PUNGA DOS HOMENS

– ALGUMAS (NOVAS) CONSIDERAÇÕES[1]

 

A ASSOCIAÇÃO CENTRO CULTURAL DE CAPOEIRAGEM “MATROÁ”, do Mestre Marco Aurélio (São Luis) – em parceria com o MAVAM[2], a SEDEL[3], e patrocínio da SECMA[4] -, realizou no período de 18 a 19 de maio de 2012 o evento “A PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR DE CRIOULA”.

O objetivo foi de:

“[…] esclarecer se tal expressão corporal é remanescente de uma forma de luta, própria de povos africanos trazidos para o Maranhão e, se há uma relação com a Capoeira, bem como, os motivos pelos quais não se faz presente entre as brincadeiras de tambor de crioula, existentes na capital do estado.” (FOLDER DO EVENTO) [5].   

 

Segundo Mestre Marco Aurélio[6], o evento deverá propiciar:

“[…] o aprendizado, a pesquisa e o debate em torno dessa expressão –[Punga dos Homens] -, que muito embora seja tema de interesse da Capoeiragem, também diz respeito ao público em geral, na medida em que pessoas ligadas à pesquisa, dança, artes cênicas e de lutas, audiovisual, dentre outras, buscam na arte e na cultura popular, elementos de composição para as suas mais diversas expressões.”

 

Ainda de acordo com o material de divulgação[7], a “Punga dos Homens” vem carecendo de investigação, pois se apresenta com rara e rasa bibliografia. Ao que parece essa manifestação da lúdica e do movimento remonta à ancestralidade do Tambor de Crioula, haja vista a expressão “quentado a fogo, tocado a muque, e dançado a coice” que tão bem o define:

“Genuinamente maranhense e ainda presente em algumas comunidades rurais, a punga dos homens, a depender de uma região para outra, se faz mais, ou menos, vigorosa e não ocorre em todas as brincadeiras de tambor. Acontece ao lado da roda das mulheres, geralmente em areal e quanto mais vigorosa, não é raro ver homens ao chão. Com o avançar das horas, os coreiros intensificam as pungas, preservando-se, contudo, o aspecto lúdico da brincadeira. Ressalte-se, que nessa manifestação, acontece de mulher derrubar homem”.

 

Quero deixar registrado que desde 2005 se vem discutindo a Punga dos Homens:

Hoje, 29/07, fui [o Autor] ao Centro Histórico me informar sobre o Tambor-de-Crioula e a Punga, movido pela curiosidade de um artigo do Jornal do Capoeira – Capoeira em Sorocaba – em que é mencionado pelo Autor, Carlos Carvalho Cavalheiro, em que no Maranhão a Capoeira receberia também o nome de “Punga”, ligado àquela dança… “[8]

     Dizia Mestre Cavalheiro:

“Das diversas lutas/jogos afro-brasileiras, tem-se informação das seguintes: Em Alagoas foi chamada de bate-coxa; em Pernambuco transformou-se no passo do frevo; na Bahia era a capoeira Angola e o batuque; samba de aboio em Sergipe; samba-de-roda no interior fluminense; pernada no Rio de Janeiro; punga no Maranhão; tiririca na capital paulista e pernada no interior de São Paulo. Isso não significa que não se encontrasse o nome genérico de capoeira nessas localidades. Em 1833, por exemplo, o Presidente da Província de São Paulo, Cel. Rafael Tobias de Aguiar, enviou para a Assembléia da Província uma Postura proibindo o jogo da capoeira.”[9] (grifos nossos)

 

Achei estranho, pois nunca ouvira falar nisso… Dei uma olhada no material que tenho sobre folclore maranhense e achei em Reis (1999) [10]:

“Caracteriza-se [o tambor de crioula] pela PUNGA ou UMBIGADA, onde é verdadeiramente observada em sua coreografia  a participação destacada da mulher”.

Dançam o Tambor-de-Crioula, apenas mulheres cabendo aos homens a percussão dos tambores.

Nada relacionado com a Capoeira…

Procurei em outros autores alguma relação entre “punga” e “capoeira”, e não achei nada. Então fui ao Centro de Cultura Popular “Domingos Vieira Filho”, procurar alguns pesquisadores que pudesse me dar alguma informação. Também lá não se ouvira falar de que a Capoeira, enquanto manifestação cultural fosse chamada de “punga”, conforme informa o ilustre pesquisador sorocabano.

Conforme já publicado no nosso Jornal do Capoeira, havia o uso de “capoeira” ou “carioca”, e estamos buscando ainda o que seria a “carioca”. Foi quando ouvi um toque de berimbau vindo de um sobrado, e a placa “Escola de Capoeira Angola ‘Mandingueiros do Amanhã’. Lá, encontrei Mestre Bamba e aproveitei a oportunidade de uma conversa – mais de duas horas – e perguntei se sabia alguma coisa sobre “uma capoeira” denominada “punga”. “Já ouvi falar…” foi a resposta.

Falou-me Mestre Bamba – Kleber Umbelino Lopes Filho, nascido na Madre Deus, bairro de São Luís, desde os doze na Capoeira, nove ensinando, e um como Contramestre [11]:

“[…] dá aulas em um “Projeto Ago”, do grupo G-DAM, no município de Itapecurú-Mirim, junto a remanescentes quilombolas; no Povoado de Santa Maria dos Pretos encontrou uma variação do Tambor-de-Crioula em que os homens participam da roda de dança – Punga dos Homens – em que utilizam movimentos semelhantes ao da capoeira -; no entendimento de Mestre Bamba, esses movimentos foram descritos por Mestre Bimba; os “desafiantes” ficam dentro da roda, um deles agachado, enquanto o outro gira em torno, “provocando”, através de movimentos, como se o “chamando”, e aplica alguns golpes com o joelho – a punga. ”[12](grifos meus)

 

Na edição seguinte do Jornal do Capoeira (2005)[13] publiquei: o Confrade Carlos Carvalho Cavalheiro mandou-me alguns sítios sobre a capoeira, a punga, e o tambor-de-crioula. Interessante, e instigante. Especialmente quando se refere às varias manifestações, em seus comentários, que são identificadas com/como Capoeira.

Passemos a Luís da Câmara Cascudo e seu “Dicionário do Folclore Brasileiro [14], obra obrigatória – primeira edição de 1954, a segunda de 1959 – e, a terceira que estou usando, de 1972. Registra a página 148, o termo “Bate-coxa”, manifestação das Alagoas, uma dança ginástica: “a dança do bate-coxa não se confunde com a capoeira. Os praticantes são da mesma origem, descendentes de escravos“.

Acredita Câmara Cascudo que o bate-coxa seja mais violento, onde os dois contendores, sem camisa, só de calção, aproximam-se, colocando peito a peito, apoiando-se só nos ombros, direito com direito. Uma vez apoiados os ombros, ao som do canto de um grupo que está próximo, ao ouvir-se o ê boi, ambos os contendores afastam a coxa o mais que podem e chocam-se num golpe rápido. Depois da batida, a coxa direita com a coxa direita, repete à esquerda, chocando-se bruscamente ao ouvir o ê boi do estribilho. A dança prossegue até que um dos contendores desista e se dê por vencido.

