Respostas ao meu neto…   2 0comentário

Meu neto perguntou-me ontem sobre a minha profissão. Vovô, voce é Educador Físico? respondi-lhe que Não!!! isso, não existe!!!

Sou Professor de Educação Física; o vovô é graduado em Educação Física, na modalidade de Licenciatura – curso para formação de professores… Assim, sou Professor!!! antes de mais nada, e especificamente, de Educação Física; assim como há professor de História – e nem por isso chamado de Educador Historiográfico – há professor de Geografia, e nem por isso chamado de Educador Geográfico; há professor de Física, que poderia ser chamado Educador Físico?????

Antigamente, chegam as aulas e perguntavam:  é você o professor de física?

Hoje existe um segundo curso de graduação em Educação Física; é o Bacharel em Educação Física – e não Educador Físico!!! Bacharel em Educação Física é o titulo de que faz o curso de Bacharelato, no caso, em Educação Física, como há o advogado, o medico, o engenheiro, o físico, o geógrafo, o químico…

Com a regulamentação da  Profissão Educação Física – o bacharel em educação física – passou a se chamado de Profissional de Educação Física; por que não chamar o formado em Engenharia de Profissional  de Engenharia??? profissional em Física??? profissional em Direito??? Profissional em Medicina???

São coisas que se inventam… sou professor pois licenciado; quando me formei, 40 anos passados, havia na área apenas os cursos de licenciatura, e que permitiam trabalhar tanto no ensino quanto na área fora do ensino – técnico esportivo, preparador físico, professor em academias de ginástica e/ou esportes – artes marciais…

Depois, com a criação  do Bacharelato na área, ainda persistiram as duas formações, com prerrogativa dos licenciados de antes da nova legislação, atuar em ambas as áreas; ao bacharel, vetado a área de ensino – curricular, a educação física disciplina escolar. Poderia atuar na área extracurricular – as chamadas ‘escolinhas de esportes’ mantidas pelas escolas… Havia a possibilidade, então, de com uma entrada, cursar-se os dois cursos: licenciatura e complementação para o bacharel e saia-se com os dois títulos, dois diplomas de conclusão; ou o contrario: seleção (vestibular) para o bacharelato e complementação com as chamadas ‘gias’, para a licenciatura…

Hoje, não há mais essa possibilidade: duas entradas pois são cursos diferentes, com legislação diferenciadas!!! ou um ou outro; se desejar atuar em ambas áreas, duas entradas, duas saídas, dois diplomas…

Assim como ocorre com o registro profissional: apenas os licenciado na antiga legislação podem solicitar  o registro profissional com licenciatura; os após a divisão da profissão – como ocorre em várias outras, e de há muito – apenas os bacharéis podem atuar na área não escolar – academias, clubes, treinamento esportivo, personal… – aos licenciados, apenas na área escolar, no ensino da disciplina (obrigatória…) educação física e esportiva…

Para o Professor, não existe a obrigatoriedade de registro profissional – como o do médico, no CRM, do advogado, na OAB, do engenheiro, no CRE e o bacharel em educação física no Sistema CONFEF/CREF…

Assim, o professor não pode estar inscrito nos JOGOS ESCOLARES como TÉCNICO ESPORTIVO, pois ele não é bacharel… mas há a exigência de registro profissional no  sistema CREF… se atuar como técnico!!! OU se tiver seu registro no Ministério de Educação como professor de educação física – coisa que de há muito deixou de existir… somente os dinossauros têm essa carteirinha… direito adquirido!!!

Assim, meu netinho, sou professor!!! e a disciplina que leciono – ensino – é Educação Física e Esportiva…

Não sou “Educador Físico”; mas posso ser Profissional de Educação Física, se vier a atuar na área não escolar – escolas de ensino básico com a disciplina (obrigatória) educação física, desde que formado… – se requeer o registro profissional e ensinar esportes na qualidade de técnico esportivo… é  isso!!!

sem comentário » O que é Educação Física?   2 0comentário

A pergunta pelo que é a Educação Física pode ser interpretada como uma busca do ser da Educação Física, da essência. Mas o que é, então, a essência de algo ou de uma prática social? (BRACHT, 1995). Esse autor coloca como Heidegger, que a essência da Educação Física seria aquilo que a define enquanto tal e concomitantemente a distingue de outras práticas ou fenômenos. Identidade é tomada como aquelas características que distinguem a educação física enquanto uma prática social específica, portanto conjunto de características que definem seu estatuto próprio e ao mesmo tempo a diferenciam (BRACHT, 1992). Buscando uma definição de termos básicos que delimitem, num primeiro momento, concretamente, um campo/objeto, esse autor advoga a utilização do termo educação física para se referir a “prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura corporal/movimento” (1995, p. 35).

sem comentário » Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo – Lamartine Pereira da Costa (Organizador   2 0comentário Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo

Por: Lamartine Pereira da Costa (Organizador).1Ed. 381 páginas. DEF/MEC. 1968

Sobre a Obra

Apresentação

A iniciativa da Divisão de Educação Física do M. E. C. em publicar a presente obra tem por objetivo dois pontos capitais.

