Produção Científica em Olimpismo  

Jogos Olímpicos Rio 2016: prometemos e entregamos!

 

Ainda inebriados por essa overdose de adrenalina e de endorfina que nos atingiu com o sucesso do evento, é mais que apropriado reconhecer o fabuloso trabalho de milhares de pessoas (inclusive alguns estrangeiros) que colaboraram para esse fantástico (e até surpreendente para alguns!) resultado.

 

Na realidade, desde a primeira parte do século passado, já se cogitava ter os Jogos Olímpicos sediados no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro.

 

Nos anos 2000, Brasília e São Paulo também esboçaram propostas mas foi somente em outubro de 2009 que obtivemos essa designação.

 

O Brasil possui um longo histórico de produção científica em Olimpismo, com destaque para o excepcional Lamartine DaCosta, mas para aqueles que querem entender melhor e de forma bem prática, recomendo a leitura da tese de doutorado de BÁRBARA SCHAUSTECK DE ALMEIDA defendida em 2015 na UFPR.

 

Em particular, o capítulo 5 e as figuras e as tabelas + apêndices vão demonstrar quão profissional e bem-sucedida foi a nossa candidatura, revertendo da quinta colocação posição na primeira rodada de seleção para a escolha como cidade-sede na rodada final de votação (para acesso ao PDF entrar no link abaixo e clicar em acesso ao item digital).

Biblioteca Digital Vérsila Milhares de acervos digitais reunidos em um só lugar: Teses, Artigos, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso, TCC´s, PDF´s biblioteca.versila.com

 

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 25 de Agosto de 2016 às 15:22.

Espero que se faça justiça não deixando de destacar o maior de todos a proclamar - e a realizar - as Olimpíadas no Rio de Janeiro: CARLOS ARTHUR NUZMAN.

Nenhuma tese honesta, seja de quem vier, não poderá ignorar a atuação desse homem obstinado e corajoso. Depois dele, qualquer um poderá ser herói. Mas que a história do esporte brasileiro registre a sua façanha.

Espero que a nossa memória não seja distorcida uma vez mais, especialmente pela turma de aproveitadores do sucesso alheio. Ou que pelo menos tenham a honradez de a proclamar.

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.