Encerrou-se, ontem, o Seminário “O Maranhão na primeira década do Século XXI”, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM. Sou sócio efetivo, ocupando a Cadeira 40, patroneada por Dunshee de Abranches. Fiz parte da comissão de organização. Fique responsável pela edição especial da revista, com as coletâneas do evento, reunindo as palestras apresentadas.

Cumprindo um de seus objetivos - de discutir a situação do Estado em seus aspectos Históricos, Geográficos e das Ciências Afins, 12 (doze) trabalhos foram apresentados. Na parte que se refere à Educação - que recebeu o maior número de contribuições, tivemos:

- Novo cenário da Ciência e Tecnologia do Maranhão, pelo Secretário de Ciências e Tecnologia Waldir Maranhão Cardoso; trabalho paresentado pelos Professsores Sebastião Duarte e Fátima Durans, abordando a responsabilidade da Secretaria na implantação e desenvolvimento da Educação profissional, e os planos e projetos que estão sendo implantados.

- O Centenário da Educação Profissional no Maranhão, pela sócia efetiva e membro do CEE Joseth Coutinho M. de Freitas;

 - Educação no Maranhão, pela sócia efetiva e membro do CEE Elizabeth Pereira Rodrigues; trabalho magnífico, em que se faz uma análise da educação básica no Maranhão, e seu desenvolvimento nos últimos anos - a abordagem determanda foi a da primeira década, lembrando o corte temporal do Seminário.

Em ”A inserção da História da África e Cultura Afrobrasileira e a Africana na Educação Brasileira (maranhense)” a sócia efetiva Profa. Dra. Telma Bonifácio dos S. Ribeiro discorreu sobre a legislação atual, que determina o ensino dessa matéria, lembrando que pode ser tratada de forma transversal, sem se implantar uma nova disciplina de estudos. Lembrou que a História Africana e dos afro-brasileiros já merecia um tratamento, por parte de alguns professores dedicados, e que agora, todos deveriam tratar com mais profundidade o assunto. Aponta procedimentos metodológicos e bibliografia.

 

 

- A produção acadêmica do Curso de Mestrado em Educação da UFMA, foi o tema abordado pela Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler, sócia efetiva; dublê de professora e poeta; relata a trajetória do Curso de Mestrado em Educação, destacando sua importância para o desenvolvimento dos estudos pedagógicos, e a produção de seus Professores. Temos mais de 134 dissertações apresentadas, das quais 90% referem-se a análise da educação maranhense.

 

 

 

Um outro bloco, com quatro trabalhos afins, abordaram aspectos geo-econômicos:

 

 

O Estado do Maranhão: Físico e Humano“, pela Profa. Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo – Geógrafa e Presidente do IHGM -, apresentou uma atualização da abordagem de seu último livro, em que trata dos aspectos da geografia social maranhense. Análise profunda da importância da Geografia no desenvolvimento sócio-econômico, oferecendo subsídios a nossos gestores na formatação de políticas públicas.

 

 

Já em “O setor pesqueiro no Maranhão”, os professores  do Instituto Federal do Maranhão Leopoldo Gil Dulcio Vaz (aposentado) e Tito Tsuji nos oferecem um panorama da pesca no estado, apontando para as deficiências e dificuldades que têm os trabalhadores do setor, especialmente a falta de um conhecimento científico dos fundamentos do trabalho no mar, que podem ser sanados com a oferta de cursos profissionalisantes, além de oferta de condições de trabalho e, principalmente, o estabelecimento de uma política pública de estado em consonância com o potencial econômico do setor, pela extensão de seu litoral, dos estoques de espécies e uma estrutura artesanal - e arcaica - de pesca, concorrente com as grandes empresas de outros estados, que fazem da costa maranhense o local preferencial de coleta de pescados.  

 O Comandate da Marinha Carlos Alberto Ramos, sócio efetivo do IHGM - apresentou “Subsídios para a História marítima Maranhense: o poder marítimo no Maranhão na atualidade“, em que nos oferece uma análise do papel da Marinha - de Guerra e Mercante - no desenvolvimento maranhense e as perspectivas que ora se nos apresentam, inclusive com o aproveitamento - racional - de nossas águas - marinha e continental -; o que representa a ampliação do sistema portuário para a economia maranhense e a geração de empregos e renda. A construção de um estalerio está entre os novos negócios do setor, possibilitando a inserção de um grande contingente populacional no mercado de trabalho. 

