O Projeto MiniAtletismo começou pelo Maranhão; Barreirinhas foi a cidde pioneira em implantar essa modalidade, tendo levado a inumeras escolas da zona rural, envolvendo mais de 5 mil crianças, ano passado.

Uma visão do futuro. Com este pensamento, o Paraná se propõe a revolucionar a iniciação ao Atletismo no Estado. A iniciativa, por orientação do governador Beto Richa, é do secretário estadual de Esportes, Evandro Rogério Roman.

Aqui em São Luis, o UniCEUMA abraçou a ideia, patrocinando o curso para mais de 30 técnicos, entre seus alunos e tecnicos da FAMA. Mas infelizmente, nenhuma atividade foi realizada, exceto a aula final do curso, com a realização de um unico festival.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, entusiasmou-se com a ideia: “A evolução esportiva em geral passa pelo crescimento do Atletismo, naturalmente chamado de esporte-base”.

O programa é muito simples. Todo o equipoamento é construido pelos professores, quando do curso de qualificação, e pode ser repetido pelo professor em sua escola, com os alunos construindo o equipamento, e depois usando nas aulas de educação física. Mas...

Evandro Rogério Roman esteve em Manaus em 2011, quando a CBAt organizou um encontro de dirigentes e autoridades esportivas do País com representantes do Ministério do Esporte. Na ocasião, tomou contato mais próximo com o “MiniAtletismo”, projeto da IAAF (federação internacional de atletismo), para crianças de 7 a 12 anos, adaptado às condições brasileiras pela Confederação. No evento, a CBAt distribuiu uma cartilha com as instruções básicas para a implantação do projeto.

O MiniAtletismo é desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos. Programa de iniciação esportiva, que tem no correr, saltar, lançar e arremessar sua base, movimentos naturais, com auxilio de equipamentos simples - cabos de vassoura adaptados como dardo, bolas, cordas, garrafas pet, pano, e uma área e muita alegria. A enfase é na equipe - somente a participação de todosm, em todas as provas/exercicios permitem a contagem de pontos da equipe, para a equipe; cada um tem sua colaboração no resultado final. Esse o diferencial: é um jogo de cooperação e integração, socializando a criança, fazendo com que se veja como importante no resultado final, independente de sua idade e habilidade motora; as equipes são de seis elementos, de ambos os sexos, sendo duas de cada idade - 7/8 anos; 09/10 anos, 11/12 anos... numa mesma equipe.

Para incrementar o projeto, Evandro Roman recebeu o superintendente-técnico da Confederação, Martinho Santos. Roman destaca que o governador quer “levar o projeto para as mais de duas mil escolas estaduais. Com certeza, os frutos serão colhidos nos próximos anos”. Para o secretário, “é importante incentivar a evolução do esporte, de forma instrutiva e atraente”.

O Paraná quer dar as melhores condições de preparação aos atletas e para-atletas do Estado. Assim, Evandro Roman, Martinho Santos, o presidente da Federação Paranaense de Atletismo Ubiratan Martins Jr., treinadores e atletas foram a Cascavel, onde visitaram o Centro Esportivo Ciro Nardi. É nesse espaço que Governo vai instalar o “Centro de Excelência em Atletismo”.

Para o “Centro de Excelência” de Cascavel, onde será construída uma pista de atletismo de alto padrão, serão mandados aqueles que se destacarem em núcleos do projeto, espalhados por outras cidades do Estado. Segundo Martinho, “o espaço é muito bom. A idéia é fantástica para o atletismo. Se necessário apontaremos pequenas adequações para realizar o projeto”.

Já nas cidades de Apucarana e Paranavaí serão implantados núcleos do MiniAtletismo. Em Paranavaí será construída uma pista no Colégio Estadual e, em Apucarana, no Centro Esportivo José Antonio Basso. Outras cidades contempladas pelo projeto são Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ponta Grossa e Toledo. Além dessas cidades – e de Londrina e Maringá, que já desenvolvem trabalhos de formação no atletismo -, a proposta do Governo do Estado, diz Roman, contará com um total 22 polos de desenvolvimento de atletismo.

ter, 07/02/12 http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/ por leopoldovaz | categoria Atletismo, Educação Física

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 7 de Fevereiro de 2012 às 16:30.

Sei que muita gente - uns dois pelo menos... - vão fazer comentários, pedindo que eu fale do Atletismo no Maranhão... mas falar o que? que em Barreirinhas que iniciou -  a primeira cidade do Brasil!!! - o programa de miniatletismo, que o pessoal de lá tem levado a quase todas as escolas da zona rural, como alternativa para as aulas de educação física? que eles efetivamente se engajaram no programa de iniciação esportiva e que aqui, na Capital, não se conseguiu?

Que a FAMA não deu contionuidade ao Projeto, embora tenha ficado com cerca de 35 monitores? sendo 17 do seu quadro de tecnicos? e que els tem aquele equipamento importando, para uso exclusivo de seu presidente?

A proposito, cade o calendário deste ano??? 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.