A Saúde no Combate ao Sedentarismo

O Nascimento do Agita São Paulo


        Na última década o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes e obesidade. É conhecido um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, afetando entre 50% a 80% da população mundial (23-25). Na região metropolitana de São Paulo, um dos primeiros levantamentos no início da década de 90, sobre o nível de atividade física da população do Estado, indicou que 69,3% dos adultos não eram suficientemente ativos, fatos ainda mais verdadeiros em mulheres (80,2%) que em homens (57,3%). Um levantamento nacional em 1997 (n=2.504) mostrou 60% de adultos como insuficientemente ativos. Essa prevalência foi maior do que qualquer outro fator de risco como diabetes (6,9%), obesidade (18%), hipertensão (22,3%) ou tabagismo (37,9%). Em 1995, o CELAFISCS começou a considerar como poderia contribuir com a promoção da atividade física. A alta prevalência da inatividade física na população do estado, particularmente entre grupos de baixo nível sócio-econômico e subnutridos, indicava a necessidade da promoção da atividade física. O Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. José da Silva Guedes, solicitou então que o CELAFISCS desenvolvesse um programa para todo o estado. O Programa Agita São Paulo foi criado em 1996 para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo aumentando o nível de atividade física e o conhecimento sobre os benefícios para a saúde de um estilo de vida ativo. O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 250 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.


        Dois desafios maiores tiveram que ser encarados na criação do programa. Primeiro havia uma escassez de trabalhos científicos na promoção da atividade física em países em desenvolvimento. Segundo, o Estado de São Paulo compreendia uma população de 35 milhões de habitantes, numa área de 248,8 km2, com 645 municípios. Por outro lado, a região metropolitana de São Paulo é a segunda maior do mundo, com mais de 16 milhões de habitantes. Em processo de planejamento de dois anos o CELAFISCS buscou a parceria de profissionais dos principais centros do Brasil e do Exterior, como o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos; o Health Education Authority; na Inglaterra; e do Programa Active Austrália. Dentre outras propostas para alcançar uma população de mais de 35 milhões foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parcerias institucionais.

O Nome e a Mensagem do Programa
                                      

                                                                      
       

        O nome “Agita” foi escolhido após dois anos de estudos com a assistência de consultores de marketing. É uma palavra especial que representa não só mover o corpo para a saúde física, mas também para a mental e social, ou seja, cidadania ativa! O “Meiorito”, mascote do Programa, foi desenvolvido a partir de conceitos, sócio-culturais (O paulista é conhecido por sua “obsessão” por horários), científicos (ponteiros nos 30 minutos) e de intervenção (o apito) indicando para “começar” ou “iniciar” e/ou o sorriso (comportamento do prazer). A mensagem central do Agita São Paulo está de acordo com a recomendação do CDC / ACSM de que “todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias (5) da semana (se possível todos), de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada”.

Objetivos


        Os objetivos do Agita São Paulo têm sido promover o nível de atividade física da população e incrementar o conhecimento sobre os benefícios da vida ativa.

Chaves do Sucesso do Programa Agita São Paulo


Também foi decidido o tema principal para as celebrações do Dia Mundial da Atividade Física 2010: Cidades  Ativas! Vida saudável! No tema da presidência rotativa, o grupo concorda e aplaude a intenção de Brian Martin para assumir a liderança da Rede a partir de outubro de 2010, quando a próxima reunião anual da Rede será realizada entre os dias 7 e 9, em São Paulo.

fonte:http://www.celafiscs.institucional.ws/50/programa_agita_sao_paulo.html acesso em 05/03/2010.

Caros  amigos esse progama é sensacional, pois da uma sugestão de como ter uma vida mas  saudavél.

Isto serve de incentivo para nós alunos do curso de Educação Física aqui de são luis, juntamentes com os professores visa a elaboração de projetos que possam envolver todo a nossa cidade pela mobilização a saúde e luta  contra a inatividade física.

Sendo que se faz necessario um projeto desse porte em nossa ilha bela.

Antenciosamente.

Fabiano Martins Mendes

Aluno do 3* periodo do curso Educação Física da UNDB

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.