É descrita por Edson Carneiro (Negros Bantos) [15] – a luta mobilizava um par de jogadores, de cada vez; dado o sinal, uniam as pernas firmemente, tendo o cuidado de resguardar o membro viril e os testículos. Dos golpes, cita o encruzilhada, em que o lutador golpeava coxa contra coxa, seguindo o golpe com uma raspa, e ainda o baú, quando as duas coxas do atacante devam um forte solavanco nas do adversário, bem de frente. Todo o esforço dos lutadores era concentrado em ficar de pé, sem cair. Se, perdendo o equilíbrio, o lutador tombasse, teria perdido a luta. Por isso mesmo, era comum ficarem os batuqueiros em banda solta, equilibrando-se em uma única perna, e outra no ar, tentando voltar a posição primitiva.

Do vocábulo “batuque-boi”, registra ainda Câmara Cascudo (1972): espécie de Pernada. Bahia. Voltemos a Pernada. Informa que assistiu a uma pernada executada por marinheiros mercantes, no ano de 1954, em Copacabana, Rio de Janeiro; Diziam os marinheiros que era carioca ou baiana. É uma simplificação da capoeira. Zé da Ilha seria o “rei da pernada carioca”; é o bate-coxa das Alagoas.

Ainda Edson Carneiro (Dinâmica do Folklore, 1950) [16] informa ser o batuque ou pernada, bem conhecido na Bahia e Rio de Janeiro, não passa de uma forma complementar da capoeira. Informa, ainda, que na Bahia, somente em arraiais do Recôncavo  se batuca, embora o bom capoeira também saiba largar a perna.

No Rio de Janeiro já se dá o contrário – a preferência é pela pernada, que na verdade passou a ser o meio de defesa e ataque da gente do povo. O batuque na Bahia se chama batuque, batuque-boi, banda, e raramente pernada – nome que assumiu no Rio de Janeiro…

No verbete “punga”, Câmara Cascudo[17] se refere à dança popular no Maranhão, capital e interior; que é a mesma “dança do tambor”. A punga é também chamada “tambor de crioula”. Há também referencia a grafia “ponga”, que como se sabe é um jogo. Crê que punga é um termo em uso apenas no Maranhão e significa, na dança em questão, a umbigada, a punga. A punga seria uma dança cantada, mas sem versos próprios, típicos. Geralmente são improvisados na hora, quando as libações esquentam a cabeça e despertam a “memória” do “tiradô” de versos. Após descrever o que seria a dança do tambor de crioula, informa que pong provirá do tupi “soar, bater, ou antes, soar por percussão. “O que fervia era o lundum, e estalavam as umbigadas com o nome de “pungas”” (p. 742-743). Remete a Tambor:

  “… mas a autonomia dos tambores indígenas e sua existência pré-cabralina parecem-me indiscutíveis no Brasil. Dança do Tambor, Tambor de Mina, Tambor de Crioulo. As danças denominadas “do Tambor” espalham-se pela Ibero América. No Brasil, agrupam-se e são mantidas pelos negros e descendentes de escravos africanos, mestiços e crioulos, especialmente no Maranhão. [grifos meus]. Conhece-se uma Dança do Tambor, também denominada Ponga ou Punga que é uma espécie de samba, de roda, com solo coreográfico, e os Tambor de Mina e Tambor de Crioulo, [chamo atenção novamente para a grafia, em masculino], série de cantos ao som de um ferrinho (triangulo), uma cabaça e três tambores, com danças cujo desempenho ignoro.” (p. 850-851).

 

Informa o ilustre pesquisador, ainda, que uma missão cultural colheu exemplos das músicas utilizadas tanto no Tambor de Mina quanto no de Crioulo, em 1938. Estão ligados esses tambores de mina e de crioulo às manifestações religiosas dos “terreiros”, ao passo que:

 “… a punga (dança e batida) parece alheia ao sincretismo afro-brasileiro na espécie… o Tambor-de-Crioula  é o Bambelô do Maranhão, mas com a circunstância de que só dançam as mulheres. Passa-se a vez de dançar com a punga, que é um leve bater de perna contra perna. Punga é também espécie de pernada do Maranhão: batida de perna contra perna para fazer o parceiro cair… às vezes o Tambor-de-Crioula termina com a punga dos homens.”. (p. 851).

 

Por “Punga”, registra: jogo ginástico, brincadeira de agilidade, entre valentões, malandros e capadócios. É uma simplificação da capoeira… Sua descrição assemelha-se à da “punga dos homens”, do Tambor de Crioulo (a) (p. 709). Já “bambelô” é descrito como samba, côco de roda, danças em círculo, cantada e acompanhada a instrumentos de percussão (batuque), fazendo figuras no centro da roda um ou dois dançarinos, no máximo. O ético é o vocábulo quimbundo mbamba, jogo, divertimento em círculo (p. 113).

Marco Aurélio Haikel[18], falando sobre o Tambor de Crioula, esclarece:

“Conforme o lugar, a exemplo de São Luís, a dança é exclusividade das mulheres, há, no entanto, homens que dançam, mas neste caso, requer usarem saia. A dança das mulheres se reveste de pura sensualidade e com belas evoluções, onde o ápice acontece quando a mulher, após saldar os tambores menores dançando, mostra-se de frente ao tambor grande, e os dois como que numa simbiose evoluem desafiando-se, até realizarem a punga. O toque dos tambores é predominantemente realizado por homens, apesar de que em alguns lugares a mulher toca, porém, quando se trata de tocar o tambor grande, aquela o faz ao lado deste, nunca sobre, mas, é na capital, onde já há grupos constituídos exclusivamente por jovens, que as mulheres se fazem mais presentes na batida dos tambores.”

Leopoldo, Aziz Jr, Bamba, e Senzala,no Matroá, discutindo sobre a Punga dos Homens, em 2005

 

Sobre a Punga, afirma:

A punga dos homens, ao contrário da punga das mulheres (umbigada), não acontece em todas as “brincadas de tambor”, sendo encontrada mais comumente em comunidades rurais. Acontece ao lado da roda das mulheres, geralmente em areal, e conforme o lugar é aplicada com mais ou menos intensidade, quando mais vigorosa, não é raro ver homens ao chão, com menos vigor, acontece somente um leve bater de coxas, no entanto, vale ressaltar que nos lugares onde ocorrem as derrubadas, com o avançar das horas, os coreiros já sob os efeitos da cachaça, intensificam-nas em quantidade e vigorosidade, sem que haja no entanto, qualquer incidente grave.”