O principal dêles é que há uma tendência de nossa especialidade se orientar no sentido dos

Desportos. Efetivamente se observa que a pesquisa do treinamento físico, com suas implicações e novos conceitos, está influenciando de modo preponderante a evolução de todos os setores da Educação Física. É do consenso dos centros mais adiantados que, no futuro, a metodologia da Educação Física terá por base os cânones do que chama hoje treinamento desportivo.

Evidentemente, a Divisão de Educação Física não poderia ficar alheia a êste aspecto técnico.

Estamos, assim, cumprindo uma de nossas missões, procurando, desde já, fixar doutrina a respeito.

Em segundo lugar, e agora fora do âmbito educacional, há uma indiscutível e insistentemente verificada necessidade de aperfeiçoamento de nossos técnicos desportivos.

Á observação do desempenho das equipes representativas nacionais em tôdas as modalidades, tem indicado uma flagrante ineficiência no que se refere à condição física. Mesmo a par da constelação de fatores influenciativos envolvidos no problema, pareceu-nos ser importante oferecer acesso às informações adequadas e atualizadas que todos nós reconhecemos serem de difícil trânsito em nosso pais.

Por outro lado, não estamos diante de uma ciência exata, cujas fórmulas possam servir a todos os casos. A chamada moderna ciência do Treinamento Desportivo se apóia, sobretudo, na flexibilidade de soluções e isto, em última análise, só é pertinente quando o responsável pelo treinamento possui formação eclética condizente. Dessa assertiva surgiram os fundamentos do desenvolvimento

integrado do temário.

Neste contexto ainda deve ser evidenciado que a doutrina obedecida na transmissão dos conhecimentos programados é a do Treinamento Total, isto é, uma visualização do treinamento sob o aspecto global de todas as implicações que envolvem o aperfeiçoamento da condição física. Por esta concepção, examina-se a problemática do treinamento sem atentar para os pormenores específicos de um determinado desporto, além de atender aos atuais conceitos da preparação desportiva científica.

Quanto à escolha dos colaboradores, a Divisão de Educação Física procurou pautar-se no critério da vivência, a par, logicamente, de um elevado nível técnico, a fim de que a teoria se proximasse ao máximo de nossas condições ambientais.

Considerando nossa diretiva à frente da Divisão de apoiar decisivamente o aperfeiçoamento técnico da Educação Física e dos Desportos, esperamos com êsse empreendimento cumprir mais uma etapa de nossos objetivos.

Tenente-Coronel Arthur Orlando da Costa Ferreira

Diretor da Divisão de Educação Física do M. E. C.

Sumário
título página
Apresentação  
Histórico, Evolução e Fundamentos do Treinamento Desportivo. 2
Treinamento Total e Preparação Generalizada 17
Indivualidade do Treinamento – Carga; Intervalo e Progressão. 25
Qualidades Físicas Essenciais do Treinamento Desportivo 35
O Músculo e a Contração Muscular 45
Cinesiologia da Ação Muscular 71
A Obtenção da Fôrça 113
Novos Aparelhos de Obtenção da Fôrça: Exer-genie e Multi-sporter 169
Regulação Cardiovascular e Respiratória Durante o Exercício 193
Obtenção da Resistência e da Endurance: Características e Métodos 207
Obtenção da Resistência da Endurance: Treinamento com Cargas Contínuas 217
Obtenção da Resistência da Endurance:treinamento com Cargas Intervaladas 225
Obtenção da Resistência da Endurance: :treinamento com Cargas em Circuitos 231
Problemática do Aperfeiçoamento da Resistência e da Endurance em Face das Condições Ambientais Brasileiras 239
Aperfeiçoamento da Coordenação e da Descontração 285
Como Se Insere a Psicologia Num Programa de Treinamento Total 297
O Preparo do Atleta 309
Aspectos Patológicos do Desporto 317
Conceito de Alimento e Alimentação 331
Alimentação e Treinamento 351
O Controle do Treinamento 365

Tags: Ciência, Treinamento

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