Quando ainda estava na ativa, ministrando aulas de educação física, em uma escola de ensino profissionalizante – IF-MA, antes CEFET-MA e quando entrei, EFM… lá atuei por 30 anos… No inicio do ano letivo, ao planejar as atividades junto com os alunos, costuma levar este texto, para que os alunos se identificassem,  e em seguida, que os colegas classificassem cada um, em que grupo pertenceriam…

 

QUE TIPO DE ALUNO VOCÊ É?

Estudos recentes apontaram uma tipologia do alunado nas aulas de Educação Física: GRIFFIN, 1984, 1985; TOUSIGNAT, 1985; CARLSON, 1995; BENNETT, 2000; SOLANA SÁNCHES, 2003, dezembro, in www.efdeportes.com

 

AS JOVENS

 

  • DESPORTISTAS ATLETAS – são aquelas alunas que se aplicam nas atividades mostrando-se com capacidade para sua realização. Se interacionam com os rapazes.

 

  • JV PLAYERS”. São aquelas que aplicam de forma pouco constante na tarefa. Algumas vezes sim, outras não. Algumas vezes convidadas por suas companheiras em algumas ocasiões já que seu nível de execução é médio

 

  • As “ANIMADORAS “. São alunas pouco hábeis porém aceitam seu papel de animadoras e de pouco participativas. Se podem, tentam afastar-se das implicações diretas na tarefa. Poderiam ser comparadas aos impostores

 

  • AS “ALMAS PERDIDAS“. São aquelas alunas que participam das atividades de aula unicamente quando são obrigadas pelo professor. São rechaçadas e evitadas por sua companheiras já que tem um nível baixo e não se relacionam com elas

 

  • AS “MULHERES FATAIS“. A estas jovens o único que lhes preocupa é sua aparência física e chamar a atenção dos rapazes. Não mostram nenhum interesse pelas atividades de aula

 

  • AS “REMOLONAS“. Aquelas que tentam buscar mil e uma desculpas para não participar das atividades da aula. Sempre têm algo (enfermidade, lesão, etc.) para não realizar a atividade. Nesta categoria se encontram os alunos denominados de “auto-exilado”

 

RAPAZES
  • OS MACHOS“. Possuem um alto nível de habilidade de destreza. Participam ativamente das tarefas e rejeitam às meninas, sobretudo àquelas que tem um nível baixo de habilidade.

 

  • OS “JUNIOR MACHOS“. Se encontram muito próximos aos anteriores. Se encontram em um plano inferior quanto ao nível de habilidade e são um pouco reticentes em sua relação com as meninas.

 

  • OS “BONS MENINOS“. Aqueles que se relacionam com as meninas compartilhando com elas os jogos. Tem um nível médio-alto e se repartem, junto aos machos, a liderança da aula.

 

  • OS “JOGADORES INVISÍVEIS“. Aqueles que aparentemente estão trabalhando, porém se se observam detidamente não estão implicados na tarefa.

 

  • OS “SOFREDORES“. São os autênticos marginalizados do grupo. São pouco hábeis e assumem lugares secundários dentro da participação nas atividades.

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.