 

Publiquei a seguir[19] que Mestre Marco Aurélio (Marco Aurélio Haickel) [20] em correspondência pessoal acerca da “Punga dos Homens” [Jornal do Capoeira] esclarece que, antigamente, a Punga era prática de homens; que após a abolição e a aceitação da mulher no convívio em sociedade, que passa a ser dançada por mulheres, apenas. Mas desde 1820 há referencia à Punga, com a participação unicamente de/por homens:

“Há registro da punga dos homens, nos idos de 1820, quando mulher nem participava da brincadeira sendo como movimentos vigorosos e viris, por isso o antigo ditado a respeito: ‘quentado a fogo, tocado a murro e dançado a coice’” [21]

 

Próximo a essa data referida por Mestre Marco Aurélio encontrei uma referencia à umbigada (punga), relatada pelo naturalista alemão George Wilhelm Freyreiss[22], que faleceu no sul da Bahia. Em uma viagem a Minas Gerais em 1814 -1815, em companhia do barão de Eschwege [23], assistiu e registrou um batuque, e ao descrever a dança, fala da umbigada [punga]:

Os dançadores formam roda e ao compasso de uma guitarra (viola), move-se o dançador no centro, avança, e bate com a barriga na barriga de outro da roda (do outro sexo). No começo o compasso é lento, depois pouco a pouco aumenta e o dançador do centro é substituído cada vez que dá uma umbigada. Assim passam a noite inteira. Não se pode imaginar uma dança mais lasciva do que esta. Razão pela qual tinha muitos inimigos, principalmente os padres.” [24] (Grifos nossos)

 

Encontramos em Angola um estilo musical popular – O Semba[25], que significa ‘umbigada’ em quimbundo – língua de Angola. Foi também chamado ‘batuque’, ‘dança de roda’, ‘lundu’, ‘chula’, ‘maxixe’, ‘batucada’ e ‘partido alto’, entre outros, muitos deles convivendo simultaneamente! O cantor Carlos Burity defende que a estrutura mais antiga do semba situa-se na ‘massemba’ (umbigada), uma dança angolana do interior caracterizada por movimentos que implicam o encontro do corpo do homem com o da mulher: o cavalheiro segura a senhora pela cintura e puxa-a para si provocando um choque entre os dois (semba). Jomo explica que o semba (gênero musical), atual é resultado de um processo complexo de fusão e transposição, sobretudo da guitarra, de segmentos rítmicos diversos, assente fundamentalmente na percussão, o elemento base das culturas africanas.

O lundu ou lundum[26] é um gênero musical contemporâneo e uma dança brasileira de natureza híbrida, criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos ao Brasil de Angola e de ritmos portugueses. Da África, o lundu herdou a base rítmica, certa malemolência e seu aspecto lascivo, evidenciado pela umbigada, os rebolados e outros gestos que imitam o ato sexual. Da Europa, o lundu, que é considerado por muitos o primeiro ritmo afro-brasileiro, aproveitou características de danças ibéricas, como o estalar dos dedos, e a melodia e a harmonia, além do acompanhamento instrumental do bandolim. O lundu veio para o Brasil com os negros de Angola, por duas vias, passando por Portugal, ou diretamente da Angola para o Brasil.

Voltemos às informações de Mestre Marco Aurélio. Onde encontrou as informações? Informa que há uma referência em Dunshee de Abranches[27]… Buscamos em “O Captiveiro”, de 1941. “O Captiveiro”, não é apenas um livro de memórias; escrito em 1938, para comemorar o cinqüentenário da abolição da escravatura e o centenário da Balaiada, trata-se de registros de acontecimentos políticos e sociais do Maranhão (GASPAR, 1993) [28]. Numa de suas passagens, descreve as lutas entre brasileiros (cabras) e portugueses (puças), republicanos e monarquistas, abolicionistas e negreiros, que para defenderem seus ideais, passam a criar periódicos e grêmios recreativos de múltiplas denominações para defesa de seus ideais. Dessa mania surge a “Arcádia Maranhense”, e de uma sua dissidência, a “Aurora Litteraria”. Para ridicularizar os membros desta última, aparece um jornaleco denominado “Aurora Boreal”: “… só faltava fundar-se o Club dos Mortos. E justificou [Raymundo Frazão Cantanhede] tão original proposta dizendo que, se tal fizéssemos, iríamos além dos positivistas: ficaríamos mortos-vivos e assim seríamos governados por nós mesmos”. (ABRANCHES, 1941:174) [29]. O Clube dos Mortos reunia-se no porão da casa dos Abranches, no início da Rua dos Remédios, conforme relata Dunshee de ABRANCHES (1941) em suas memórias:

“E como não era assoalhado nem revestido de ladrilhos, os meus paes alli instalaram apparelhos de gymnastica e de força para exercícios physicos (…). E, não raras noites, esse grupo juvenil de improvisdos athletas e plumitivos patriotas acabava esquecendo os seus planos de conjuração e ia dansar na casa do Commandante Travassos…” (p. 187-188).

 

O “Club dos Mortos” envolveu-se, ainda, nas disputas entre caixeiros e estudantes por causa de duas artistas de um circo, instalado no Tívoli. Para enfrentar os empregados do comércio, na sua maioria homens feitos, os preparatorianos (estudantes do Liceo) reuniram-se no pátio do colégio para selecionar os melhores atletas para a defesa. Fundaram, assim, o Club Roncador, que guardavam suas armas na casa dos Abranches:

”… veio dahi uma grande amizade dos campeões dos murros e dos cambitos (synonimo de rasteira naquella época) pelo Club dos Mortos“. (p. 190-191). (grifos meus).

 

Rasteira? Seria a capoeira? Nada sobre o Tambor-de-Crioula e a punga dos homens, nada em “A Setembrada”, nem n’”A Esfinge do Grajaú”…

Para Ferreti (2006) [30], a umbigada ou punga é um elemento importante na dança do Tambor de Crioula[31]. No passado foi vista como elemento erótico e sensual, que estimulava a reprodução dos escravos. Hoje a punga é um dos elementos da marcação da dança, quando a mulher que está dançando convida outra para o centro da roda, ela sai e a outra entra. A punga é passada de várias maneiras, no abdome, no tórax, nos quadris, nas coxas e como é mais comum, com a palma da mão.

Em alguns lugares do interior do Maranhão, como no Município de Rosário, ou em festas em São Luís, com a presença de grupos de tambor de crioula, costuma ocorrer a “punga dos homens” ou “pernada”, cujo objetivo é derrubar ao solo o companheiro que aceita este desafio. Algumas vezes a punga dos homens atrai mais interesse que a dança das mulheres.

Em reunião no Matro-á, escola de capoeira de Mestre Marco Aurélio, Mestre Patinho presente, assim como Mestre Didi[32]: uma verdadeira aula de cultura maranhense. Presentes, também, Domingos de Deus, Luis Senzala, Bamba, Vespasiano… Conversas sobre os artigos do Jornal do Capoeira, sobre a Punga dos Homens, e novas informações e esclarecimentos… Desafiados para colocarem no papel suas pesquisas – mais de oito anos – sobre essa manifestação:

“Há cerca de oito anos (1997), eu e mais outros capoeiras estamos pesquisando a punga, e posso lhe afirmar que apesar da correlação de alguns golpes com a capoeira, esta pode até ter similaridade, mas daí afirmar que é capoeira é outra coisa.” (in correspondência pessoal, de 10 de agosto de 2005).