 “Atlas do Esporte no Maranhão“, pelo sócio efetivo Leopoldo Gil Dulcio Vaz, destaca a contribuição dos esportes, lazer, educação física, atividades físicas e de saúde para a economia, pois o setor de entretenimento é o maior empregador de mão-de-obra em todo o mundo. Além dos recursos econômicos gerados. Aspecto descuidado em nossa economia. Destaca o desenvolvimento dos esportes, lazer, educação física e atividades físicas e de saúde no Maranhão, apresentando o projeto de construção do Atlas do Esporte no Brasil e o Atlas do Maranhão, oferecendo subsídios para os gestores de políticas públicas na oferta de serviços e geração de emprego e renda. Trata da memória desse importante setor da economia e da cultura. E o estágio em que se encontram as pesquisas e lavantamentos levados a efeito.

 Outros três sócios abordaram a contribuição de dois ilustres personagens da vida maranhense:

 

- Vavá Melo - como é mais conhecido Álvaro Urubatam Melo - discorreu sobre o centenário do ex-governador Newton de Barros Bello em “O município de São bento e o Centenário do ex-governador Newton de Barros Bello“. Após traçar a biografia política do ilustre maranhense, disse querer ressaltar com essa homenagem a contribuição que deu ao Municipio de São bento, enquanto político e governador. Talvez o único dos políticos que se dedicou a carrear recursos à sua cidade natalícia, inclusive transformando São Bento, por uma semana, na capital do Estado.

 

Os escritos de Dom Paulo Ponte: uma releitura a partir de última década” foi a contribuição dos Padres Raimundo Gomes Meireles - Doutor em Direito Canônico - e Clauber Pereira, atualmente no Canadá, ambos sócios efetivos de nosso IHGM. Analisam a obra de Dom Paulo, seu pensamento e contribuição para o desenvolvimento maranhense, em diversos momentos de tensão. Destacam que sua personalidade, incompreendida por aqueles que tinham contato com nosso Bispo, não se tratava de arrogância, mas de uma profunda timidez e introspecção. Um dos maiores teóricos da Igreja brasileira.

 

No próximo dia 14 de agosto, com início às 18:00 horas, ambos os conferencistas apresentarão um trabalho mais aprofundado desse ‘maranhense por adoção”. Já estão todos convidados.

 

Os outros dois trabalhos referen-se à arte maranhense e ao atual estágio da Medina:

 

História da Arte Maranhense na primeira década do Século XXI“  se constutiu em uma agrádavel surpresa. A Professora Raimunda Fortes Carvalho Neta faz uma análise da pintura maranhense, contrapondo os conceitos de ‘arte moderna’ e ‘arte contemporânea’, identificando nossos principais expoentes, a partir dos anos 50 do século passado, apresentando-nos as ‘gerações’ que surgiram. Seu estudo teve um recorte temporal, identificando, como dito, as gerações que se formaram, identificando-os com sua trajetória artística, sem preocupação - inicial, neste momento de seu estudo - com uma filição em algum dos movimentos artísticos dos tempos atuais.

 

 

 

Agradável surpresa, por se tratar de uma jovem! - pesquisadora. E competente. Surpresa maior por que já a conhecida como Bióloga. Nunca iria a imaginar como artista competente - que é! - e professsora de educação artística - que é! - e dona de um conhecimento profundo de nossas manifestações artísticas. 

  Por fim, o Dr. Aymoré de Castro Alvim fez-nos uma análise do estado-da-arte e o estado-da-técnica de nossa Medicina, com o seu trabalho “Células-Tronco e a Medicina do Século XXI”. Confesso que estava um pouco apreensivel pelo tema. Após a explanação, fiquei encantado. Não só pelo conhecimento na área médica, mas sobretudo pela didática de sua explanação. Um tema árido, com termos técnicos incompreensíveis pera a maioria dos leigos no assunto, mas que se tornaram verdadeira poesia na apresentação. Um verdadeiro professor, dirigindo-se a pessoas que, embora um nível educacional e cultural elevado, se tornaria de difícil compreensão dado as aspecificades. Mas foi simples, rico em informações, traçando um panorana histórico das descobertas e as consequencias para o setor de saúde. Não se atreveu a discorrer sobre questões éticas quando se refere à clonagem de seres humanos, mas deixou sua posição. Recomendo sua palestra às escolas. Um Mestre!

 

Lamentável apenas a frequência. Em todas as palestras, uma média de 25 pessoas.

 

 

A Presidente do IHGM coloca á disposição de escolas, faculdades, entes científicos e culturais e gestores públicos as Coletãneas do Seminário. Como também está-se aberto a convites para proferir Palestras e ‘bate-papos’ sobre os aspectos históricos, geográficos e das ciências afins, por parte do quadro social do Instituto. Lembra que toda última quarta-feira do mês, o IHGM promove uma reunião, com apfresentação de algum estudo por parte de um de seus sócios. Estende o convite ao público em geral.

 

 

Parabéns, Profa. Eneida. Parabéns aos confrades que aceitaram o desafio…

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.