Banco da Praça

Quebrando ovos com martelo!

Hoje pela manhã, mesmo sabendo que o Centro de São Luís se transforma num lugar mal assombrado nos fins de semana – ainda que estejamos numa semana dedicada às brincadeiras do carnaval – resolvemos fazer o nosso jogging por recomendação médica subindo e descendo a Rua dos Afogados, como dizem que fazia a carruagem de Ana Jansen.
E, mais uma vez, chegamos com muito esforço, diga-se, à Praça João Lisboa, e, como de hábito, encontramos dois “habituês” daquele abandonado logradouro. Lá estavam Mamede e Soeiro (claro que os nomes são fictícios, pois não vou dedurar meus felizes e realizados amigos da terceira idade).
Enquanto servia mancheias de milho aos pombos, mais parecendo personagem do livro de Ágata Christie, Mamede me cumprimentou cavalheirescamente – hábito ainda presente no povo dessa faixa etária – com um sonoro “bom dia”:
– Bom dia Seu Ramos! Quero lhe fazer uma pergunta. Posso?
Atencioso com os amigos diletos – e Mamede é um deles! – aquiesci, dizendo:
– Claro que pode, Mamede! Se eu souber, respondo sem titubear.
E em seguida Mamede, parando de alimentar os pombos, atirou a pergunta:
– Ramos, você quando atuava como Jornalista, cobria a área do esporte, não era?
– Era sim Mamede. Fique à vontade para concluir a pergunta.
– Você já leu os jornais de hoje e viu uma matéria publicada, dizendo que o Governo do Estado vai construir um presídio de segurança máxima, investindo ali mais de R$15 milhões?
Claro que li a matéria. Claro que entendi. Matéria sem assinatura do autor, para quem trabalhou em Redação de jornal, leva a acreditar que é “matéria oficial”, procedente dos Assessores do Governo. Mas não há nada de negativo nisso.
E foi aí que lembrei de uma fala atribuída ao Sociólogo Darcy Ribeiro que, com profundo conhecimento, profetiza:
“Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”.
– Mamede, Darcy falou isso em 1982. Lembra? Perguntei.
– Seu Ramos, a matéria diz que deverão ser gastos mais de R$15 milhões! E o senhor sabe, quanto custa para reformar a reforma do Ginásio Costa Rodrigues, que está abandonado há exatamente dez anos?
– Pois é, Mamede. E o Costa Rodrigues é um patrimônio estadual que poderia estar sendo utilizado pela juventude, inclusive para contribuir com a diminuição da violência urbana que está produzindo criminosos que, provavelmente ainda serão hóspedes desse presídio!
– Pois é isso, Seu Ramos. Tem gente quebrando ovos com martelo! E o Senhor sabe, que o “responsável” pela situação do Costa Rodrigues vai ser candidato a Senador com o apoio do nosso Governador?
Demonstrando satisfação pela conversa, mas deixando à vista o ar de indignação, Mamede voltou a alimentar os pombos. (JOR).

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas Curtir

ComentarCompartilhar

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.