 

Uma certeza: punga não é capoeira, embora alguns movimentos se assemelhem…

Informa Marco Aurélio:

Ano passado (2004), participei em Salvador, de um Encontro Internacional de capoeira “GINGAMUNDO”. onde coordenei um grupo do Maranhão, com 25 (vinte e cinco) pessoas entre estas, o Mestre Felipe e outros pungueiros, entre pessoas de um Povoado de Rosário e mais outros coreiros e coreiras, algumas capoeiras angola. Lá, estavam presentes representantes de outras lutas de origem africana, de países como Angola e Madagascar, porém, a grande vedete do encontro foi a Punga dos Homens… Estavam presentes neste encontro, além de mestres antigos, tais como João Pequeno, João Grande, Mestre Boa Gente, também haviam pesquisadores de renome como Jair Moura, Carlos Líbano Soares, Fred Abreu, Mathias Röhring Assunção, etc.”. (in correspondência pessoal).[33]

Comme sports de combats traditionnels, les malgaches connaissent plus le Moraingy, la boxe du nord, et le Ringa, la lutte du sud. Pratiqué par l’élite, le diamanga est en passe de se démocratiser et espère de nombreux transfuges des autres disciplines.[34]

“A PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR DE CRIOULA” [35]

É natural, portanto, que um evento que iria tratar da Punga dos Homens atraísse minha atenção; mais, promovida por Mestre Marco Aurélio e Mestre Serginho; e havendo uma mesa redonda reunindo os Mestres Patinho e Euzamor, com o tema “aspectos de semelhança da punga dos homens com a capoeira”.

Mestre Marco Aurélio, como já dito, abriu o encontro, apresentando o que o motivou a apresentar projeto junto à SECMA. Disse dos objetivos. A seguir houve a exibição de documentário do cineasta Murilo Santos – Tambor de Crioula – filmado ainda no final dos anos 70, onde identifica alguns movimentos da punga; para, a seguir, uma roda de tambor de crioula.

Na etapa seguinte – duas horas de atraso para seu inicio – o pesquisador João Batista Gomes Santos Junior – Jonero – pungueiro do Centro Grande, município de Axixá iria discorrer sobre “Ontem e hoje – refletindo a respeito da punga dos homens. Pela demora em seu inicio – marcada para as 08:30 do dia 19/05, iniciada as 10:20 – me permitiu, nesse tempo de espera, uma conversa. Comecei por perguntar se já ouvira falar de ‘tarracá’, termo usado por Mestre Zulu, e na região da Baixada encontrando-se: “atarracado”, “atarracar’; e na região de Barreirinhas, conhecida como ‘queda”  [36]; informou que no Munin se usava do termo “queda” para o “atracamento” ou “atracado”; que se costuma praticar quando do “tapamento de palha” – da cobertura das casas -, em mutirão; assim como a punga, corre solta nestas ocasiões, já com os participes ‘tomados’ da cachaça ou “cervejinha”, e embalados pelos “cantos dos velhos” passam a desenvolver ‘as brincadeiras’: punga, atracado – ligado ou solto -, cangapé[37], e às vezes o futebol.

Jonero se refere às várias brincadeiras que realizam, além das citadas: Jaó, que é a pegada dentro da água, pegador, onde se suja a água e se mergulha aparecendo por detrás do oponente, subindo no mesmo; geralmente é ‘brincadeira’ de pescador, realizado nas crôas ou lavada, assim como o cangapé. Praticava-se também o ‘cacete’.

Outras brincadeiras, que hoje estão praticamente desaparecidas, danças, como o Pela-porco e a Caninha Verde.

Informa que essas brincadeiras vêm do ‘tempo do cativeiro’, como é o exemplo da Punga; sua organização, na região do Munin, se dava nos quilombos, e havia uma relação com os Terreiros de Mina. Praticavam-se três tipos de lutas: a punga, atracamento[38], cangapé, sendo que a punga acontecia fora do tambor de crioula, na ‘área da punga’

Da participação de “Seu” Miguel, de Arari, e do Mestre José Ribeiro, estes pungueiros, não ‘conhecem’ capoeira, tanto que pediram para ver uma roda, já que se estava tratando da punga como uma capoeira primitiva. Punga, como dito, tem significado de ‘pungar tambor’, isto é, a punga dos homens, que acontece ao lado da roda do tambor de crioula, esta das mulheres.

Algumas expressões usadas por esses Mestres de Punga dos Homens, que chamam atenção, como ‘queda sem cair’, e o acordo que precede a entrada na roda – bater sem machucar. No tempo do cativeiro negro saia para as brincadeiras, mas não podia voltar machucado, pois o patrão não deixaria sair novamente, dai que vêm “os acordos”, de como será o combate. Caqueado, outro termo usado, é o aviso de que vai bater, onde vai bater – se na coxa, ou se vai ser no pé – rasteira: cambito!! – Em Arari, se bate só na coxa, e a alegria é cair junto: queda dos dois. Deixaram bem claro: não se punga em solo duro ou no cimento – só na areia.

 

.

CANGAPÉ = Salto no ar, firula, acrobacia com o corpo, aquilo que alguns jogadores de futebol fazem na comemoração do gol e que os meninos do Nordeste sabem fazer sem nunca terem freqüentado uma aula de acrobacia.

 

Pois bem, arma-se nova roda, esta de Capoeiras: Mestre Patinho[39], Mestre Euzamor[40], Mestre Serginho, Mestre Vânio[41], Mestre Pezão[42], Mestre Luis Senzala[43], Mestre Baé[44], Mestre Mizinho[45], além dos Mestres pungueiros José Ribeiro e Miguel (de Arari). O tema “aspectos de semelhança da punga dos homens com a capoeira”.

Patinho entre na Roda e apresenta seu caqueado: aos 9 anos, ouvia na noite o bater dos tambores. Sentia medo! Seu pai, um dia, para que perdesse esse medo, levou-o para ver de onde vinha e o que acontecia – conhece a Punga, dançado pelos homens.

Passa a discorrer sobre a Punga e fala da “Punga de Peito”, em que os contendores saltam e batem de peito – feito no tempo da batida dos tambores para fazer a punga: ritmo.

 

 

       
     
   
 

 

 

 

 

 

 

Capoeira                                      Punga

Faz uma correlação entre a Capoeira e a Punga, tomando por base o ritmo e o movimento, apresentando que a base é a mesma – triangulo isóscele – três lados iguais – e que na capoeira a base se apresenta com os dois pés paralelos, com a mudança para três – vértice – a mudança de passo (base) se dá movimentando-se para trás; na punga há inversão, em que a base fica atrás e o movimento se faz para frente.

Vê semelhança no ritmo de executar o movimento – se refere à pernada e alguns movimentos como o rabo de arraia, cangapé.

Para Mestre Euzamor – Alberto Pereira Abreu – nos passeios que a família fazia para a Ponta D´Areia, nos finais de semana, ainda nos anos 60, ao final da tarde via as rodas de Tambor de Crioula e em dado momento os homens entravam na roda com o Jogo do Cacete; quando se tornou Capoeira, começou a perceber a semelhança da Capoeira de Mestre Sapo com aquelas lembranças de criança; Sapo falava de ritmo e movimento do cabloco de pena com a movimentação da capoeira; aprendeu, então, a jogar o cacete; acredita que a origem da capoeira do Maranhão esteja no Tambor de Crioula e no Bumba-Boi; fala sobre o jogo do cacete, e de como treinava.

