JOGO DAS ARGOLINHAS – PRIMEIRO ESPORTE PRATICADO NO MARANHÃO (POR BRANCOS…) O Joaquim Haickel me pediu para dar uma revisada nos apontamentos sobre a introdução do esporte, lazer e educação física no Maranhão. Ofereci, para publicação, o Atlas do Esporte no Maranhão, que tenho já bem adiantado, porém inconcluso. É trabalho para uma vida, pois a medida em que os acontecimentos esportivos se sucedem, o Atlas deve ser atualizado.

Assim, deverá ser formado um banco de dados, na SEDEL, e lá depositado essas informações…

A propósito, esta semana consegui chegar à leitura do livredo editado pelo Vavá Melo, que nos traz de João Climaco Lobato : “Mistérios da Vila de São Bento“, romance publicado no formato de folhetim no Jornal Porto Livre, no. 50, terça-feira, 5 de agosto de 1862; apresente edição é da Academia Sambentuense, 2012, que às páginas 40:

Bom tempo era esse, em que o homem idoso de mistura com o mancebo, montando um fogoso cavalo, corria na arena para tirar a argoloinha, em dias de cavalhada, por ocasião de alguma festividade, sem que o velho sofere quebra na sua dignidade de homem, e nem o moçoo respeitasse menos, pois se assim obrava era por motivo de religião, ante a que todos são iguais”.

João Clímaco Lobato se refere ao Jogo das Argolinhas, realizada em São Bento… Antonio Lopes informava que  ”Foram encontradas provas de que, além de em São Luís, também em Alcântara se realizavam essas cavalhadas, não havendo informações de até quando foram praticadas no Maranhão” .

O Vavá Melo já havia me informado, ainda em 2009, que:

“ Li em escrito do intelectual João Climaco Lobato autor de tantas obras, inclusive o livro “Mistério da Vila de São Bento – (1862), conta que por ocasião da festa de São Roque (povoado de São Bento), os lavradores da região festeiros que eram armavam com antecedência casinhas de palhas em torno do arraial, onde ficava seus familiares. Entre as diversões os senhores em seus cavalos faziamn o jogo das argolinhas. Provavelmente prática feita em Alcântara, donde eram residentes, quase todos ou todos de origem portuguesa. Vou tentar lembrar-me onde li essa informação.”.

 A argolinha é a primeira “manifestação esportiva” praticada por brancos em terras maranhenses, pois possuía caráter competitivo, como registra Frei Manuel Calado (citado por Câmara Cascudo, 1972), referindo-se a mais famosa corrida realizada no Brasil, promovida por Maurício de Nassau, em janeiro de 1641 – ou abril, conforme Marinho (s.d.) -, por ocasião da aclamação de D. João IV. Foi vencida pelos portugueses.

Para Lopes (1975), nesses torneios do tempo colonial os corcéis eram árdegos, de viçosa estampa e traziam arreios de preço. Os cavaleiros e seus ‘peões’ vestiam com esmero trajes de cores vivas e os primeiros, montados à gineta ou bastarda, exibiam a sua destreza na arte nobre de bom cavalgar. Encontramomos, no Maranhão, ainda no Século XVII, como parte da herança cultural portuguesa, além das danças e comédias representadas no adro das igrejas, o entrudo e as cavalhadas, estas sob as formas de encamisadas, do jogo das canas e do jogo das argolinhas.

Em São Luís do Maranhão, a Câmara tinha que mandar celebrar, além da procissão de Corpus Christis, quatro festas anuais: a de São Sebastião em janeiro, a do anjo Custódio em julho, a da Senhora da Vitória em novembro, e a da restauração de D. João IV, chamado especialmente El-rei, em dezembro. Fora essas datas, só se realizavam cerimônias festivas quando assumia um novo governador ou, depois, quando chegava um novo bispo.

Em 1678, D. Gregório de Matos – primeiro bispo do Maranhão (1679-1689) – foi recebido com uma festa. Teve lugar, no adro da igreja, uma comediazinha. Finda ela, foi D. Gregório para a casa de Manuel Valdez, onde, por oito dias consecutivos, ou mais, houve representações de encamisadas a cavalo, danças e outros gêneros de demonstrações de festas e alegria. (MEIRELES, 1977).

A tradição de desfile a cavalo em festas oficiais é imemorial, tendo se tornado indispensável em Roma, durante as procissões cívicas, triunfos e mesmo festividades sacras. Em Portugal, desde velho tempo a cavalhada era elemento ilustre nas festas religiosas ou políticas e guerreiras. Mesmo nas vésperas de São João havia desfile de que fala um documento da Câmara de Coimbra, citado por Viterbo, aludindo em 1464, à cavalhada na véspera de São João com sino e bestas muares. No Brasil aparecem desde o século XVII com as características portuguesas. (CÂMARA CASCUDO, 1972).

Esse autor registra o termo “cavalhada” referindo-se a desfile a cavalo, corrida de cavaleiros, jogo das canas, jogo de argolinhas ou de manilha (CÂMARA CASCUDO,1972). Estes jogos foram um produto do feudalismo e da cavalaria, como afirma Grifi (1989), ao referir-se às atividades esportivas do medievo, período em que os jogos cavalheirescos se destacavam entre as manifestações atléticas e esportivas.

Ao descrever as distrações na Idade Média, Oliveira Marques ensina que, uma vez a cavalo, o nobre medieval podia entrega-se a uma série de exercícios desportivos. Desses, os mais vistosos e conhecidos eram sem dúvida as justas e os torneios, embora seja difícil distinguí-los. Em princípio, a justa travava-se entre duas pessoas, enquanto o torneio assumia foros de contenda múltipla.

