DESENHOS E ENCANTOS DO BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO
Eixo temático: Cultura e Manifestações folclóricas
Disciplinas envolvidas: História, Educação Física, Geografia, Artes, Design, Sociologia.
- O Contexto Histórico
1.1 O Apogeu econômico do Maranhão (meados do século XVIII até 1894) abrangendo dois períodos:
– o ciclo do algodão (até 1868);
– o ciclo do açúcar (1868 a 1894)
1.2 A Guerra de Secessão nos EUA
1.3 Os primeiros grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão
- A influência cultural dos grupos étnicos na formação da manifestação folclórica
- O ciclo do Bumba-meu-boi
- O vocabulário do Bumba-meu-boi
2.1 O Auto do Bumba-meu-boi
2.1.1 A relação do Auto, do enredo e dos personagens com os aspectos sociais, políticos e econômicos no contexto maranhense.
2.1.2 A crítica social presente no Auto do Bumba-meu-boi
- O conceito de Cultura
3.1 Cultura popular
3.2 Cultura de massa
3.3 A Indústria Cultural no contexto do Bumba-meu-boi
3.4 Tradição e Modernidade, impasses e embates.
3.5 A Mercantilização da Cultura Popular
- Tarefas (a serem executadas pelos alunos nos arraiais)
4.1 Identificar nos grupos:
– Ritmo, figurino, instrumentos e bailado.
– Observar as toadas e os seus temas, quais os elementos presentes nas letras e nas melodias (cenas históricas, problemas sociais, contexto político da cidade, devoção religiosa, toadas de amor, toadas de pique – provocação a outros cantadores).
– Nome do grupo
– Procedências (relacionadas ao sotaque), ao município de origem do conjunto e, se for da ilha de São Luís, o bairro de procedência.
– observar a evolução do conjunto no terreiro (se há um bailado espontâneo ou se foi feita alguma coreografia).
– Observar o couro do Boi e os elementos presentes na composição do mesmo: motivação religiosa, exaltação da natureza, ou a lembrança do município / comunidade de onde se originou o conjunto.
– Observar se há um traço folclórico no confronto entre “festa” e “representação”.
– Observar a influência da indústria cultural (mídia), empresas, durante a apresentação dos conjuntos nos arraiais.
4.2 Apresentação de Relatórios crítico-descritivos (onde os alunos deverão se posicionar criticamente diante do que foi observado).
4.3 Texto escrito a ser apresentado e socializado em sala de aula
4.4 Avaliação do Projeto com Professores, alunos envolvidos e serviço de orientação pedagógica.
Obs.: Caros colegas, como falei a vocês, esse roteiro foi trabalhado durante o ano de 2003, com os alunos do médio, na disciplina de Sociologia; ele pode e deve ser ampliado com a sugestão, idéias e críticas dos colegas, pois isso fará crescer a proposta.
Atenciosamente,
Jorge Leão
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.