Houve intervenções dos Mestres pungueiros, reafirmando o que vinham falando nesses três encontros – ressaltando-se que Punga era ‘brincadeira’.

Mestre Patinho pergunta-me por que não houve capoeira no Ceará. Respondo: houve, mas com outro nome, como aqui recebia a denominação de ‘carioca’, ou mesmo ‘punga’, capoeiras primitivas. Carlos Cavalheiro[46], de Sorocaba afirma:

“Cai por terra a teoria de que São Paulo conheceu capoeira somente no século XX. É preciso ter claro na mente como se desenvolveu a capoeira e separar em dois momentos históricos: o da informalidade e o da formalidade dessa prática. Primeiramente, devemos entender que a mesma apareceu entre os negros escravos de Angola e os primeiros registros dão conta de que se tenha desenvolvido entre os quilombolas de Pernambuco. Posteriormente, essa luta encontrou em todos os rincões do Brasil suas formas regionais: a capoeira Angola e a pernada no Rio de Janeiro, a punga no Maranhão, o bate-coxa em Alagoas, o cangapé ou cambapé no Ceará, a tiririca ou pernada em São Paulo, a capoeira de Angola (e posteriormente a Regional Baiana) na Bahia.

“Notícias diversas também se tem do pessoal da pernada, a capoeira paulista simplificada. Em São Paulo, segundo Nenê da Vila Matilde e Geraldo Filme, era conhecida por tiririca. É a mesma pernada carioca. Sebastião Bento da Cunha, conhecido por “Carioca”, residente no bairro Santa Terezinha, em Sorocaba, alega que conheceu esse jogo com o nome de samba-de-roda, praticado em Valença e Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro. No Maranhão é conhecida por punga e está ligada ao Tambor de Crioula. Marcelo Manzatti fala da tiririca como sendo forma primitiva de Capoeira ou Pernada, praticada ao som do samba, sendo os golpes desferidos em meio aos passos da dança.”(grifos meu).

 

Mas vamos prosseguir com Mestre Cavalheiro, em correspondência pessoal (04/02/2006) quando me pergunta se ainda estou interessado na Punga; informa, então:

Encontrei outra referência: “A punga entre homens não tem características de convite à dança como entre as mulheres. É uma espécie de briga que se assemelha, ligeiramente, à capoeira, onde o objetivo de cada um é derrubar o companheiro. Isto faz lembrar a hipótese de que o Tambor de Crioula inicialmente era um exercício de luta como a Capoeira. É aplicada no joelho ou dada em forma de rasteira nos pés. […]”. Há um pouco mais de informações, mas isto é o essencial. A referência? FERRETTI, Sérgio et al. TAMBOR DE CRIOULA, Cadernos de Folclore n. 31. RJ: Funarte/MEC, 1981, pp. 08 – 11.

[1] http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2013/11/20/cronica-da-capoeiragem-punga-dos-homens-algumas-novas-consideracoes/

[2] Museu de Artes Visuais do Maranhão

[3] Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Maranhão

[4] Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão, projeto de 2009, aprovado em 2010, e recursos liberados no final de 2011, realizado neste ano de 2012

[5] ASSOCIAÇÃO CENTRO CULTURAL DE CAPOEIRAGEM “MATROÁ. A PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR DE CRIOULA. São Luís, 2012. Folder de divulgação do evento.

[6] HAIKEL, Marco Aurélio. A PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR DE CRIOULA. Conferencia de abertura do evento A PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR DE CRIOULA. São Luís, 18 de maio de 2012.

[7] ASSOCIAÇÃO CENTRO CULTURAL DE CAPOEIRAGEM “MATROÁ, 2012”. Folder de divulgação do evento, verso.

[8] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Pungada dos Homens & A Capoeiragem no Maranhão: MESTRE BAMBA, do Maranhão. In JORNAL DO CAPOEIRA, 30 de julho de 2005, disponível em http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/pungada+dos+homens+a+capoeiragem+no+maranhao

Ver também

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; VAZ, Delzuite Dantas Brito.  A INTRODUÇÃO DO ESPORTE (MODERNO) EM MARANHÃO – A CAPOEIRA. In REVISTA “NOVA ATENAS” DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, Volume 05, Número 01, jan/jun/2002 (Disponibilizado em dezembro de 2006)

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PUNGA DOS HOMENS / TAMBOR-DE-CRIOULO (A) -“PUNGA DOS HOMENS”. In REVISTA “NOVA ATENAS” DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Volume 09, Número 02, jun/dez 2006

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Capoeira/Capoeiragem no Maranhão. In DaCOSTA, Lamartine PEREIRA. ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006, disponível em WWW.atlasdoesportebrasil.org.br

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Punga dos Homens e Capoeira no Maranhão. In DaCOSTA, Lamartine PEREIRA. ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006 disponível em WWW.atlasdoesportebrasil.org.br

HAIKEL, Marco Aurélio. Tambor-de-Crioulo(a) no Maranhão. In DaCOSTA, Lamartine PEREIRA. ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006 disponível em WWW.atlasdoesportebrasil.org.br

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio.  A CAPOEIRA NO/DO MARANHÃO: ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO. In REVISTA “NOVA ATENAS” DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, Volume 10, Número 01, jan/jun/2007

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio.  CAPOEIRA/CAPOEIRAGEM NO MARANHÃO In REVISTA “NOVA ATENAS” DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Volume 10, Número 02, jul/dez/2007 (Disponibilizado em Fevereiro de 2008)

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio.  CAPOEIRA(GEM) EM SÃO LUIS DO MARANHÃO – NOVOS ACHADOS… In REVISTA “NOVA ATENAS” DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Volume 11, Número 01, jan/jun 2008

[9] CAVALHEIRO, Carlos Carvalho. Pernada de Sorocaba. In JORNAL DO CAPOEIRA, 29.04.2004, Disponível em http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/pernada+de+sorocaba

[10] Reis, José Ribamar Sousa dos. Tambor-de-Crioula. In Folclore Maranhense, Informes. 3 ed. São Luís : (s.e.), 1999, p. 35

[11] em entrevista no ano de 2005

[12] VAZ, 2005, obra citada

[13] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Ainda sobre a Punga dos Homens – Maranhão. Jornal do Capoeira – Edição 44: 22 a 28 de Agosto de 2005, EDIÇÃO ESPECIAL estendida – CAPOEIRA & NEGRITUDE, disponível em http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/ainda+sobre+a+punga+dos+homens+-+maranhao

[14] CAMARA CASCUDO, 1972, obra citada..

[15] Citado por Câmara Cascudo, 1972

[16] Citado por Câmara Cascudo, 1972

[17] CAMARA CASCUDO, 1972, obra citada.

[18] HAIKEL, Marco Aurélio. Breves Observações Sobre Tambor de Crioula. In Jornal do Capoeira – Edição 43: 15 a 21 de Agosto de 2005, EDIÇÃO ESPECIAL- CAPOEIRA & NEGRITUDE, disponível em http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/breves+observacoes+sobre+tambor+de+crioula.

