Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

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Vol. 92, No 231 (2011) Sumário
Editorial PDF
Editoria Científica  
Estudos
Um quinquênio de cotas: as chances de ingresso de negros na Universidade de Brasília Resumo PDF
Jacques Velloso, Claudete Batista Cardoso  
Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos Resumo PDF
Odival Faccenda, Adilson Dalben, Luiz Carlos de Freitas  
Da universalização do ensino fundamental ao desafio de democratizar o ensino médio em 2016: o que evidenciam as estatísticas? Resumo PDF
Leonardo Claver Amorim Lima  
As parcerias público-privadas para a oferta de vagas na educação infantil: um estudo em municípios paulistas Resumo PDF
Raquel Fontes Borghi, Theresa Adrião, Teise Garcia  
Escolarização do Corpo e controle de si na revista Estudos Educacionais Resumo PDF
Fernanda Vicente de Azevedo, Ticiane Bombassaro, Alexandre Fernandez Vaz  
A experiência geracional na fala de alunos de escola pública: a questão da autoridade docente Resumo PDF
Fabrício Aparecido Bueno, Ruth Bernardes de Sant`Ana  
Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes Resumo PDF
Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva  
Formação continuada e ensino da escrita: análise de estratégias formativas utilizadas no Programa Pró-Letramento Resumo PDF
Telma Ferraz Leal, Andrea Tereza Brito Ferreira  
A formação do professor em Rodas de Formação Resumo PDF
Fernanda Medeiros de Albuquerque, Maria do Carmo Galiazzi  
Professores e educação ambiental: implicações para o currículo Resumo PDF
Mara Rejane Vieira Osório  
Discussão em torno da noção de acompanhamento de jovens adultos na educação superior Resumo PDF
Regina Maria Caruccio Martins

Escolarização do corpo e controle de si na revistaEstudos Educacionais

Fernanda Vicente de Azevedo; Ticiane Bombassaro; Alexandre Fernandez Vaz

Resumo A revista Estudos Educacionais, publicada entre 1941 e 1946, por alunos do Curso Normal do Instituto de Educação de Florianópolis, foi analisada considerando a configuração no interior da qual a escola catarinense se colocava na primeira metade do século 20: inserção escolanovista e correspondente criação de um sistema de ensino que respondesse ao impulso modernizador. Deste fazia parte a sujeição do corpo ao desenvolvimento de um aparato psíquico forte e regulado. O objetivo de intervir nos corpos infantis aparece no periódico em três eixos: a) as ciências auxiliares (Psicologia, Sociologia e Biologia); b) o valor moral do esporte; e c) a nacionalização do ensino. Tais eixos foram analisados como resultantes do processo de constituição do Estado moderno que imputou à intervenção nos corpos importante papel no controle das paixões e na edificação de um sujeito adequado à vida industrial.   

Palavras-chave: corpo; Escola Nova; formação de professores.

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