Cevnautas do Maranhão,

  Tem alguém aqui da Comunidade no projeto? Laércio
01/06/2013 16h25 - Atualizado em 04/06/2013 08h53

Projeto 'Imagina na Copa' quer melhorar São Luís até 2014. Iniciativa surgiu em São Paulo e chegou a São Luís em abril. Próxima ação distribuirá 'sacolas verdes' para incentivar coleta seletiva.

Aeroportos lotados? Ruas esburacadas? Ondas de violência? “Se está assim agora, imagina na Copa” é o comentário-bordão que milhares de pessoas vêm fazendo diante dos problemas do Brasil, descrentes de uma melhora no país até o início do evento esportivo.

Além de desilusão, entretanto, as dificuldades acabaram causando um efeito positivo: inspiraram jovens de São Paulo a lançar o projeto 'Imagina na Copa'. A proposta é 'virar o jogo' até junho de 2014, incentivando boas idéias e ações em todo o país.

Em São Luís, Jaana Pinheiro, de 23 anos, foi escolhida 'capitã' da iniciativa, termo usado para designar os líderes da causa em cada cidade. A estudante de design conta que já foram realizadas duas 'missões' e que uma terceira deve começar nesses dias. “Consistirá na distribuição de 'sacolas verdes', como forma de incentivar as pessoas a separar o lixo reciclável. Também queremos que isso sirva de protesto, para mostrar que nós estamos, sim, preocupados com essa questão”, explicou.

Na primeira missão, chamada 'Que ônibus passa aqui?', o objetivo era melhorar a sinalização do transporte público. Adesivos foram colados em paradas de ônibus com intuito de fazer as pessoas, de forma voluntária, escreverem neles informações sobre as linhas de ônibus da cidade.

Na segunda, 'Leve este livro', os voluntários escolhiam um livro, escreviam uma dedicatória e  o deixavam “esquecido” em locais públicos, como o Centro Histórico e universidades.

Além das missões, o projeto também promove oficinas. Já foram realizadas três, em Brasília, Salvador e Belo Horizonte, com dinâmicas sobre o que é ser um agente de transformação.

O projeto
O 'Imagina na Copa' surgiu em janeiro deste ano. Para torná-lo de abrangência nacional, os idealizadores abriram uma convocação de jovens pela internet. Foram escolhidos 40 capitães de vários lugares, incluindo as cidades que não serão sedes da Copa. “Achei que seria importante para minha vida profissional, e também queria fazer algo para mobilizar as pessoas”, disse Jaana.
Jaana (primeira à esquerda), divulgando a terceira "missão" (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Jaana (na ponta, com uma faixa amarrada na cabeça), em divulgação da terceira 'missão', em São Paulo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Para deslanchar de vez em São Luís, porém, ainda são necessários mais engajados. “Acabo só contando com ajudas pontuais, um grupo pequeno e que não é fixo”, declarou a capitã.

Quem estiver interessado em ajudar o projeto pode entrar em contato através do site e da página no Facebook.

Fonte (com fotos e links): http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/06/projeto-imagina-na-copa-quer-melhorar-sao-luis-ate-2014.html
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.