[19] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Notas sobre a Punga dos Homens – Capoeiragem no Maranhão. In JORNAL DO CAPOEIRA, Edição 43: 15 a 21 de Agosto de 2005, EDIÇÃO ESPECIAL- CAPOEIRA & NEGRITUDE, disponível em  http://www.capoeira.jex.com.br/cronicas/notas+sobre+a+punga+dos+homens+-+capoeiragem+no+maranhao

[20] Marco Aurélio Haikel é Mestre e grande estudioso da Capoeira; é líder do Grupo Matroá e discípulo de Mestre Patinho, além de exercer a profissão de advogado, em São Luis do Maranhão-MA

[21] Mestre Marco Aurélio, em correspondência eletrônica, em 10 de agosto de 2005.

[22] FREYREISS. 1982, obra citada..

Ver também http://openlibrary.org/b/OL16308743M/Reisen_in_Brasilien_von_G._Wilhelm_Freyreiss.

[23] PRINZ MAXIMILIAN VON WIED (1782-1867) – VOYAGE AU BRÉSIL, DANS LES ANNÉES 1815, 1816, ET 1817 Paris: A. Bertrand, 1821-1822 (http://www.museunacional.ufrj.br/MuseuNacional/Principal/Obras_raras.htm)

[24] D´ÁVILA, 2006, obra citada. disponível em http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/3/34/GT2-_FOLKCOM-_04-_Fundamentos_da_Cultura_Musical_-_Nicia.pdf

Ver também:

CÂMARA CASCUDO, Luis da: Folclore do Brasil (pesquisas e notas). Rio de Janeiro, São Paulo, Fundo de Cultura, 1967 http://www.historiaecultura.pro.br/modernosdescobrimentos/desc/cascudo/ccrdfolclorenobrasil.htm)

[25] http://forum.angolaxyami.com/musica-de-angola-e-do-mundo/71-historia-do-semba.html. disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Semba

[26] http://pt.wikipedia.org/wiki/Lundu

[27] João Dunshee de Abranches Moura nasceu à Rua do Sol, 141, em São Luís do Maranhão. Advogado, polimista, historiador, sociólogo, crítico, romancista, poeta, jornalista, parlamentar e internacionalista. Dentre seus escritos, destaca-se a trilogia constituída pelo “A Setembrada”, “O Captiveiro”, e “A Esfinge do Grajaú”. In VAZ, Leopoldo Gil Dulcio e VAZ, Delzuite Dantas Brito. CONSTRUÇÃO DE UMA ANTOLOGIA DE TEXTOS DESPORTIVOS DA CULTURA BRASILEIRA: PROPOSTA E CONTRIBUIÇÕES. In VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES, LAZER E DANÇA, Gramado-RS, 20/05 a 1º/06 de 2000.

[28] GASPAR, Carlos. DUNSHEE DE ABRANCHES. São Luís: (s.e.), 1993. (Discurso de posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, a 28. jul.92).

[29] DUNSHEE DE ABRANCHES MOURA, João. O CAPTIVEIRO. São Luís, (s.e.), 1941

[30] FERRETI, Sérgio. Mário De Andrade E O Tambor De Crioula Do Maranhão. (Trabalho apresentado na MR 07 – A Missão de Folclore de Mário de Andrade, na VI Reunião Regional de Antropólogos do Norte e Nordeste, organizada pela Associação Brasileira de Antropologia, UFPA/MEG, Belém 07-10/11/1999. In REVISTA PÓS CIÊNCIAS SOCIAIS – São Luís, V. 3, N. 5, Jan./Jul. 2006, disponível em http://www.pgcs.ufma.br/Revista%20UFMA/n5/n5_Sergio_Ferreti.pdf

[31] O Tambor de Crioula é uma dança de origem africana praticada por descendentes de negros no Maranhão em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração. Os motivos que levam os grupos a dançarem o tambor de crioula são variados podendo ser: pagamento de promessa para São Benedito, festa de aniversário, chegada ou despedida de parente ou amigo, comemoração pela vitória de um time de futebol, nascimento de criança, matança de bumba-meu-boi, festa de preto velho ou simples reunião de amigos. Não existe um dia determinado no calendário para a dança, que pode ser apresentada, preferencialmente, ao ar livre, em qualquer época do ano. Atualmente, o tambor de crioula é dançado com maior freqüência no carnaval e durante as festas juninas. Em 2007, o Tambor de Crioula ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Tambor_de_crioula“.

[32] 10 de agosto de 2005

[33]  http://3.bp.blogspot.com/_VcRetvJqu_U/SwwhFACgp9I/AAAAAAAAGXo/K5DMEv_eNG0/s1600/img00025.jpg

[34] Diamanga é herdado de nossos ancestrais como os malaios, que importou os estilos” Pencak, ber-silat, calazar e Sikaran “budistas e indianos que impuseram” Kalaripayat. A pesquisa conduzida pela “Fototra Diamanga malgaxe” não ficar lá, parte histórica e filosófica já está concluída através de um manuscrito do livro. Mesmo se uma lista de diferentes estilos de técnicas “Diamanga” também já está estabelecido língua nacional da associação, esta continuará a ser procurado exaustivamente. http://www.madatsara.com/articles/detail-article/article/le-diamanga-fera-partie-des-arts-martiaux-pratiques-a-madagascar-2/rubrique/sports/news-browse/1/

[35] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. PUNGA DOS HOMENS NO TAMBRO DE CRIOULA, disponível em http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2012/05/03/a-punga-dos-homens-no-tambor-de-crioulo/ ; http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/29/3702/

[36] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. TARRACÁ, ATARRACAR, ATARRACADO… disponível em http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/29/3702/

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. TARRACÁ – Elástico aplicado pelo Mestre Marco Aurélio, disponível em http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/22/tarraca-elastico-aplicado-pelo-mestre-marco-aurelio/

[37] Cangapé – Sinônimos:  cambalhota aquática    Ato de mergulhar e dar uma cambalhota com uma das pernas batendo sobre a superfície da água.  http://www.dicionarioinformal.com.br/cangap%C3%A9/

s.m. Pop. Ato de meter as pernas por entre as de outra pessoa para fazê-la cair. Rasteira. Fig. Laço, tramóia.

[38] VER VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. TARRACÁ, ATARRACAR, ATARRACADO. Palestra apresentada no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão em 27 de abril de 2011; publicado na Revista do IHGM 37, março 2011.

[39] MESTRE PATINHO – ANTONIO JOSÉ DA CONCEIÇÃO RAMOS – “Antonio, de Santo Antonio, José, de São José, Conceição, de Nossa Senhora da Conceição, Ramos, de Domingo de Ramos…”. ESTILO: Capoeiragem; Contemporâneo (Josué); MESTRE: Mestre Sapo; NOME: Antonio José da Conceição Ramos; FILIAÇÃO: Djalma Estafanio Ramos e Alaíde Mendonça Silva Ramos; NASCIMENTO: São Luis do Maranhão 14/09/1953; ACADEMIA: Escola Centro Cultural Mestre Patinho.  In VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. CONVERSANDO COM MESTRE PATINHO. Jornal do Capoeira – Edição 63 – de 05 a 11/Mar de 2006 disponivel em  http://www.capoeira.jex.com.br/; Do  LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’,  em construção.

