um pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em atividade, três cursos pelo PROFEBPAR (Programa de Formação de Professores para a Educação Básica) em fase de matrícula e um campus universitário com obras em andamento, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA atua incisivamente no município de Grajaú, visando expandir o acesso à educação no Estado do Maranhão.

O campus de Grajaú, com inauguração prevista para o mês de novembro, e aulas em funcionamento a partir de agosto, visa atender áreas do centro do Maranhão, onde o município está localizado. Com 120 vagas oferecidas, divididas entre os cursos de Licenciatura em Ciências da natureza, com especialização em Matemática, Física, Química e Biologia; e em Ciências Humanas, com especialização em Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Contando com oito professores já nomeados para lecionar no novo campus, a UFMA tem como meta contratar 20 docentes concursados, até o mês de agosto.

Antes da inauguração, o Reitor Natalino Salgado e sua equipe vão realizar visitas periódicas às obras, para acompanhar a logística do campus, analisando desde a estrutura do prédio à moradia dos professores.

O pólo da UAB, com obras em fase final, será inaugurado oficialmente em junho, mas já está em funcionamento, com o curso de formação de professores, nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas (aula presencial) e em Química (aula semipresencial, com parte lecionada por EaD – Educação á Distância).

A partir do dia 07 de agosto, aos sábados e domingos, funcionarão os cursos presenciais do PROFEBPAR, com quatro professores, até o mês de novembro, onde 241 vagas foram ofertadas, via Plataforma Freire, e 154 preenchidas, distribuídas nas duas turmas de 1ª licenciatura em Pedagogia 1; e duas turmas de 2ª licenciatura, uma em Educação Física e outra em Física. No próximo dia 15, o processo de inscrição entra em sua fase final, onde os alunos confirmarão as matrículas feitas entre os meses de fevereiro e março deste ano, e se reúnem em palestra para conhecerem os ideais do projeto e seus métodos de ensino.

Em reunião com o Reitor da UFMA, Natalino Salgado, a assessora de interiorização, Cenidalva Teixeira e seu assessor de planejamento, Cleuton Machado, o Prefeito de Grajaú, Merçial Lima, avaliou a importância da implantação da UFMA em seu município: “Manifesto a minha alegria da inserção da UFMA no município de Grajaú, pois educação é o legado mais importante a ser deixado para a população local e dos municípios vizinhos”. (Da Ascom / UFMA)

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/5/7/polo-uab-e-campus-da-ufma-em-grajau-entram-em-fase-final-de-construcao-143691.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.