Do Blog do Leopoldo Vaz • sábado, 16 de abril de 2016 às 08:53  

DESENHOS E ENCANTOS DO BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO

 

Eixo temático: Cultura e Manifestações folclóricas                

 

Disciplinas envolvidas: História, Educação Física, Geografia, Artes, Design, Sociologia.

 

  1. O Contexto Histórico

 

1.1 O Apogeu econômico do Maranhão (meados do século XVIII até 1894) abrangendo dois períodos:

 

– o ciclo do algodão (até 1868);

– o ciclo do açúcar (1868 a 1894)

 

1.2 A Guerra de Secessão nos EUA

 

1.3 Os primeiros grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão

 

  • A influência cultural dos grupos étnicos na formação da manifestação folclórica

 

  • O ciclo do Bumba-meu-boi

 

 

 

  1. O vocabulário do Bumba-meu-boi

 

2.1  O Auto do Bumba-meu-boi

 

2.1.1  A relação do Auto, do enredo e dos personagens com os aspectos sociais, políticos e econômicos no contexto maranhense.

 

2.1.2  A crítica social presente no Auto do Bumba-meu-boi

 

  1. O conceito de Cultura

 

3.1 Cultura popular

3.2 Cultura de massa

3.3 A Indústria Cultural no contexto do Bumba-meu-boi

3.4 Tradição e Modernidade, impasses e embates.

3.5 A Mercantilização da Cultura Popular

 

 

  1. Tarefas (a serem executadas pelos alunos nos arraiais)

 

4.1 Identificar nos grupos:

 

– Ritmo, figurino, instrumentos e bailado.

 

– Observar as toadas e os seus temas, quais os elementos presentes nas letras e nas melodias (cenas históricas, problemas sociais, contexto político da cidade, devoção religiosa, toadas de amor, toadas de pique – provocação a outros cantadores).

 

– Nome do grupo

 

– Procedências (relacionadas ao sotaque), ao município de origem do conjunto e, se for da ilha de São Luís, o bairro de procedência.

 

– observar a evolução do conjunto no terreiro (se há um bailado espontâneo ou se foi feita alguma coreografia).

 

– Observar o couro do Boi e os elementos presentes na composição do mesmo: motivação religiosa, exaltação da natureza, ou a lembrança do município / comunidade de onde se originou o conjunto.

 

– Observar se há um traço folclórico no confronto entre “festa” e “representação”.

 

– Observar a influência da indústria cultural (mídia), empresas, durante a apresentação dos conjuntos nos arraiais.

 

4.2  Apresentação de Relatórios crítico-descritivos (onde os alunos deverão se posicionar criticamente diante do que foi observado).

 

4.3 Texto escrito a ser apresentado e socializado em sala de aula

 

4.4 Avaliação do Projeto com Professores, alunos envolvidos e serviço de orientação pedagógica.

 

Obs.: Caros colegas, como falei a vocês, esse roteiro foi trabalhado durante o ano de 2003, com os alunos do médio, na disciplina de Sociologia; ele pode e deve ser ampliado com a sugestão, idéias e críticas dos colegas, pois isso fará crescer a proposta.

 

Atenciosamente,

Jorge Leão

 

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