[40] MESTRE EUZAMOR ALBERTO PEREIRA ABREU Estilo ANGOLA Mestre Luciel Rio Branco (falecido em 1984) Mestre Sapo (falecido em 1972) Mestre Rui Pinto Filiação Euzébio Ramos de Abreu – Maria da Conceição Pereira Abreu Local e Data de nascimento São Luis – Ma – 15 de janeiro de 1962. Academia Centro de Artes Japiaçú – Associação Cultural de Capoeira Angola Ludovicence – ACCAL – 60 alunos HISTÓRIA DE VIDA Funcionário público estadual; Concluiu o 2º. Grau na Escola do Comércio Centro Caixeiral; Alberto – Mestre Euzamor recebeu esse título em função de sua irmã que era conhecida pelo seu segundo mestre Anselmo Barnabé Rodrigues – mestre Sapo (falecido em 1972 em envolvimento de acidente automobilístico). Iniciou a capoeira aos 07 (sete) anos de idade na escolinha do Costa Rodrigues, antigo ITA (Instituto Tecnológico de Aprendizagem) depois passando a se chamar Meng, com seu primeiro mestre Luciel Rio Branco (falecido em 1984 vitima de homicídio), depois Mestre Sapo e por último o mestre e irmão Rui Pinto. Mestre Euzamor comenta que até 1930 só existia capoeira ou capoeiragem (palavreado maranhense). Era considerado esporte marginalizado devido à prática e ação de como era jogado. Distingue os tipos de capoeira como: Capoeira Regional que era praticado apenas no estado da Bahia e difundindo-se para as demais regiões, era jogada mais por pessoas que tinham certo poder aquisitivo; a Capoeira de Angola; Memoriza na Capoeira de Angola a existência de três tipos de ritmo mais jogado hoje: Angola (fase de preparação, aquecimento), São Bento Pequeno (fase intermediária) e São Bento Grande (fase de roda). Explica o motivo que levou a esta escolha que foi origem, habitat, vindo do sangue sob o fato de ter nascido num lugar de sobrevivência  cotidiana “Madre Deus”. Com 35 anos dedicado a capoeira, agora e em primeiro momento foi formado o 1º. Mestrando que será chamado futuramente de mestre Cacá (Cláudio Lúcio), não costuma adotar a regra contra-mestre, e sim mestrando. Além desse, formou quatro discípulos. Fala que não vê a Capoeira como coisa aleatória, mas como um todo. Obtém como fonte inspiradora seus mestres: Luciel e Rui, este último como modelo de transparência, lealdade e responsabilidade e fora da Capoeira seu ídolo é o Steve Segal. É viajado pelo mundo afora, onde esteve duas vezes na Itália e duas na França, pretendendo voltar. O primeiro momento da existência na capoeira foi aos sete anos de idade com seu primeiro mestre: Luciel Rio Branco Rosa, depois com Mestre Anselmo Barnabé Rodrigues, vulgo Sapo. E, por último com Mestre Rui Pinto. Ensino médio completo, funcionário público estadual; motivo de escolha foi o sangue sob o fato de ter nascido num lugar de sobrevivência do dia-a-dia, ou seja “Madre-Deus”; até o momento formou um mestrando chamado Cláudio Lúcio, vulgo “Cacá” , além de quatro discípulos, não relacionados. Experiência de 35 anos dedicados a capoeira; distingue a capoeira em Regional (Mestre Bimba), mistura com outras técnicas de outras lutas; a Regional é mais competitiva, mais para lutar, disputar.  Enquanto que a Capoeira Angola (Mestre Pastinha), o objetivo principal é formar cidadãos no todo, melhorar a auto-estima, além de proporcionar resistência muscular, mantendo o corpo com a mesma performance. Ritual da capoeira  Angola ou ritmo: Angola (que é aquecer); São Bento Pequeno (que é a fase de intermédio); e São Bento Grande (que é o momento da roda). O objetivo do mestre em capoeira é deixar fluir o que tem dentro do ser, a fim de que possa identificar-se com o que realmente está querendo. A capoeira já lhe levou 2 vezes a Itália e duas a França, pretendendo voltar. Tem maior inspiração pelo seu irmão de afinidade, o mestre Rui Pinto, devido servir-lhe de modelo na transparência e responsabilidade. Do LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’, em construção.

 

[41] MESTRE VÃNIO Edivan Martins Botão  Estilo  Capoeira. Mestre Raimundão.  Filiação Paulino da S. Botão e Neide M.Botão Local e Data de nascimento São Luis, 23 de julho de 1962 HISTÓRIA DE VIDA Comecei a treinar capoeira no dia 16 de janeiro de 1982,numa sala do Colégio Universitário, no bairro de Vila Palmeira, com o Professor Raimundo, aluno do Mestre Sapo. Fui reconhecido Mestre no ano de 2002 pelo Mestre Ribaldo e reconhecido por outros mestres presentes. Ajudei a organizar o 1º Campeonato Maranhense de Capoeira em 1985; ajudei a organizar primeira federação maranhense de capoeira; ajudei a fundar a segunda federação oficial do estado do Maranhão. Quando ainda professor eu tinha um dos maiores grupos do Maranhão, o Grupo de Capoeira Cascavel. Participei das 1ª., 2ª., e 3ª. Mostra de capoeira, seminários, congressos, etc. Do  LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’,  em construção

 

[42] MESTRE PEZÃO (2) Jadson Werbeth Figueiredo Estilo Regional Mestre Mestre Dedé (Denílson, não era mestre) Mestre Militar Filiação Joana Damasceno Figueiredo Local e Data de nascimento São Luis, 12 de agosto de 1981 Academia União de Moradores do Bairro Areinha, sede; existem mais quatro núcleos em São Luís e três em Axixá. Sempre usando alunos que treinou, pois dá autorização para os alunos dar aulas – tem cerca de 300 alunos HISTÓRIA DE VIDA Começou na capoeiragem, mas atualmente pratica e ensina a Regional, não deixando as raízes da capoeira Angola de lado. Para Pezão, o capoeirista maranhense se vira de acordo com o toque do berimbau. Começou com 10 anos, contra a vontade dos pais, que achavam a capoeira coisa de moleque e muito perigosa, e escondidamente começou a treinar com seu primo Dedé, que não era mestre. Aos 13 anos começou a treinar com o Mestre Betinho,obtendo sua primeira graduação, a corda verde. Com o aprendizado e conhecendo outros  mestres, como Euzamor, Pato, Cibá, Jorge Navalha, Sena, Evandro e o finado Mestre Didi, entre outros. Aos 15 anos obteve sua segunda graduação, a corda amarela e teve a oportunidade de conhecer o Mestre Militar, que foi seu ultimo mestre, chegando com o mesmo a corda azul-amarela; hoje, aos 24 anos encontra-se na corda amarela-branca do Mestrando, aguardando chegar aos trinta anos para ser reconhecido como Mestre. O Mestre Pezão acha importante que por ocasião da iniciação dos seus alunos todos sejam questionados, do por que eles  querem fazer capoeira, o mestre acha que falar da historia da capoeira é extremamente necessário,para que o aluno entenda o valor histórico e conheça suas raízes. Para o Mestre Pezão o verdadeiro capoeirista mostra sempre que é unido com seus companheiros de arte,prima pela história e pela conservação de valores ensinados pelos seus antepassados e antecessores, tirando do senso comum a visão de racismo e marginalidade criada dentro da sociedade em relação a capoeira. ;ao termino da entrevista o Mestre deixa a seguinte mensagem, para você que não admira a capoeira, aprenda sobre ela antes de falar e saiba que dentro de cada brasileiro tem um pouco de capoeirista, pois é herança do sangue dos negros brasileiros correndo na veia.  Do  LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’,  em construção. Há outro Mestre com esse mesmo nome