No dizer de Grifi (1989), a “giostra” era disputada somente entre dois cavaleiros, diferente do torneio que era combate em times. Eram usadas “armas corteses”, isto é, armas desapontadas ou cobertas por uma defesa. O confronto consistia de uma corrida a cavalo de um contra o outro, lança em riste, com o objetivo de desequilibrar o adversário, melhor ainda, de fazer cair, ao mesmo tempo, cavalo e cavaleiro.

Em torno do século XIV espalhou-se o mau costume de usar lanças ou armas desapontadas. Variante das justas eram as chamadas canas. Em vez de lanças, os jogadores, a cavalo, serviam-se de canas pontiagudas com que se acometiam. O jogo possuía as suas regras, evidentemente muito diferentes das que regiam os torneios. Popularíssimos no fim da Idade Média mostrava-se espetáculo quase obrigatório nos festejos públicos, ao lado das justas e das touradas.

O jogo das canas, de antiga tradição nacional,  continuou em uso, nos séculos XVII e XVIII, com grande aparato e luzimento, quando nele  intervinham pessoas da alta nobreza. Da cavalaria medieval, que durante longo tempo conservou a tradição dos exercícios viris da antiga efebia e cuja decadência foi um dos consectários do aperfeiçoamento das armas, ficou em Portugal, de onde veio para o Brasil com os primeiros Governadores, o gosto pelo jogo das canas.

As cavalhadas constituíram nos tempos coloniais e no Império um atraente exercício. Embora quase privativo dos jovens afortunados. Ao povo habituado à pasmaceira elas valeram por oferecerem espetáculos ou, como Fernando Azevedo escreveu, ‘memoráveis torneios de  opulência aristocrática’.

Será preciso distinguir as cavalhadas que os mancebos ricos disputavam daqueles outros jogos que no Rio de Janeiro foram conhecidos como o jogo das manilhas e em tantos outros cantos do país com o jogo das argolinhas.

A argolinha é encontrada desde o século XV em Portugal e, de acordo com Grifi (1989), a corrida dall’anello – corrida do arco – consistia de corrida a cavalo, lançado a galope, durante as quais os cavaleiros deviam enfiar a lança ou a espada em um arco suspenso. Vencia quem conseguia enfiar o maior número de arcos.

No Brasil, desde o século XVI se corre a argolinha, e chegou a estender-se até meados do século XIX. Marinho (s.d.) refere-se à uma cavalhada realizada em abril de 1641, no Recife. Portugal estava sob o domínio da Espanha e esta em guerra com a Holanda. Os holandeses haviam invadido o Brasil quando sobreveio a trégua entre estes e os espanhóis, a qual, naturalmente, se estendeu às colônias. Para festejá-la, foram organizados torneios eqüestres em que portugueses e brasileiros competiram contra holandeses. Já Câmara Cascudo (1972) registra uma encamisada realizada em março desse mesmo ano, no Rio de Janeiro, por ocasião da aclamação de D. João IV.

BIBLIOGRAFIA

CÂMARA CASCUDO, Luís da. DICIONÁRIO DO FOLCLORE BRASILEIRO. 3a. ed. atual. Rio de  Janeiro : Tecnoprint, 1972.

GEBARA, Ademir. Considerações para a história do lazer no Brasil. in BRUHNS, Heloísa Turini. (org). Introdução aos estudos do lazer. Campinas : Unicamp, 1997, p. 61 -81

GEBARA, Ademir. “O tempo na construção do objeto de estudo da história do esporte, do lazer e da educação física”. Grupo de História da Educação Física, Esporte e Lazer, FEF/UNICAMP.       < http://www.unicamp,br/fef/gehefel/texto-Gebara-2.txt. >. (26/06/98).

GRIFI, Giampiero. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE. Porto Alegre : D.C.       Luzzatto,  1989.

Le GOFF, Jacques. História e memória. Campinas : Unicamp, 1992

LOPES, Antônio. Meios de transporte na ilha de São Luís. in LOPES, Antônio. DOIS ESTUDOS MARANHENSES. São Luís : Fundação Cultural do Maranhão, 1975, p. 45-58.     

MARINHO, Inezil Penna. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL. São Paulo : Cia. Brasil Ed.(s.d.).

MEIRELES, Mário M. HISTÓRIA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. São Luís : UFMA/ SIOGE, 1977.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Primeiras manifestações do lúdico e do movimento no Maranhão Colonial. in SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XVIII, São Caetano do Sul-SP, outubro de 1992. ANAIS …  São Caetano do Sul :  CELAFISCS : UNIFEC, 1992, p 27.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Primeiras manifestações do lúdico e do movimento no Maranhão Colonial in       CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, VIII, Belém-Pa, setembro de 1993. ANAIS … . Belém : UFPA, 1993, p 137.

VIEIRA E CUNHA, Manuel Sérgio; FEIO, Noronha. HOMO LUDICUS – ANTOLOGIA DE TEXTOS    DESPORTIVOS DA  CULTURA PORTUGUESA. vol. 2. Lisboa : Compendium, (s.d.).  

CAVALHADAS (TAMBÉM) EM SÃO BENTO informa Vavá Melo. do Blog do Leopoldo Vaz http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/, publicado na Revista do IHGM, no. 31, novembro de 2009, disponível em http:issuu.com/leovaz/docs/ihgm_31_novembro_2009

S CAVALHADAS E O MARANHÃO. Do Blog do Leopoldo Vaz http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/ publicado na Revista do IHGM, no. 31, novembro de 2009 http:issuu.com/leovaz/docs/ihgm_31_novembro_2009  

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.