Venho escrevendo a memória dos esportes, da educação física e do lazer no Maranhão, através da construção do ATLAS DO ESPORTE NO MARANHÃO. Muitas dúvidas quando ao aparecimento de algumas modalidade esportivas e, de vezx em quando, surge uma boa nova, como esta, PROFESSOR PAULISTA INTRODUZ O ‘HANDEBOL’ EM SÃO LUIS:, reportagem publicada no jornal O ESTADO DO MARANHÃO, em sua edição de 17 de setembro de 1967.

Já havia registrado esse curso, no ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL:

http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/185.pdfhttp://

www.atlasesportebrasil.org.br/textos/186.pdf

 

1967 – é ministrado um curso – através de convênio entre os estados do Maranhão e São Paulo -, pelo Prof. Nelson Gomes da Silva, com 120 horas de duração, com uma turma de 25 candidatos. Após o término do curso, foi realizado um jogo de Handebol entre os participantes. De acordo com o Prof. José Maranhão Penha, foi o primeiro jogo disputado no Maranhão, na modalidade.

Participantes do curso: Ana Rosa de Souza Silva; Benedita Duailibe; Clarice Barros Rosa; Dinorah Pacheco Muniz; Elena da Conceição Pereira; Florileia Tomasia de Araújo; Felicidade Mendes de S. Nascimento; Ivete D´Aquino Castro;Ivone da Costa Reis; Julio Elias Pereira (major Julio); Maria José Reis Maciel; Maria das Grças R. Pereira; Maria da Conceição Sá Melo; Maria da Glória Castro Fernandes; Maria de Jesus Carvalho de Brito; Maria do Rosário Silva Maia; Maria do Rosário Silva; Maria da Conceição Santos Souza; Neide Moerira da Silva; Odinéia Trompa Falocão; Pedro Ribeiro Sobrinho; Reginaldo Heluy; Sebastiana de Carvalho Pires; Sonia Maria dos Santos Resende.

Vejamos o que diz a reportagem:

– O Estado do Maranhão, 17 de setembro: PROFESSOR PAULISTA INTRODUZ O ‘HANDEBOL’ EM SÃO LUIS:  

  Tivemos no dia 8 p.p., na abertura do I Campeonato Inter-Funcionalismo a primeira apresentação do HANDEBOL, por professoras de educação física, treinadas na temporada de atualização pedagógica: Iniciação ao handebol (processos pedagógicos) pelo prof. Nelson G. da Silva, da equipe paulista.

O handebol é um esporte alemão, criado logo após a 1ª grande guerra mundial. Popularizou-se em toda Alemanha, principalmente no meio estudantil, onde adotaram por suas características principais de velocidade, energia, habilidade e, em uma palavra, pelo seu valor educativo.

Pelo impulso dado na Alemanha, pela sua crescente popularidade, incluiu-se no programa dos Jogos Olimpicos de Berlim.

O Handebol pode ser praticado tanto em campo como em salão, sendo por este ultimo vem encontrando maior aceitação, dada a maior velocidade empregada e a constante sensação de gol que se lhe oferece.

Na Europa é praticado por diversos países, principalmente: Alemanha, Suécia, Dinamarca, Checoslovaquia, Romenia, etc. Dentre estes países é na Alemanha que vem encontrando maior numero de praticantes de handebol, existindo cerca de 400.000 praticantes.

No Brasil, vem se desenvolvendo lentamente, mas de maneira segura, sendo S. Paulo o berço de sua prática, desde fevereiro de 1940, quando se fundou a Federação Paulista de handebol.

Que estas professoras, juntamente com o professor Nelson Gomes da Silva, mantenham vivo o entusiasmo demonstrado nesta primeira apresentação e difundam este belo esporte para nosso enriquecimento cultural e para que possamos cada dia mais orgulhar de nosso povo.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.