 

[43] MESTRE LUÍS SENZALA LUÍS AUGUSTO LIMA  Estilo ANGOLA Mestre  MESTRE MADEIRA (CERTIFICADO POR JOÃO PEQUENO) Filiação PAI: AUGUSTO DOS ANJOS LIMA  – MÃE: MARIA MADALENA LIMA Local e Data de nascimento SÃO LUÍS – MA   – 08 / 04 / 1971 Academia ESCOLA ACAPUS   HISTÓRIA DE VIDA  Em 1981, começou com o mestre Madeira, ingressou na capoeira devido as suas raízes e pelo seu interesse as artes marciais. O trabalho na capoeira se voltou para o social, isto é, tirando crianças das ruas  onde já tem 5 anos com esse trabalho. Com a formação desses alunos, houve a divulgação da capoeira nos países da Europa, visando com isso não só expandir a arte como tirar daí seu próprio sustento, fazendo um intercâmbio entre Brasil e Europa. Do LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’,  em construção.

 

[44] MESTRE BAÉ – FLORISVALDO DOS SANTOS MENDONÇA COSTA – Estilo REGIONAL; Mestres *Mestre Alô – José Ribamar Viegas; *Mestre Paturi – Antônio Alberto Carvalho;*Mestre Patinho – Antônio José da Conceição Ramos *Mestre Edy Baiano – Edmundo da Conceição; Filiação Pai – Florisvaldo dos Reis Costa  –  Mãe – Inês da Graça Mendonça; Local e Data de nascimento Penalva – 01 de novembro de 1966 Academia Associação de Cultura Educacional Candieiro da Capoeira HISTÓRIA DE VIDA  Iniciei a capoeira em fevereiro de 1977, na feira do João Paulo com o finado Alô, depois passei a treinar com o mestre Paturi até conhecer o mestre Patinho tendo me afastado devido o mesmo ter se dedicado só à capoeira de angola, e meu objetivo eram me aprofundar mais na capoeira, pois a mesma está no sangue. Em 1989, comecei a praticar e estudar a capoeira regional pelo Brasil inteiro. A partir de 1990, iniciei um trabalho de estudo e pesquisa da capoeira no Brasil. De forma geral, hoje sou mestre de capoeira e amo o que faço. Nasceu em Penalva, estado do Maranhão, no dia 01/11/1966, onde logo depois se mudou para a capital, São Luís. Teve uma infância comum como qualquer outra criança, jogava pelada, bola de gude, soltava pipa. Mas aos 11 anos ingressou na capoeira, mais precisamente no dia 17 de fevereiro de 77, na Feira do João Paulo, bairro popular de São Luís, começou com o já falecido Senhor Alô, que foi policial militar. Em 1980 até meados de 1984, seu mestre foi Paturi, 95 Mestre patinho, 89 Mestre Edy baiano o mesmo que o graduou contra-mestre juntamente com o conselho de mestres. Atualmente Florisvaldo ou Mestre Baé é bombeiro militar. Do LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’,  em construção.

 

[45] MESTRE MIZINHO – ALCEMIR FERREIRA ARAÚJO FILHO; Estilo REGIONAL Mestre: Mestre Evandro; Filiação Alcemir Ferreira Araújo – Amélia Marques; Local e Data de nascimento: São Luís – Ma – 21 de setembro de 1960; Academia Associação Nação Palmares HISTÓRIA DE VIDA Começou na Capoeira aos 12 anos, no PDT no Monte Castelo. É Mestre e tem mais de 500 alunos na Academia, fundada em 1º. de 2000; existem academias em vários bairros e conjuntos de São Luís, tais como Vila Palmeira, Anil, Cidade Operária, Caratatiua, Cohatrac; fazem apresentações me vários pontos da cidade. Aos 11 anos de idade eu praticava judô com um tio; certo dia, me levaram ao Teatro Artur Azevedo e eu fiquei puramente fascinado pela capoeira, mas quando pedi a minha mãe para treinar ela não permitiu, a capoeira era muito marginalizada mas eu tinha um professor particular chamado João Evangelista e minha mãe tinha uma grande confiança nele, ele era capoeirista e eu não sabia, um dia eu olhei ele armando um berimbau e me lembrei do teatro e perguntei para ele o que era aquilo e para que servia, ele me falou tudo, então pedi para ele falar com minha mãe para deixar eu treinar, ele foi e pediu. Minha mãe deixou, com a condição de que ele me levasse e trouxesse   para casa de volta. Iniciei na capoeira aos 12 anos de idade na Rua 24 de Agosto no Bairro do Monte Castelo, São Luís-Ma. Em 1984, quem comandava era o Evandro conhecido hoje como Socó e nessa mesma academia conheci o mestre Evandro com quem eu comecei a treinar, onde treinei até o ano de 2000, onde cheguei até a graduação de mestrando. O seu reconhecimento de Mestre foi dado por um conselho de Mestre pertencente a federação, ou seja, reconhecimento dado pela nossa comunidade capoeirista. A Associação Nação Palmares de capoeira – ANPC – fundada em 1º. De maio de 2000, localizada na Rua Gabriel, 27, Fé em Deus, nasceu de uma junção de idéias de três contra-mestre, Mizinho, J.J. e José Manoel, este último não se faz mais presnete na ANPC, por isso o nome Associação Nação Palmares de Capoeira tem como mestre e coordenador geral o mestre Mizinho e outros professores que também fazem parte da diretoria da ANPC. Atualmente a academia conta com 1 corpo docente 1 mestre, 1 contra-mestre, 3 instrutores e 1 monitor e 11estagiários. A Associação Nação Palmares de Capoeira não se intitula só no estilo Angola e nem no estilo Regional mas sim capoeira, uma capoeira mista que engloba os dois estilos Angola e Regional, respeitando sempre seus seguimentos, fundamentos e tradições de cada uma. Os ensinamentos teóricos e práticos são transmitidos da melhor maneira possível aos seus integrantes, lembrando que este estilo não foi criado por nós sim a preservado do passado com algumas inovações para melhorar e facilitar a aprendizagem dos alunos. E este o estilo de nossa capoeira não é uma sub-diferença da capoeira Angola e Regional, mas é o que chamamos de capoeira Maranhense, deixando como herança dos nossos antepassados. Do  LIVRO-ÁLBUM ‘MESTRES CAPOEIRA DO MARANHÃO’,  em construção.

[46] CAVALHEIRO, Carlos Carvalho. A história da capoeira em Sorocaba.  Disponível em  http://www.anovademocracia.com.br/1828.htm

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.